Colostro animal: qual a importância para o mamífero?

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 5, 2022

Cães
Colostro animal: qual a importância para o mamífero?
Tempo de leitura: 4 minutos

Em algum momento você já deve ter ouvido falar da importância do leite para os mamíferos, não é mesmo? Mas sabia que existe uma fase em que ele é mais nutritivo e essencial para a saúde? É o colostro animal.

colostro-animal

Mesmo que o nome cause um estranhamento no início, não é algo incomum, principalmente para as mamães de “primeira viagem”. Afinal, os livros de amamentação são instrutivos quanto à importância desse primeiro leite para os mamíferos.

Mas o que é colostro? Não se preocupe que essa é uma dúvida comum, já que muitos acreditam que não é o mesmo que o colostro materno. Porém, as características não mudam muito entre os mamíferos. Vamos entender melhor? Continue lendo a seguir.

O que é o colostro animal?

O colostro é o primeiro leite da mãe após o nascimento. Logo depois de conhecer o seu bebê, o organismo feminino passa a “fabricar” o leite chamado de maduro, que acompanha o mais novo ser vivo durante os primeiros meses ou anos. 

Você já não ouviu que a amamentação é muito importante, principalmente nos primeiros meses? Então, ao entender o que é colostro animal, fica claro que é o mesmo tanto para gatinhos, bezerros, cachorrinhos, entre outros bichinhos.

“Mas se é o primeiro leite de uma mãe, quantos dias dura o colostro?”. Na verdade, não são dias, mas horas: de 12h a 16h. Por isso, o primeiro contato sempre é a amamentação, e os animais sabem disso.

Qual a diferença entre o leite e o colostro?

“Ok, então o colostro animal não é o mesmo que o leite, mas qual é a diferença entre eles?”. O que os diferencia é que o primeiro atende exatamente às necessidades do recém-nascido.

Em outras palavras, cada fêmea — humana ou animal — produz o seu leite de acordo com as tolerâncias do seu bebê, tendo mais ou menos gordura, proteína ou açúcar.  Dessa forma, ajuda no fortalecimento do organismo do mais novo ser.

Interessante como o corpo trabalha, não? Inclusive, é por isso que os animais que não foram alimentados pelo leite materno, mas por uma fórmula, tendem a ter mais problemas de saúde, afinal, essa é uma fórmula tão exclusiva que os laboratórios não conseguem copiá-la 100%.

colostro-animal

Importância do primeiro leite

Se já leu até aqui, deve ter entendido que a primeira amamentação de um animal é importante. Mas você sabe como o colostro animal ajuda no fortalecimento do organismo de um gatinho? Não? Então continue lendo abaixo e saiba mais.

Aumento da imunidade

Como você pôde ver, o colostro animal é único, e mesmo que as suas características mudem de um mamífero para outro, sua função é uma só: aumentar a imunidade do organismo. Assim, ele o protege de problemas graves de saúde.

A importância do colostro está em sua fórmula, que é rica em proteínas, mesmo que a sua aparência mais líquida possa assustar. Mas não se engane, é nessas primeiras horas depois do parto que as mães conseguem transferir seus anticorpos.

Assim, mesmo que o seu animalzinho não tenha sido vacinado, o colostro consegue protegê-lo contra as ameaças externas, como vírus e bactérias. Porém, nem sempre o colostro animal pode estar presente na vida desse mais novo ser vivo.

Infelizmente, existem casos de abandono ou falta de leite materno. Por conta dessas situações, muitos veterinários possuem colostro animal guardado para emergências, assim ajudando na criação da imunidade do seu mais novo companheiro.

É possível ter falhas no uso do colostro?

Sim, é possível que o colostro animal não tenha o valor nutritivo que esperamos. “Então, como podemos ter certeza de que o meu filhote tem o que precisa?”. Para isso, existem alguns procedimentos que são fundamentais para essa avaliação, como iremos explicar nos tópicos abaixo.

Colostrômetro

Teste fácil e rápido, o colostrômetro é usado para analisar a quantidade de imunoglobulinas (substância que ajuda na imunidade) e a densidade do colostro. Porém, esse é um procedimento que deve ser realizado entre 20 e 25 ºC.

Por conta desse tipo de cuidado, muitas fazendas e criadores de bichos possuem um espaço especial para garantir o bem-estar dos animais. Assim, depois de analisar o colostro, é possível determinar sua eficácia em garantir certo grau de imunidade.

Refratômetro de brix

Outra ferramenta muito utilizada no cuidado dos mamíferos é o refratômetro de brix, que assim como o colostrômetro analisa a concentração de imunoglobulinas. Mas existe uma vantagem em relação ao outro método: ele não possui restrição de temperatura e tende a ser mais prático.

Assim, se você tem um animalzinho em casa que não tem a mamãe por perto, saiba que existem locais confiáveis que possuem essas substâncias prontas para uso, inclusive que utilizam essas ferramentas. Porém, lembre-se sempre de conferir o banco de colostro antes de comprar.

colostro-animal

Depois disso, é só comprar fórmulas de leite materno e continuar cuidando do seu animal. No site da Petz, por exemplo, você encontra esses produtos certificados a um preço interessante, garantindo o cuidado e o bem-estar do mais novo integrante da sua família. Acesse e conheça a nossa história!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *