Ecoturismo: descubra o que é a prática e quais são os seus impactos

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 5, 2021

Curiosidades
Ecoturismo: descubra o que é a prática e quais são os seus impactos
Tempo de leitura: 4 minutos

Entrar em contato com a natureza é uma experiência sem igual, principalmente quando o objetivo é usufruir dos elementos naturais sem prejudicar o ecossistema. Pensando nisso, uma boa opção para aproveitar e explorar ao máximo tudo o que a natureza nos oferece é fazer uma viagem baseada no ecoturismo.

recifes e peixes em praia ecoturista

Apesar de ser uma palavra conhecida, existem muitas dúvidas sobre o que é ecoturismo e qual o seu impacto na natureza. Por isso, preparamos um conteúdo completo, a fim de explicar o impacto do ecoturismo para os animais, turistas e para a economia. É só continuar a leitura!

O que é ecoturismo? 

Você provavelmente já ouviu essa palavra antes, mas pode ter dúvidas sobre o que significa ecoturismo e como ele funciona. O ecoturismo nada mais é do que um turismo que tem como objetivo preservar a natureza enquanto as pessoas a admiram.

Sendo assim, é um segmento de atividade turística que tem como objetivo conscientizar a preservação do meio ambiente enquanto o turista faz atividades ligadas à natureza. Com a prática, as pessoas podem ter mais contato com o meio ambiente em forma de lazer e aprendizado.

Portanto, o turista pode, por exemplo, fazer um passeio pelos recifes de corais a bordo de um barco enquanto vê os peixes pelas águas transparentes e o instrutor tira todas as suas dúvidas. Outros exemplos de atividades ecoturísticas são:

  • Observações à fauna e flora locais;
  • Visitas a formações geológicas;
  • Mergulho;
  • Trilhas florestais;
  • Arvorismo;
  • Canoagem.

No entanto, é importante seguir todas as recomendações para que você não afete o ecossistema e prejudique os animais da região. Ao fazer isso, você não só conhece e vivencia uma experiência única como também entende melhor a natureza, ajudando a economia local e regional. 

Benefícios do ecoturismo 

O turismo ecológico possui muitos benefícios, principalmente para a economia do país. Isso porque o turismo é um dos principais responsáveis pela movimentação econômica no país e no mundo. 

Além disso, desde que haja preparação e monitoramento no passeio, os turistas e o meio-ambiente podem se beneficiar. As áreas de preservação podem ser observadas mais de perto pelas pessoas, como parques nacionais e áreas de visitação naturais.

praia ecoturista

Com isso, fica mais fácil visualizar a beleza natural desses locais e conhecer melhor como a natureza funciona, incluindo a fauna e a flora. Dessa forma, entender como a preservação faz a diferença se torna uma tarefa mais tátil para os visitantes.

Malefícios dos passeios ecoturísticos 

Os passeios de ecoturismo no Brasil são determinados pelo Ministério do Meio Ambiente em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR). No entanto, existem muitas discussões pertinentes a respeito dos malefícios desse turismo para os animais. 

Um exemplo é a alimentação recreativa de peixes, que pode mudar o comportamento de determinadas espécies. Isso porque esses animais podem deixar de consumir seus alimentos naturais para pegar alimentos servidos por humanos.

Além disso, se a alimentação recreativa for interrompida por qualquer motivo, muitos peixes morrem até que a população daquele ecossistema restabeleça seu equilíbrio. Outro fato é que esses animais se acostumam aos humanos, o que pode aumentar a captura desses organismos. 

Ações que minimizam os impactos ambientais 

Apesar de existir a possibilidade de impacto no ecossistema, o ecoturismo responsável pode ter o efeito contrário. Nesse caso, é importante que as empresas responsáveis pelo serviço sigam medidas que reduzam os danos e conscientizem, de fato, os turistas que optarem pelos passeios.

Uma forma de garantir maior controle e preservação, por exemplo, é não deixar que o turista mexa nos recifes. Além disso, é possível instalar placas com informações claras sobre o que é permitido ou não fazer no local, com guias especializados para ensinar atitudes negativas e positivas. 

É possível, também, limitar o tamanho do grupo nos passeios e oferecer uma certa distância entre alguns locais, para não afetar diretamente a estrutura natural daquele ambiente. No entanto, uma das melhores práticas é ensinar ao turista o que é ecoturismo e qual a sua importância para que ele respeite a prática.

É importante que o turista não leve o tour como um simples passeio, mas que saia daquele local sabendo sobre a importância da preservação do meio ambiente. Assim, o ecoturismo não se torna somente uma viagem, mas também uma forma de conscientização.

cidade ecoturista

Agora, você já sabe tudo sobre essa prática responsável! Para mais informações como essas, não deixe de acompanhar o que publicamos aqui, no blog da Petz! Temos várias dicas sobre como aproveitar e respeitar o meio ambiente.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *