Curiosidades

Como saber a idade do gato? Veja dicas

Os cuidados com os amigos de quatro patas dependem de diversos fatores, afinal, o porte, a raça e inclusive a idade podem influenciar em determinadas responsabilidades. Isso porque é a partir de informações como essas que você sabe o melhor medicamento ou ração para o pet. Mas como saber a idade do gato?

Algumas dicas ajudam você a descobrir esse tipo de informação. Portanto, continue lendo e aprenda como descobrir a idade de um gato, além de obter informações sobre os cuidados a partir de cada idade.

Como saber a idade de gato filhote

Gatos filhotes são os mais fáceis de identificar. Isso porque os peludos recém-nascidos possuem características específicas de quem está desenvolvendo o corpo dia após dia.

Portanto, se o gato possui coto umbilical, quer dizer que o pet tem no máximo três dias de vida. Após a data, o cordãozinho cai naturalmente. No entanto, se o peludo não tem mais o coto, mas ainda não abre os olhos, é provável que ele tenha em média de cinco a quinze dias.

Depois que o bichano abre o olho, pode ser que ocorra mudança na cor dos olhos. Se isso estiver acontecendo, o peludo tem em média de seis a sete semanas de vida. No entanto, caso o gato cresça e continue com os olhos azuis, essa característica não é perceptível.

A cor dos dentes é uma ótima dica de como descobrir a idade do gato. Bichanos filhotes tendem a ter os dentes mais branquinhos e sem tártaro. Além disso, os bichanos começam a ter dentes de leite na segunda semana de vida e termina na sétima semana, estes são semelhantes a um grão de arroz.

A partir da sétima semana, os dentes definitivos do amigo pet passam a crescer e aquela aparência branquinha passa a mudar de características conforme os anos vão passando.

Como saber a idade de gato adulto

É mais difícil de descobrir a idade dos gatos adultos. No entanto, algumas dicas ajudam. Cães adultos têm de um a sete anos, e nessa fase, assim como as outras, é essencial escolher um alimento específico a fim de tratar problemas de saúde comuns da idade.

No caso dos bichanos adultos, como saber a idade do gato vai precisar de um pouco mais de atenção. E a melhor maneira de descobrir a idade do gato é verificando os dentes. Se estiver relativamente amarelado e com uma quantidade razoável de tártaro, é provável que ele tenha mais de um ano e menos de sete anos de idade.

Como saber a idade de um gato idoso

Gatos seniores são fáceis de perceber que estão idosos conforme a sua disposição vai diminuindo. Sendo assim, como descobrir a idade do gato senior através do comportamento, é só o observando mais preguiçoso do que quando era adulto ou filhote.

A pelagem do gato idoso pode não ser a mesma de quando era filhote. Isso porque quanto mais novos, os pelos são macios e brilhantes. No caso dos peludos sêniores, a pelagem tende a ser opaca e com menos vida. A partir dos 13 anos, o peludo pode apresentar pelagem branca por grande parte do corpo.

A dentição, assim como nos filhotes e adultos, também vai mudando. Nesse caso, os dentes são amarelos e há desgaste nessa região. Isso quer dizer que o pet já tem mais de sete anos de idade.

Descubra a idade do gato em relação a do humano

Tem dúvida de como saber a idade do gato em relação a do humano? Some 15 anos para o primeiro ano de vida do peludo e 10 para o segundo ano de vida. A partir do terceiro aniversário em diante, acrescente quatro anos.

Ou seja, o amigo de quatro patas com um ano, tem 15 em relação ao humano. No segundo aniversário, tem 25 anos de idade, no terceiro, 29, no quarto, 33 e assim por diante.

Gostou de aprender como saber a idade do gato? Comente no blog da Petz a idade do seu bichano e quais características ele apresenta. Quem sabe, assim, você não ajuda um tutor com dúvidas?

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Acne felina tem tratamento?

Se você odeia espinhas e cravos, saiba que não está sozinho. Os bichanos também podem…

9 horas ago

Picada de aranha em cachorro: sintomas e primeiros-socorros

Em geral, a curiosidade canina é vista como uma característica positiva associada a cães espertos,…

11 horas ago

Queda de pelo em cachorro: o que pode ser?

Apesar de ser um processo natural da pelagem do pet, a queda de pelo em…

1 dia ago

Unha de cachorro inflamada, o que pode ser?

A unha de cachorro inflamada pode parecer um problema bem simples, mas, na verdade, pode…

1 dia ago

Amor felino: como saber que o gato gosta de você

Os animais de estimação são fontes de amor e carinho. Cada espécie tem uma forma…

2 dias ago

Como saber que o gato está com verme sem exame?

Mesmo aquele gatinho que nunca sai de casa está sujeito a ter parasitas internos e…

2 dias ago