Curiosidades

Saiba quando é o Dia Internacional do Gato

Publicado em 30 de outubro de 2022

Tempo de leitura: 4min

Os bichanos são muito especiais e merecem uma celebração só para eles. Por isso, existe o Dia Internacional do Gato. Aliás, não há apenas uma, mas três datas comemorativas para os felinos.

três gatos deitados olhando para a câmera.

Para descobrir o que significa cada uma e porque elas foram escolhidas, preparamos um conteúdo completo para você. Aproveite e fique por dentro do assunto sobre o Dia Mundial do Gato. Vamos lá!

8 de agosto

A primeira data dedicada aos felinos que você vai conhecer é 8 de agosto. Em 2002, o dia foi escolhido pelo International Fund For Animal Welfare (fundo internacional para o bem-estar animal, em tradução literal).

A data é dedicada à conscientização das pessoas sobre as características e as necessidades peculiares dos bichanos. Além disso, a campanha incentiva a adoção de gatinhos. Isso porque eles ganham cada vez mais espaço nos lares. Porém, ainda existem muitos animais que precisam de cuidados e carinho.

20 de fevereiro

Agora, vamos falar sobre mais uma data escolhida no mês de fevereiro, o dia 20. Também dedicado aos felinos, ele começou a ser comemorado a partir de uma iniciativa de seguidores de um gato específico: o Socks.

O gatinho era um integrante da família Clinton e morou na Casa Branca durante todo o tempo em que Bill Clinton foi presidente. Diferentemente do Dia Internacional do Gato, em 8 de agosto, o 20 de fevereiro é quase dedicado exclusivamente a esse bichano famoso.

Esse gato era tão conhecido que até Bill Clinton começou a perder fama para ele. Porém, em 2001, o bichano precisou ser eutanasiado, pois estava com um câncer. Depois disso, os seguidores dedicaram essa data a ele, como uma homenagem póstuma.

29 de outubro

Por fim, mas não menos importante, 29 de outubro também é considerado o Dia Internacional do Gato. A data foi escolhida pela Colleen Paige, uma especialista em animais que visa promover o bem-estar dos bichinhos.

Se você tiver dúvida sobre qual é o Dia Internacional do Gato, 29 de outubro é considerada uma das datas oficiais. Os bichanos são tão especiais que merecem vários dias de celebração.

gato olhando para o lado.

Data bônus: 17 de fevereiro

Existe mais uma data bônus para você escolher quando quer comemorar o Dia Internacional do Gato. Na Europa, o 17 de fevereiro foi selecionado para reforçar as campanhas contra os maus tratos que os felinos sofrem.

Algumas ONGs e outras entidades do mundo inteiro adotaram essa data para a conscientização da adoção de gatos abandonados. Por isso, ela é considerada o Dia Mundial do Gato.

Dia do gato preto

Infelizmente, devido a lendas e preconceitos, o gato preto sofre muita violência e maus tratos. Por isso, no Brasil e nos outros lugares do mundo, 17 de agosto é chamado de Dia do Gato Preto ou Dia Internacional da Apreciação do Gato Preto.

A data foi escolhida para celebrar e enaltecer a existência desse peludo tão bonito, que chama a atenção por onde passa. Quem selecionou esse dia foi um protetor dos animais chamado Wayne H. Morris.

Nesse dia, os apaixonados por bichanos costumam utilizar as redes sociais para publicar vídeos com o uso de hashtags sobre a data. É uma forma de mostrar que todo gato merece respeito e cuidados!

Por que celebrar os gatos?

Assim como qualquer bichinho, os gatos precisam de muito carinho, cuidado e atenção. Cada vez mais, é comum encontrar felinos abandonados pelas ruas, necessitando de comida e zelo.

Por isso, é importante conscientizar a população sobre a atenção que esses bichanos merecem. Além disso, é preciso punir quem comete maus tratos, assegurando o cumprimento das leis que protegem os animais.

Como celebrar o Dia Internacional do Gato?

Se você tem um gatinho em casa, pode começar a celebração do Dia Internacional do Gato com a oferta de muito carinho para ele. Afinal, o pet merece ser mimado todos os dias. Porém, nessa data, vale um agrado especial, como um petisco de presente.

Contudo, além de dar carinho, você pode encher as redes sociais com fotos de gatinhos e contar um pouco sobre as campanhas de conscientização. Utilize as hashtags do dia especial e mostre que apoia a causa em proteção dos felinos.

Além disso, conte às pessoas próximas quando é o Dia Mundial do Gato e mostre o que elas podem fazer para apoiar. Afinal, essa é uma causa nobre em defesa dos animais, principalmente os que estão abandonados nas ruas.

gato deitado recebendo carinho de tutor.

A Petz está sempre com os felinos para proteger, cuidar e fazer o melhor para eles. Por isso, temos um catálogo completo para atender a todas as necessidades diárias dos bichanos. Agora que você já sabe tudo sobre o Dia Internacional do Gato, veja mais conteúdos sobre esses peludos fofinhos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog