Curiosidades

O que é gato híbrido?

Publicado em 30 de julho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Você sabe o que é um gato híbrido? Em geral, quando falamos em cães híbridos, estamos nos referindo à mistura de duas raças caninas reconhecidas. É o caso, por exemplo, do Labradoodle, simpática mistura de Labrador e Poodle!

gato malhado observando

Já quando o assunto são os bichanos, o termo “híbrido” é usado principalmente para referir-se ao resultado do cruzamento entre um gato doméstico e um felino selvagem. A seguir, saiba mais sobre esses bichinhos imprevisíveis.

A raça Toyger e a polêmica dos gatos híbridos

Se você gosta de acompanhar notícias sobre o mundo animal, talvez conheça a raça Toyger. Ela foi desenvolvida nos anos 80, com o objetivo de incorporar a aparência do tigre no felino doméstico — daí o nome em inglês, uma aglutinação das palavras “brinquedo” e “tigre”.

Apesar da beleza incontestável, o gato Toyger tem gerado muita polêmica, reacendendo o debate sobre o sentido e de criar novas raças e os riscos de ter um pet com características selvagens.

Os criadores dos Toygers garantem que eles não vêm do cruzamento com gatos selvagens, mas da mistura de Gatos-de-Bengala com bichanos domésticos de pelo curto, especialmente selecionados pela aparência. 

O gato Bengal também é híbrido, surgido a partir do cruzamento de um bichano SRD com um Gato-Leopardo asiático. Por esse motivo, um Gato-de-Bengala filhote ou adulto é tão singular.

Raças híbridas mais conhecidas

Como vimos, o gato híbrido Bengal pertence a uma das mais antigas e conhecidas raças. Dela, descendem diversas outras espécies com aparência levemente selvagem, como Cheetoh, Serengeti e Toyger. 

Para chegar na aparência desejada, a criadora, americana Jean Mill, viajou para a Índia a fim de obter os genes do Gato-Leopardo, espécie de gato selvagem típico da região, cuja aparência lembra a de um leopardo. 

Desenvolvido em 1963, esse amigo de quatro patas fez bastante sucesso. Hoje em dia, é um gato híbrido, mantido por diversos criadores a partir do cruzamento de dois Gatos-de-Bengala. 

Mais recentes, os Savannahs surgiram nos anos 80, a partir do cruzamento de um felino doméstico SRD com um gato Serval africano. Desse cruzamento, vieram diversas ninhadas, até que, em 2001, a raça foi reconhecida oficialmente pela The International Cat Association (TICA). 

Ao contrário dos Toygers e dos Gatos-de-Bengala, o gato híbrido Savannah  possui muito do temperamento do ancestral selvagem — outro motivo pelo qual as ONGs costumam se posicionar contra a aquisição desses bichanos, uma vez que não são raros os casos de abandono.

Com uma aparência que lembra a de uma leoa da montanha, o Chausie também é um gato híbrido muito procurado. Na origem, está o cruzamento de Gatos Abissínios com Gatos-da-Selva, espécie de felino selvagem encontrada em países como Índia e Egito. 

Por conta do temperamento enérgico, esses pets requerem cuidados especiais no enriquecimento ambiental. Do contrário, podem se tornar bichanos bastante destruidores. 

gato laranja do olho laranja

Gato híbrido: sim ou não?

Não é de hoje que animais selvagens fascinam os seres humanos. Diversas personalidades do passado, como o célebre pintor surrealista Salvador Dalí, que tinha uma jaguatirica, já fizeram questão de exibir seus felinos selvagens por aí. 

Por isso, alguns criadores estão constantemente pensando em maneiras de desenvolver gatos domésticos com aparência mais selvagem. Afinal, trata-se de um negócio bastante lucrativo. Para ter uma ideia, gatos Savannahs e Toygers podem ser vendidos por impressionantes cinco mil dólares.

Antes de adquirir um híbrido de gato Savannah ou Toyger, é interessante ter em mente que, em geral, eles possuem temperamento mais difícil. Nesse sentido, muitas ONGs alegam que eles aumentam o problema dos ferais, isto é, de animais domésticos que se tornam selvagens. 

Além disso, ao adquirir um gato híbrido, o consumidor estimula o desenvolvimento contínuo de novas raças, o que nem sempre dá bons resultados, colocando a vida dos bichinhos em risco. 

gato hibrido de boca aberta

Gostou de saber tudo sobre gato híbrido? Confira outras curiosidades e informações a respeito dos animais no blog da Petz. Temos muitos conteúdos sobre diversos bichinhos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog