Curiosidades

Cheiro que gato não gosta para o tutor evitar!

Publicado em 03 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Os bichanos são conhecidos pelo comportamento seletivo: não comem qualquer ração, não bebem água se não for fresca e, muitas vezes, não são grandes fãs de visitas. Assim, se você reparou em um cheiro que gato não gosta, saiba que isso não é apenas imaginação.

Gato escondido com apenas os olhos para fora da caixa.

Os gatos são muito limpos e, no geral, isso envolve não só a limpeza de seu corpo, como também do ambiente em que vive. Por isso, os odores da casa são importantes para que ele se sinta bem. Afinal, quem gosta de ficar em um lugar com cheiro ruim, não é mesmo?

Como é o olfato dos gatos

Uma das curiosidades sobre gatos diz respeito ao seu narizinho. O olfato do gato é superpotente. Desde bebezinho, o filhote já identifica a sua mama preferida com o olfato. Comparado com o olfato humano, o do gato é de 15 a 20 vezes mais aguçado.

E o olfato é tão importante que o gato possui um órgão auxiliar para que ele perceba melhor alguns cheiros que ele não consegue detectar muito bem. Esse órgão está no seu céu da boca, é um caminho direto para o centro olfativo de seu cérebro e se chama vomeronasal ou órgão de Jacobson.

Glândulas odoríferas do gato

O cheiro do gato é tão importante para ele, que é feito por glândulas que liberam seu odor para que ele o sinta em tudo que se esfregou. Isso o faz se sentir realmente em casa.

Essas glândulas estão localizadas nas bochechas, nas patas, na cabeça, na base da cauda, no rabo e no queixo. Por isso, ele gosta tanto de esfregar o corpo todo no tutor quando este chega da rua!

Cheiros que o gato não gosta

Para que o bichano não fique estressado com sua própria casa, algumas regras precisam ser respeitadas pelo tutor. Uma delas é manter longe dele o cheiro que gato não gosta.

Alguns odores realmente incomodam bastante os bichanos. Seja por um fator evolutivo, seja por simples preferência, os felinos escolhem fugir de certas fragrâncias. Se você quer saber qual cheiro gato não gosta, continue lendo. Separamos os dez odores que costumam incomodar os peludinhos.

Odores cítricos

Os odores cítricos estão no primeiro lugar do cheiro que gato não gosta. Apesar de a laranja e do limão não serem considerados tóxicos para os bichanos, os peludos não suportam esses cheiros.

Não se sabe ao certo a razão para isso, porém, provavelmente, a causa tem a ver com a potência do nariz do gato. Como vimos, o olfato do gato é superaguçado e os odores cítricos parecem ser um dos cheiros que gatos odeiam.

Mas esses cheiros podem ser usados a favor do tutor. Para quem deseja manter os peludos longe de um móvel ou um cômodo, bastam algumas borrifadas de um líquido com odor cítrico para o gato se manter afastado dali.

Gato laranja deitado na cama.

Caixa de areia suja

Em segundo lugar, de “qual o cheiro que o gato não gosta”, vem o cheiro da caixa de areia. Os bichanos são conhecidos pela sua higiene. Por isso, a caixa de areia suja gera um cheiro que os gatos não gostam. Além do odor incômodo, esse tipo de situação estressa muito o bichano.

Isso porque, como ele não suporta sujeira, pode se sentir muito irritado com um banheiro que já está usado. A limpeza da caixa de areia é tão importante que, quando não observada, o gato pode acabar desenvolvendo problemas de saúde. Você sabia disso?

A falta de higiene pode causar problemas de saúde no bichano porque ele irá segurar as necessidades por mais tempo do que o recomendado. Portanto, lembre-se de manter o banheiro do seu amigo peludo sempre limpo.

Banana

Se tem algum cheiro que gato não gosta, é o da banana. Apesar de essa fruta ser rica em vitaminas, devemos lembrar que os bichanos são carnívoros. Por isso, não são fãs de vegetais, especialmente aqueles com cheiro forte, como a banana.

Plantas que os gatos não gostam do cheiro

Todo tutor de gato sabe o quanto esse animal é chegado a uma plantinha. Para brincar, esconder-se, dormir sob sua copa ou mordiscar as folhas, ele ama ficar perto de plantas.

No entanto, existe planta que espanta gato. O bichano não gosta do cheiro da lavanda, alecrim, arruda e citronela. Assim, se você quer que ele fique longe do jardim, é só ter uma dessas plantinhas nele.

Outros gatos

Os bichanos são pets muito territorialistas. Por esse motivo, sentem-se muito incomodados quando sentem o cheiro de outro gato. Quando o pet ganha um companheiro, costuma demorar um tempo até se acostumar com o cheiro do novo amigo.

Caso visite uma casa que tem um gato, não se espante se o seu filho de quatro patas agir de forma estranha quando você interagir com ele. O peludo está provavelmente incomodado com o odor do outro bichano.

Canela e temperos

Se você gosta de cozinhar com muitos temperos à disposição, tome cuidado! Os felinos são muito sensíveis a cheiros fortes, mesmo que seja de um pouquinho de canela.

Muitos temperos com odor forte são considerados repelentes naturais para gatos. Aliás, o olfato do bichano não lida muito bem com fragrâncias fortes, como a de canela, cravo, alecrim ou cominho.

Repelentes

Não são só os cheiros naturais que mantêm os felinos afastados. Em lojas especializadas, como a Petz, você encontra produtos com fragrâncias que afastam os bichanos. Como são preparados por especialistas, os artigos passam por testes que comprovam a sua eficácia.

Vale ressaltar que, assim como nós, os pets possuem personalidades diferentes. Dependendo do gosto pessoal do felino e do estilo de vida que leva, ele pode lidar melhor ou pior com os odores.

Gato preto olhando para cima.

Gostou de saber qual cheiro que gato não gosta? E você sabia que nas lojas da Petz você também encontra produtos que ajudam no treinamento dos felinos e brinquedos com odores atrativos? Então, venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog