Cachorros

Existe algum cheiro que cachorro não gosta?

Publicado em 24 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

O cão é um animal que se destaca pelo olfato potente. O bichinho reconhece cheiros com extrema facilidade, por isso é até utilizado em buscas por entidades de segurança (forças militares, aeroportos, etc). Porém, você sabe de algum cheiro que cachorro não gosta?

Focinho de cachorro com pelos claros.

Enquanto os humanos têm cerca de 5 milhões de células receptoras de odores, algumas raças caninas podem apresentar até 220 milhões. Pensando nessa diferença, dá até para entender o porquê de alguns cheiros passarem despercebidos por você, mas nunca pelo seu pet. 

No entanto, por conta dessa diferença, é fácil esquecer que  alguns odores agradáveis para você podem ser mal recebidos pelo peludo. Conhecer quais são esses cheiros é bacana para evitar incômodos ao olfato canino

Além disso, saber qual cheiro afasta cachorro é interessante para produzir repelentes caninos. A seguir, confira alguns odores que não são bem recebidos pelo seu amigo de quatro patas. 

1. Pimenta

A substância responsável pelo cheiro e pelo ardor característicos da pimenta é a capsaicina. Quanto mais apimentada, maior a quantidade de substância e mais desagradável a pimenta é para o cão. Não à toa, derivados da capsaicina são muito usados em repelentes caninos. 

Contudo, atenção: a substância gera a sensação de queimadura nos tecidos, em especial, nas mucosas, podendo irritar as vias respiratórias. Por isso, não use pimenta pura como repelente caseiro em casa! Caso seja ingerida, ela também pode provocar dores e outros desconfortos intestinais. 

2. Vinagre

Odores muito cítricos, como o do vinagre, são desagradáveis para o olfato do cachorro. Esse é um dos motivos pelos quais recomenda-se usar o produto em locais onde você não quer que o pet faça necessidades.

Por ter um cheiro que cachorro não gosta, o vinagre funciona perfeitamente como repelente. Além disso, o ácido acético do produto (que tem efeito desengordurante) ajuda a neutralizar odores de origem alcalina. 

Porém, como a urina e as fezes do cachorro têm pH ácido, o ideal é que o vinagre seja utilizado apenas no final, para servir de repelente. Já a limpeza deve ser feita com outros produtos, como água e sabão. 

3. Produtos de limpeza

Os odores podem estar bastante relacionados com a memória. Prova disso é que mesmo cheiros fortes e bastante artificiais podem adquirir um significado positivo para humanos. Por exemplo, muitos apreciam o cheiro de produtos de limpeza. Afinal, ele costuma ser sinal de casa limpa.

Por outro lado, produtos compostos de cloro e amoníaco são desagradáveis para o cão e podem causar a irritação das vias respiratórias. Sendo assim, sempre que for limpar a casa, evite manter o pet no ambiente e abra bem as janelas para dispersar esse cheiro que cachorro não suporta.

Cachorro em cima da cama olhando para o chão.

4. Álcool e derivados

O aumento do uso de álcool em gel, decorrente da pandemia de COVID-19, não foi boa notícia para o cachorro. Isso porque, em geral, ele não gosta nem um pouco do cheiro de álcool. Assim, essa substância também pode ser incluída na lista de cheiros que cachorro não gosta. 

É claro que o álcool pode (e deve) ser usado para  higienização das mãos. Em casa e perto do pet, no entanto, o melhor é utilizar água e sabão. Para limpar o lar com álcool sem causar incômodos ao peludo, o ideal é manter o ambiente sempre arejado. 

Um detalhe importante: ao se perguntarem “de qual cheiro cachorro não gosta?”, muitos tutores descartam a possibilidade do bichinho odiar perfumes corporais. Afinal, eles têm um odor bastante agradável, certo? No  entanto, esses produtos têm álcool na composição e devem ser mantidos longe do pet. 

5. Esmalte de unhas e acetona

Vai pintar as unhas? Melhor abrir as janelas e manter os pets entretidos com outra coisa (ou em outro ambiente). Em geral, os esmaltes são compostos por uma série de substâncias químicas fortes. Elas são incômodas para o olfato dos cães e estão associadas à irritação das vias aéreas, provocando espirros e coceiras.

A acetona também tem cheiro que cachorro não gosta. Esse produto é bem forte e, se for possível, deve ser substituído por removedores de esmalte mais fracos, que prejudiquem menos o olfato do cão. 

6. Naftalina

A naftalina não apenas tem cheiro desagradável para cachorro, como também é extremamente perigosa para ele. Quando ingerida ou inalada, ela pode afetar o sistema nervoso e o fígado do pet, provocando vômito, convulsões, entre outros sintomas. Portanto, se você tem um cãozinho, é melhor não ter a substância em casa!

Cachorro farejando a árvore.

Agora que você já sabe quais são os cheiros que cachorro não gosta, é muito mais fácil manter essas substâncias afastadas do peludo. Assim, ele terá muito mais conforto e qualidade de vida. Para mais dicas relacionadas aos cuidados com seu amigo de quatro patas, não deixe de continuar navegando pelo blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog