Descubra se coelho toma banho e como limpá-lo corretamente

Postado por PETZ, em Atualizado em May 15, 2020

Coelhos
Descubra se coelho toma banho e como limpá-lo corretamente
Tempo de leitura: 4 minutos

Coelhos são pets animados que possuem muita energia para gastar. Além disso, são pets muito higiênicos, já que, como os gatos, eles se limpam sozinhos. Então, será que coelho toma banho mesmo se limpando por conta própria?

coelho preto deitado na cama

Separamos algumas dicas sobre banho em coelho e quais os riscos dessa prática. Também trouxemos alguns passo a passo que vão ajudá-lo a limpar o pet sem traumatizá-lo. 

Posso dar banho em coelho?

Caso se pergunte se coelhos tomam banho, saiba que esses peludos não podem ser lavados, pois o contato direto com a água leva o animal à hipotermia ou estado de choque. 

Além do mais, algumas doenças de pele podem aparecer no pet depois do banho. Então, esses são alguns dos diversos motivos pelos quais coelhos não devem tomar banho. 

Coelhos são animais super higiênicos e se limpam sozinhos. Mesmo caso se sujem com lama, fezes ou urina, é possível fazer a limpeza na região sem dar banho em coelho. Existe também a opção de dar um banho a seco no fofinho. 

Escove o pelo do coelho constantemente

Para evitar dar banho em coelho a seco ou fazer limpeza em certas regiões, é necessário escová-lo constantemente. Assim, os pelos não se embaraçam e sujeiras como poeira não se acumulam. 

É possível encontrar diversas opções de escovas específicas para esse pet. Dê preferência pelas que têm cerdas macias, pois elas não machucam o fofinho. Além disso, sempre que usá-las, lave-as e seque-as para não acumular toda a sujeira e depois transferir ao coelho novamente. 

Apesar de geralmente os coelhos adorarem ser escovados, se o seu amigo peludo fica mais agitado nessas horas, tente ir aos poucos e dê um tempo para ele se adaptar. Dessa forma, você garante que o pet não se traumatize com a escovação. 

Agora, caso você não saiba como escovar o pet, é importante prestar atenção no modo de manuseá-lo. É necessário pegá-lo com cuidado e sem movimentos bruscos. 

Em seguida, faça carinho nele e diga algumas frases fofinhas para o pet se acalmar. Aos poucos, vá se aproximando com a escova para penteá-lo. A partir daí, é muito esperado que ele goste do momento e passe a curtir todas as vezes que for penteado. 

Lavagem a seco

Para evitar que o coelho fique em estado de choque ao entrar em contato com a água, um ótimo truque é dar banho a seco em coelhos. Portanto, se o pet está com uma sujeira mais difícil de sair, como lama ou fezes, utilize amido de milho e uma escova específica para coelhos e limpe-o.

Despeje o amido de milho na região que está suja e passe o pente em seguida. Repita esse processo até que o pet fique limpo. Você perceberá que esse método é fácil de fazer e realmente funciona. Porém, se a sujeira ainda assim der muito trabalho para ser removida, existe a possibilidade de limpar lavando-o de outra maneira.

coelho em grama

Lavagem com algodão

Em casos de acúmulo de secreção, dê banho com o uso de algodão úmido. Para isso, separe uma bacia com água e coloque algumas gotas de shampoo de bebê ou próprio para coelhos no recipiente. Após isso, mergulhe o algodão na bacia e esprema para tirar o excesso de água.

Em seguida, passe o algodão na área onde está sujo. É importante não limpar o corpo todo e evitar que a água entre em contato direto com a pele do peludo. Depois desse processo, utilize um secador no modo frio para secar o pet quando coelho toma banho. 

Limpe a região das glândulas odoríferas 

As glândulas odoríferas têm a função de produzir suor para manter a temperatura do animal equilibrada. No caso dos coelhos, essa região fica próxima ao ânus e tende a acumular cheiro e secreção. 

Por isso, é importante que seja limpo constantemente. Dessa forma, as chances de o pet ficar com algum cheiro forte e precisar lavá-lo é mínima. Portanto, para fazer a limpeza dessa região é necessário usar um pedaço de algodão ou um haste de algodão banhada em água morna.

Peça ajuda de alguém para segurar o coelho na hora de fazer essa limpeza, pois os peludos tendem a ficar nervosos com a limpeza. Em seguida, esfregue o local com a haste de modo gentil até sair toda a secreção.

Lembrando novamente que banho no coelho pode matá-lo, em hipótese nenhuma mergulhe esse pet na água. Assim, você garante a saúde e bem-estar do seu amigo peludo.

coelho marrom

Agora que você sabe como coelho toma banho, confira o blog da Petz para mais informações sobre esses fofinhos! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *