Aves

Canário belga fêmea canta ou só pia?

Publicado em 18 de outubro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Ouvir o canto dos pássaros traz paz e tranquilidade para muita gente, principalmente para quem ama os animais. São vários tipos e ritmos, e todos nos encantam. Dentro desse assunto, há quem não saiba se o canário belga fêmea canta ou não. Você sabe?

canário amarelo empoleirado

Para você conhecer um pouco mais sobre os pássaros, a Petz separou alguns detalhes de uma das espécies mais lindas do nosso país. Saiba se o canário belga fêmea canta e descubra outras curiosidades a seguir.

Afinal, canário belga fêmea canta?

Sim, o canário belga fêmea canta. No entanto, seu canto não é nada parecido com a melodia do canário belga macho. Ela canta em poucas situações e o canto não é tão complexo.

O canto de canário belga fêmea é com piados curtos e em sequência. Para pessoas leigas, parece algo sem muita lógica, mas para os criadores e, principalmente, para os canários machos, faz todo o sentido do mundo!

Os criadores chamam esse canto de canto de canário belga para esquentar. No caso, o canto da fêmea “esquenta” o macho e o prepara para o momento da cópula com a fêmea.

Por que a canária belga canta?

A resposta pode parecer lógica, afinal, os pássaros cantam por diversos motivos. No caso da fêmea de canário belga, porém, o canto tem um motivo muito especial: a reprodução!

Sim, canário belga fêmea canta para atrair o macho, dizendo para ele que está em seu período fértil e pronta para ter filhotinhos! Seu canto faz com que os machos também cantem, por isso, ele pode ser usado pelos criadores para estimular o macho a cantarolar.

Características do canto do canário-belga macho

O canto do canário belga macho é ensinado pelos pais, quando a ave ainda é filhote. Esse processo pode levar até sete meses e ocorre junto à mudança das penas. A cantoria dele é muito afinada e melodiosa, conquistando especialistas e amantes de pássaros por onde passa.

Quando o macho está saudável e bem alimentado, ele costuma cantar com frequência. A única exceção é a época de troca de penas ou a existência de alguma doença que pode afetar a saúde e fazer com que o animal não se sinta totalmente confortável a ponto de cantar.

Como estimular o canário a cantar em casa?

O canário belga é uma espécie de ave cantora, ou seja, é um dos pássaros que cantam por natureza. Porém, há situações que podem estimulá-lo a cantarolar ainda mais. Uma delas são os barulhos naturais, como a água correndo, por exemplo.

Outra dica é gravar a melodia de outros machos para que eles ouçam e cantem para avisar quem é o dono do pedaço! Claro, o canto da fêmea também o estimula a cantar, como dissemos acima.

Além disso, a ave é estimulada por barulhos em geral. Por exemplo, a música pode ser um dos atrativos que levam o macho à cantoria, desde que o som não esteja alto demais a ponto de incomodá-lo.

Quando são criadas em casa, as aves mais apegadas aos tutores costumam adorar o movimento de gente no local. Então, caso você deseje ter um macho, saiba que ele pode vocalizar sempre que estiver feliz com a presença ou a chegada de pessoas no ambiente.

canário amarelo

Como diferenciar a fêmea do macho?

Você viu um canário belga cantando a plenos pulmões? A chance de ser um macho é muito grande. Isso porque, como explicamos, o canto melodioso não é característico das fêmeas. Porém, não é só isso que faz os especialistas identificarem o sexo do animal.

Fisicamente, a fêmea tem menor qualidade de cores do que o macho, além de ser alguns centímetros menor. Normalmente, o macho tem a face mais avermelhada e manchas em colorações mais destacadas, enquanto a fêmea possui a máscara facial mais discreta, sem coloração perto dos olhos.

Além disso, os especialistas diferenciam a altura dos olhos dos pássaros. A fêmea tem a visão mais alta, enquanto o macho possui um olhar mais centralizado e alinhado ao bico.

Outro ponto de destaque para saber se o pássaro é macho ou fêmea é a cloaca. Enquanto a do macho tem uma forma mais pontuada, a da fêmea apresenta formato mais arredondado, com a parte traseira bem proeminente.

Teste de DNA para diferenciar o macho da fêmea

Não precisa ser um profissional para saber se você tem um canário belga macho ou fêmea em casa. Quem não consegue diferenciar apenas a olho nu, segundo as características físicas, pode fazer um teste de DNA.

A prática é segura, desde que seja feita em uma clínica de confiança. O exame é realizado em laboratório veterinário e o resultado é obtido pela coleta do sangue da ponta da unha ou da extração de algumas penas da parte peitoral e abdominal da ave.

É permitido criar canário belga em casa?

Segundo o Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro do Meio Am­bien­te e dos Re­cur­sos Na­tu­rais Re­no­vá­veis (IBAMA), a criação de aves nativas do Brasil é proibida. No entanto, o canário belga não é uma ave nativa.

Sua origem é a Ilha das Canárias. Não, ele não é originário da Bélgica, como o nome sugere. A Bélgica é somente a linhagem que deu à ave suas características atuais. Então, o canário belga pode ser criado livremente em nosso país em cativeiro. Uma espécie exótica jamais deve ser solta no país, pois pode causar desequilíbrio à fauna local.

canário em brinquedo.

Gostou de descobrir se o canário belga fêmea canta? Nas lojas da Petz, você encontra tudo que precisa para mimar o seu passarinho! Então, não perca tempo e aproveite nossas promoções e novidades!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog