Cheiro que gato não gosta: veja alguns odores que afetam os bichanos

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 10, 2021

Curiosidades
Cheiro que gato não gosta: veja alguns odores que afetam os bichanos
Tempo de leitura: 4 minutos

Os bichanos são conhecidos pelo comportamento seletivo: gostam de uma boa ração, não bebem água parada e, muitas vezes, não são grandes fãs de visitas. Assim, se você reparou um cheiro que gato não gosta, saiba que isso não é apenas imaginação. 

cheiro que gato não gosta

Alguns odores realmente incomodam bastante os bichanos. Seja por um fator evolutivo ou por simples preferência, os felinos escolhem fugir de certas fragrâncias. Se você quer saber qual cheiro que gato não gosta, continue lendo. Separamos os dez odores que costumam incomodar os peludinhos. 

1. Odores cítricos 

Entre os principais odores que gatos não gostam, está o cítrico. Apesar da laranja e do limão não serem considerados tóxicos para os bichanos, os peludos não suportam esses cheiros. 

Não se sabe ao certo a razão para isso, porém, provavelmente, a causa tem a ver com o nariz do gato. Isso porque ele é sensível, tendo uma capacidade superior à nossa de sentir cheiros. 

Essa é uma característica muito observada por quem deseja manter os peludos longe de um móvel ou um cômodo. Bastam algumas borrifadas de um líquido com odor cítrico para o gato se manter afastado dali. 

2. Pimenta

Os bichanos não são grandes fãs de odores fortes. Por isso, a pimenta também é um cheiro que gato não gosta. Assim, se você tende a comprar pimentas em conserva, lembre-se de mantê-las longe do seu companheiro peludo.

Achou estranho? Na verdade, não é. Isso porque, assim como muitas pessoas consideram as pimentas indigestas, essa opinião é compartilhada pelos felinos. Coincidência ou não, o motivo está relacionado ao nariz potente e sensível. 

3. Caixa de areia suja

Os bichanos são conhecidos pela higiene. Por isso a caixa de areia suja gera um cheiro que os gatos não gostam. Além do odor incômodo, esse tipo de situação pode estressar o bichano.

Isso porque, como ele não suporta um espaço desorganizado, pode se sentir muito irritado com um banheiro sujo. Inclusive, desenvolvendo problemas de saúde. Não sabia disso? 

A falta de higiene pode causar problemas de saúde no bichano, que irá segurar as necessidades por mais tempo do que o recomendado. Por isso, lembre-se de manter o banheiro do amigo peludo sempre limpo. 

4. Canela e temperos

Se você gosta de cozinhar com muitos temperos à disposição, tome cuidado! Os felinos são muito sensíveis a cheiros fortes, mesmo que seja de um pouquinho de canela.

Muitos temperos com odor forte são considerados repelentes naturais para gatos. O olfato do gato não lida muito bem com fragrâncias fortes, como a de canela, cravo ou cominho. 

cheiro que gato não gosta

5. Hortelã

As plantas aromáticas também podem afastar os bichanos. Assim, a hortelã é um cheiro que gato não gosta. Você pode até ser fã da fragrância agradável dessa planta, mas os seus peludos provavelmente acharão esse odor muito forte e se afastarão.

6. Banana

As bananas também estão entre os odores que gatos não gostam. Apesar dessa fruta ser rica em vitaminas, devemos lembrar que os bichanos são carnívoros. Por isso, não são fãs de vegetais, especialmente aqueles com um cheiro forte, como a banana. 

7. Produtos de limpeza

Os bichanos podem até ser fãs de higiene e organização, mas odeiam o cheiro de produtos de limpeza. A maioria desses itens possui fragrâncias como pinho, lavanda ou limão, consideradas muito fortes para nossos amigos felinos. Assim, se você tem um peludo em casa, prefira produtos com perfumes mais suaves. 

8. Alecrim 

O alecrim é um tempero muito apreciado pelo aroma forte e sabor marcante. No entanto, os felinos não gostam tanto do cheiro dele. Assim como outras plantas aromáticas, o alecrim é um cheio que gato não gosta. Por isso, é muito utilizado por quem quer manter os bichanos longe do jardim! 

9. Outros gatos

Os bichanos são pets muito territorialistas. Por esse motivo, se sentem muito incomodados quando sentem o cheiro de outro gato. Quando o pet ganha um companheiro, costuma demorar um tempo até se acostumar com o cheiro do novo amigo. 

Caso visite uma casa que tem um gato, não se espante se o filho de quatro patas agir de forma estranha quando você interagir com ele. O peludo provavelmente está incomodado com o odor de outro bichano. 

10. Repelentes

Não são só os cheiros naturais que mantêm os felinos afastados. Em lojas especializadas, como a Petz, você encontra produtos com fragrâncias que afastam os bichanos. Como são preparados por especialistas, passam por testes que comprovam a eficácia. 

Vale ressaltar que, assim como nós, os pets possuem personalidades diferentes. Dependendo do gosto pessoal do felino e do estilo de vida que leva, pode lidar melhor ou pior com determinados odores. 

Por esse motivo, lembre-se que o olfato do gato é muito superior ao nosso. Assim, qualquer cheiro forte, como lixo ou comida estragada, pode incomodar muito os nossos amigos. 

cheiro que gato não gosta

Agora que sabe o cheiro que gato não gosta, confira o blog da Petz para outros conteúdos sobre bem-estar animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *