Gato tem medo de pepino? Descubra aqui!

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 27, 2020

Curiosidades
Gato tem medo de pepino? Descubra aqui!
Tempo de leitura: 4 minutos

Os bichanos são os reis da internet. Nas redes sociais, sempre encontramos “memes” com felinos divertidos, que conquistam a todos com seu jeitinho diferente. E entre os vídeos que nossos amigos protagonizam, há alguns que mostram o pet se assustando com vegetais e frutos. Mas será que gato tem medo de pepino

gato-medo

O que faz os bichanos se surpreenderem tanto com esse legume? Há algum risco em fazer essa brincadeira com seu filho de quatro patas? Descubra aqui se os gatos têm medo de pepino e conheça melhor esses pets encantadores!

Gato tem medo de pepino?

Se você navega pelas redes sociais, provavelmente já viu vídeos de gatos que se assustam ao se depararem com um pepino, abobrinha ou outros legumes semelhantes. Mas será que é verdade que gato tem medo de pepino

A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica melhor essa história sobre gato que não gosta de pepino. “Não é do fruto que ele tem medo, é do desconhecido”, comenta. “Na verdade, ele fica surpreso com aquele legume que apareceu ali, inesperadamente”, completa.

Ou seja, gato não tem medo de pepino, ele fica assustado com essa surpresa desagradável. Mas por que será que há tantos vídeos parecidos? Alguns especialistas acreditam que o legume assusta os felinos por sua aparência. Comprido e em tons de verde, um legume inesperado pode lembrar uma cobra, lagarto ou outro réptil. 

Dessa forma, a surpresa exagerada do bichano seria uma forma de proteção. A Dra. Cássia concorda com essa teoria. “Vale lembrar que gatos selvagens são presas de serpentes. Pode ser uma justificativa para esta característica de defesa”, completa a especialista. 

Vale pensar: será que se você estivesse tranquilo se alimentando e, de repente, visse um pepino próximo a seus pés, você se assustaria? Talvez não seja o susto o gracioso, mas a reação dos pets. Porém, como nossos amigos peludos são fofos e engraçados, seus vídeos viralizaram com facilidade.

Entendendo o comportamento dos bichanos

Não é só porque gato tem medo de pepino que os felinos são os reis da internet. Com diversos comportamentos engraçados e curiosos, nossos amigos peludos costumam alegrar a rotina das redes sociais com gifs e vídeos de sucesso. 

Mas o jeito divertido dos gatos, na verdade, possui uma origem muito antiga. Apesar de fofinhos e encantadores, especialistas afirmam que os bichanos são pets com uma domesticação incompleta.

Isso significa que os gatos possuem muitas de suas características predadoras ainda ativas. Suas brincadeiras, pulos e piruetas são, na verdade, formas de treinar como caçar e não ser caçado. 

Até os ataques-surpresa que nossos amigos peludos fazem eventualmente em nossos pés são exemplos de seu comportamento “selvagem”. Dessa maneira, podemos compreender melhor porque gato não gosta de pepino. “Não é à toa que bichanos são assustados e desconfiados.”, afirma a Dra. Cássia 

gato-medo-pepino

Medo de pepino: um perigo real

Apesar de ser engraçado ver os bichanos com um comportamento tão exagerado para um objeto comum, assustar seu amigo pode ser um perigo. Não podemos esquecer que gatos possuem um comportamento muito desconfiado! Para que os pets se sintam confortáveis em sua casa, eles precisam saber que esse é um espaço seguro.

A Dra. Cássia explica que há muitos perigos ao assustar seu filho de quatro patas apenas por diversão. “Não é só o risco de deixá-lo inseguro em sua própria casa”, afirma. “Há, ainda, perigos para a saúde do pet.”. 

De acordo com a veterinária, um susto grande pode causar alterações na frequência cardíaca e respiração, além dos efeitos emocionais. Também devemos lembrar que muitos desses vídeos mostram um susto quando o gato está se alimentando. Essa prática é ainda mais perigosa: o pet pode se engasgar ou ter complicações digestivas.

Por isso, prefira vídeos nos quais nossos amigos peludos estão se divertindo, recebendo ou dando carinho! Assim, você pode sorrir sabendo que o pet não está sob nenhum risco.

Como lidar com um gato assustado?

Nem sempre o gato está com medo de pepino. Em alguns casos, o bichano parece se assustar com tudo que há na casa! A Dra. Cássia lembra: felinos são naturalmente mais desconfiados. No entanto, é possível que você faça com que seu amigo se sinta mais confortável. “O ideal é sempre respeitar o tempo e o espaço do gato”, explica. 

Forçar um contato que o pet não deseja vai dificultar ainda mais a relação. “Além disso, itens como brinquedos e petiscos podem facilitar a aproximação, criando um laço de confiança”, afirma a veterinária. 

Também é importante lembrar de tornar a casa um ambiente agradável e acolhedor para o pet. Com uma caminha, arranhadores e brinquedos pela casa, o gato irá se sentir melhor nesse espaço. Assim, você terá um bichano confortável, seguro e amigável em casa!

gato-filhote-medo

Se você precisa de itens para deixar seu filho de quatro patas ainda mais feliz, procure a Petz! Aqui, você encontra acessórios, ração e tudo para seu melhor amigo! Procure a unidade mais próxima ou visite nossa loja virtual!

 

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *