5 curiosidades sobre Pitbull para você se apaixonar definitivamente pela raça

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 9, 2020

Cães
5 curiosidades sobre Pitbull para você se apaixonar definitivamente pela raça
Tempo de leitura: 3 minutos

Cercados de informações falsas e desconhecimento, eles muitas vezes são alvo de preconceito por conta de sua aparência. Dóceis, brincalhões e extremamente carinhosos, os Pitbulls estão muito longe da figura pintada sobre eles. Para provar isso, preparamos algumas curiosidades sobre Pitbull que deixam qualquer um encantado pela raça.

filhote branco de pitbull

Como para qualquer outro cachorro, as palavras-chave que evitam atitudes destrutivas ou agressivas são “carinho” e “dedicação”. Sendo assim, treinar um Pitbull para ser o seu melhor amigo é um processo tão desafiador quanto seria para qualquer outro cão. Continue lendo para saber fatos e curiosidades sobre o Pitbull.

1. Eles sequer são uma única raça

Calma, não se assuste! O cachorro Pitbull é, sim, um pet de raça, e apresenta padrões de aparência e comportamento, seja em maior ou menor grau. O que acontece é que a denominação “Pitbull”, para alguns, é a simples abreviação do American Pit Bull Terrier.

Já para outros, Pitbull é o grupo que inclui o American Pit Bull Terrier, o American Staffordshire Terrier e outras raças semelhantes. A fim de identificar as diferenças entre ambas, conheça todas as raças de Pitbull.

American Pitbull Terrier

O American Pitbull Terrier é um dos cães mais populares no Brasil devido à sua força. Apesar de parecer com o American Staffordshire, o American Terrier tem músculos maiores e é um animal mais largo. Além disso, mesmo sendo mais musculoso, a raça é menor e mais leve. 

Criada para fins de trabalho, é possível, no entanto, ver diferentes versões da raça, sendo que elas nem sempre possuem muitos músculos. Ou seja, é uma raça que pode diversificar bastante.

American Staffordshire 

Enquanto o American Pitbull Terrier foi criado para fins de trabalhos, o American Staffordshire foi criado para exibição. Dessa forma, o American Staffordshire é mais padrão e não há tantas diferenças em tamanho, cor e peso.

2. Pitbulls são conhecidos como “cachorro-babá”

Violento? Agressivo? Acho que não! Em muitos lugares do mundo, os Pitbulls são chamados de “cachorros-babá” por conta de seu jeito com crianças. Eles protegem, zelam e brincam com os pequenos como ninguém. 

Por serem super pacientes e lidarem bem até com estranhos, a raça de cachorro Pitbull é muito apegada à sua família e fará o possível para cuidar de todos que gosta. Sendo assim, o pet conquistou uma má reputação pelos motivos errados.

pitbull na grama

3. Cachorro de guarda? Acho que não

Umas das curiosidades sobre Pitbull que impressiona até os amantes de cães é que, apesar da reputação, a raça não é exatamente a mais recomendável para guarda. O motivo? Costuma confiar muito nos humanos e pode confundir um invasor com um amigo.

4. Cães de terapia para soldados feridos

Durante as guerras, especialmente nos Estados Unidos (de onde a raça é proveniente), os Pitbulls eram usados para confortar e animar soldados feridos nos próprios campos de batalha. 

Na história americana há o registro de um Pitbull chamado Sergeant Stubby (“Sargento baixinho e atarracado”, em tradução livre), que foi condecorado por apoiar soldados durante 17 batalhas!

5. Fiel escudeiro de uma notável 

A escritora Helen Keller (1880-1968) tinha, como seu fiel companheiro, um Pitbull também chamado Stubby. Sabe quem foi Helen Keller? A primeira pessoa surdocega do mundo a conquistar um bacharelado! 

Ainda que a raça seja perfeita como cão-guia e de terapia, Stubby trabalhava somente como companheiro de Helen Keller. Dessa forma, os Pitbulls de raças como as citadas são ótimos pets para companhia, guia e terapia, independentemente de condições pessoais.

Injustiçados e maltratados

Ao longo da história sempre há uma raça de cachorros tida como perigosa e violenta. Pastores alemães e Dobermans já passaram pelo mesmo que os Pitbulls passam atualmente. Banidos de alguns países e sistematicamente maltratados por pessoas mal-intencionadas, esses pets são muito mais vítimas do que algozes. 

Como defensores e amantes de pets, é tarefa de todos nós tratar esses cães com o carinho e o respeito que eles merecem. Soube de um caso de maus-tratos? Denuncie nos órgãos competentes da sua cidade. 

pitbull com língua de fora

Após ler cinco curiosidades sobre Pitbull, que tal conferir outros conteúdos a respeito o mundo animal no blog da Petz?

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *