Curiosidades

Flores comestíveis: conheça 10 espécies

Publicado em 13 de maio de 2021

Tempo de leitura: 4min

Todo mundo sabe que um prato cheio de cores é mais saudável, bonito e saboroso! E se colocarmos algumas flores comestíveis em nossas preparações? Essa ideia pode parecer uma grande novidade. 

violetas

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura, conheça aqui dez espécies de flores comestíveis e saiba como incluí-las em seus pratos! 

Cuidados com as flores comestíveis

Conhecimento é a chave para o sucesso! E para preparar pratos com flores que são comestíveis de maneira saudável e segura, é importante tomar alguns cuidados. Lembre-se que com comida não se brinca! Fique atento às recomendações abaixo antes de conhecer as principais flores comestíveis:

Higienize bem

Limpar o alimento é sempre necessário, antes de qualquer preparação. O mesmo vale para as flores comestíveis, que deverão ser higienizadas utilizando o método de sua preferência. 

Saiba identificar a espécie

Caso não saiba identificar a planta, não se arrisque: para sua segurança, utilize apenas flores que você sabe que são comestíveis. Há vários vegetais tóxicos para os humanos e, ao escolher uma espécie desconhecida, você pode estar colocando sua saúde em risco.

Uma dica é plantar algumas dessas espécies em seu jardim. Para saber mais sobre como cultivar flores comestíveis, uma dica é ir até uma loja Petz e conversar com um dos nossos colaboradores. Eles vão te indicar as sementes e demais materiais para que você tenha um canteiro lindo na sua casa.  

Escolha espécies orgânicas

Prefira plantas que você conhece a procedência: as plantas de floriculturas muitas vezes estão carregadas de pesticidas e outros químicos. Para evitar problemas, prefira espécies orgânicas, encontradas em lojas especializadas. 

Os cuidados acima devem ser tomados ao ingerir qualquer alimento, até mesmo as flores orgânicas. E se sentir algum desconforto após consumir uma nova espécie de planta, procure um médico o mais rápido o possível. Não se esqueça que as alergias são um problema sério, que pode trazer graves consequências. 

10 espécies de flores comestíveis!

Já pensou preparar uma sobremesa, uma salada ou mesmo um prato salgado repleto de flores? Para que você saiba quais são as flores comestíveis que podem ilustrar esses pratos, separamos algumas espécies que são lindíssimas e, também, deliciosas. 

1. Amor-perfeito: 

Esta espécie é delicada e possui um sabor levemente adocicado, que vai muito bem em sobremesas, saladas e sucos. Graças ao seu sabor suave, é uma ótima escolha entre as flores comestíveis para bolos, tortas e outras preparações festivas. 

2. Capuchinha: 

Com aspecto mais selvagem, esta flor comestível possui um sabor ligeiramente picante. Combina perfeitamente com saladas e molhos, e pode ser utilizada até mesmo em um suco refrescante. Além disso, é rica em vitamina C, potássio e zinco. 

3. Lavanda: 

Uma planta clássica nos tratamentos medicinais, a lavanda se destaca por seu belo tom de roxo. Seu sabor é marcante, e se adapta a sobremesas ácidas, como uma salada de frutas ou um bom cheesecake.

4. Cravo: 

Uma das flores mais utilizadas na decoração também pode ir diretamente para o prato! As pétalas de cravo possuem um sabor levemente picante. São indicadas para saladas ou, caso queira ousar no sabor, para a decoração de bolos. 

5. Flor de abóbora: 

Um dos nomes de flores comestíveis mais populares entre essas espécies! Grande e muito bonita, a flor de abóbora pode ser frita, refogada ou mesmo ingerida crua. Utilize sua imaginação para aproveitar esta delícia! 

rosas

6. Dentes-de-leão: 

Quem nunca soprou um dente-de-leão enquanto fazia um pedido? Mas o que muitos não sabem é que essa planta também pode fazer parte da cozinha. Possui um sabor doce e é muito utilizada em sobremesas e sucos. 

7. Rosa: 

A rainha dos buquês e arranjos também entra na lista de flores comestíveis. A rosa possui um sabor bem característico, por isso, é recomendado utilizá-la como decoração ou em pequenas quantidades. 

8. Cravina: 

Como seu nome indica, seu sabor lembra um pouco o cravo-da-índia. Por isso, é recomendado utilizá-la com cuidado, em doces e outras sobremesas. 

9. Violeta: 

Outra planta extremamente popular, a violeta também pode ser ingerida sem problemas. Possui um sabor levemente adocicado, sendo indicada para sobremesas.

10. Flor de ipê: 

Árvore símbolo do Brasil, as flores do ipê também são comestíveis. Seu sabor pode ser levemente amargo, como o do alface ou agrião. Assim, é indicado para saladas ou preparações salgadas. 

cravo branco

Viu como o mundo das plantas nunca deixa de nos surpreender? E se quiser cultivar suas próprias flores comestíveis, procure a Petz mais próxima! Em nossas lojas você encontra tudo que um jardineiro precisa, como sementes, vasos, fertilizantes e outros acessórios. Venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog