Gato na janela: por que bichanos gostam tanto desse lugar?

Postado por PETZ, em Atualizado em May 19, 2020

Curiosidades
Gato na janela: por que bichanos gostam tanto desse lugar?
Tempo de leitura: 3 minutos

Gatos sempre gostaram de lugares altos. Mas quando o lugar é alto e na janela, tem tudo que eles precisam para se sentirem confortáveis e confiantes. Mas você sabe por que gato na janela é tão comum e por que a maioria deles gosta de ficar deitados nela? 

gato observando pela janela

Mesmo que atualmente os bichanos estejam domesticados, eles possuem traços de quando eram selvagens. Por isso, gostam de lugares específicos que podem não fazer muito sentido hoje em dia, mas que no passado foram de extrema importância para a sobrevivência da espécie.

Por esse motivo, preparamos um conteúdo para explicar o porquê da fascinação felina por janelas, além de algumas dicas para ajudar o amigo de quatro patas a se sentir ainda mais confortável nesse lugar que ele gosta tanto. Confira!

Por que gato gosta de ficar na janela?

Como dito, bichanos se sentem mais aconchegantes em lugares altos. E como a maioria das janelas tem uma boa altura, eles passam a ficar horas e horas por lá. Isso acontece porque quando o gato era um animal selvagem, a altura era um dos meios de se proteger e achar comida.

Aliás, como no chão os felinos eram alvo fácil de predadores, eles preferiam lugares altos. Assim, conseguiam se esconder e ainda visualizar as presas fáceis para caça. Por esse motivo, gato na janela é comum. Eles preferem ficar em cima de móveis altos, como guarda-roupa, armários e geladeiras. 

A janela oferece algum benefício para o gato?

Vimos um dos motivos pelos quais o felino gosta de janela, porém esse não é o único. Assim como nós, os pets precisam de vitamina D e é justamente ali que geralmente bate sol. Portanto, gatos conseguem ficar horas e horas deitado no mesmo lugar, pois sabem o prazer que é aquele local. 

Além disso, é um entretenimento e tanto para o gato. Isso porque gato na janela consegue ouvir sons, ver outros ambientes e sentir novos cheiros que em casa não percebe. E como está sempre dentro de um mesmo lugar, o lado de fora é como uma televisão para os peludos. 

Por isso, janelas são estímulos para o felino, seja social, olfativo, ambiental, auditivo ou visual. São tantos motivos que agora fica fácil de entender por que gato na janela é tão comum.

gato dormindo na janela

Deixe a janela ainda mais convidativa para o gato

Agora que você entendeu o apego dos gatos com janela, que tal estimular a presença do pet por lá e deixar ainda mais aconchegante? Para isso, poucas coisas são suficientes e alguns acessórios já vão fazer tais ambientes para gatos um verdadeiro harém felino. 

Por exemplo, é possível colocar uma cama suspensa para gatos na janela. Desse modo, o local passa a ser sua casinha e ele não vai querer sair de lá. Além disso, instalar uma prateleira pode funcionar, sendo mais simples e, ainda assim, convidativo.

Outra ideia é instalar brinquedos suspensos, que ficam pendurados. Nesse caso, além dele descansar e observar o mundo externo, poderá fazer as brincadeiras para gatos e até se cansar. 

Não se esqueça de instalar telas de proteção em sua janela

Para que o pet usufrua integralmente do ambiente sem correr nenhum risco de segurança, é essencial que seja instalada tela de janela para gatos. Desse modo, a experiência do amigo será mais segura. 

Além disso, rede de janela para gatos previne que seu amigo de quatro patas fuja e corra o risco de passar por maus bocados. E também faz do gatinho o animal mais feliz do mundo, no lugar que ele mais gosta.

gato deitado em janela

Depois de conferir nossas dicas para deixar o gato na janela ainda mais feliz e entender o motivo de ele fazer isso, que tal dar uma conferida no blog da Petz? Dessa maneira você fica antenado no mundo animal e ainda pode buscar dicas para o seu amigo peludo. Confira!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *