Coelhos

Coelho gigante: conheça as 3 maiores raças

Publicado em 09 de abril de 2020

Tempo de leitura: 4min

Quem é tutor de coelhos sabe que eles estão entre os animais mais graciosos e divertidos. Com pelinhos fofos, orelhas grandes e olhos arredondados, eles fazem a alegria de crianças e adultos. Mas você sabia que fora esses pequenos bonitos, existe também o coelho gigante?

coelho cinza em cima de um sofá

Algumas raças podem chegar a até 15 quilos, além disso, possuem algumas características que os diferenciam dos menores já conhecidos. Por isso, abaixo contamos mais curiosidades que vão fazer você se apaixonar ainda mais por esses peludos. 

Quais são as raças de coelho gigante?

Entre os coelhos gigantes mais populares, é possível conhecer o Gigante de Flandres e o Gigante de Bouscat. Apesar de muito parecidos, ambos possuem origens e personalidades diferentes.

Aliás, existe também uma raça conhecida como Continental Giant Rabbit, muito famosa devido aos maiores tipos de coelhos do mundo pertencerem a essa classificação. Para maior explicação de cada uma delas, separamos todas as informações que você precisa saber sobre coelho gigante.

Gigante de Flandres

Origem: Bélgica 

Peso mínimo: 6 kg

Peso máximo: 8 kg

O Gigante de Flandres, também conhecido como coelho gigante Flemish, é o mais popular entre os peludos gigantes e domésticos. Originado na região de Flandres, na Bélgica, essa raça possui diversas cores, que vão do branco, cinza e preto, até a cor parda. A pelagem também é brilhante e bastante densa.

É um coelho tranquilo quando bem treinado para socializar. O ideal é que desde a infância seja introduzido ao tutor e a familiares, desse modo, a raça se comporta quase como um cachorro. Quando não apresentado adequadamente, pode ser arisco e, até mesmo, agressivo.

Outra sugestão é já ter adotado outro peludo antes, para, assim, saber como é sua adaptação e personalidade; pois vai saber como pegá-lo, seu comportamento e os cuidados necessários para a criação dessa fofura. 

Uma boa dica é não adotar o orelhudo se não tiver tempo, já que ele demanda atenção específica. Caso tenha alguma dúvida e queira ser tutor do grandão antes de adotar um de porte médio ou pequeno, consulte um veterinário, ele pode orientar sobre as precauções para o bem-estar do pet. 

coelho marrom em um fundo azul

Gigante de Bouscat

Origem: França

Peso mínimo: 5 kg

Peso máximo: 7 kg

Os Gigantes de Bouscat foram originados na França após o cruzamento entre o Gigante de Flandres, Prateado de Campagne e Angorá. São bem parecidos com as espécies de coelhos originárias da Bélgica, mas seus pelos são mais curtos por causa desse cruzamento. Além disso, sua pelagem é sempre branca. 

Seu temperamento é bastante tranquilo, ótimo para quem tem filhos e deseja um pet um pouco diferente do convencional. Uma curiosidade sobre o dentuço é que ele não tem pigmentação nos olhos como a maioria dos coelhos, sendo assim, a cor branca faz parte de todo seu corpo. 

Continental Giant Rabbit

Origem: Reino Unido

Peso mínimo: 6 kg

Peso máximo: 15 kg

Traduzindo para o português, o Coelho Gigante Continental é uma raça originária do Reino Unido e não muito popular na América do Sul. Sendo a maior das outras três e, além do tamanho enorme, o Gigante Continental também tem outros traços grandes, como as orelhas, que estão sempre eretas. 

Apesar de tanto tamanho, sua personalidade é amável: ele é dócil, sociável e brincalhão. Sua coloração é variada e a pelagem é como a do Gigante de Flandres.

Um fato curioso é que o maior coelho do mundo perdeu o posto para o filho, ambos da raça Continental Giant Rabbit. Medindo 1,35 metro de comprimento e pesando 22 quilos, seu nome é Darius e ele tem o tamanho de um cachorro de porte grande.

Cuidados com coelho gigante

Antes de adotar um desses pets, é preciso alguns conhecimentos e cuidados para o bem-estar desse fofão. Entre eles, saber que essas raças comem o triplo que um coelhinho de porte normal. 

Portanto, suas fezes também são bastante consideradas nessas horas. Uma boa notícia é que, se adotado ainda filhote, pode ser treinado como um gato para fazer as necessidades na caixa de areia. 

coelho branco e cinza na grama

Agora que você sabe tudo sobre coelho gigante, confira o blog da Petz e conheça todos os cuidados que esses fofinhos precisam.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog