Curiosidades

Gatos selvagens: conheça 6 espécies raras

Publicado em 25 de junho de 2020

Tempo de leitura: 4min

Apesar de a maioria dos bichanos ser domesticada, ainda existem gatos selvagens sobrevivendo em florestas do mundo inteiro. Com algumas características diferentes dos gatinhos que conhecemos no dia a dia, esse tipo de animal passa por grandes aventuras para sobreviver

gato selvagem

Por esse motivo, falaremos mais sobre a personalidade, habitat natural e aparência desses tipos de felinos selvagens. Assim, você saberá como o amigo de quatro patas tem tantos traços dos parentes da selva. 

Curiosidades sobre o gato selvagem

Mesmo não sendo comum encontrar gatos selvagens por aí, existem pelo menos 38 espécies não domesticadas do animal. Elas incluem não somente o leão ou o leopardo, como também os felídeos, como gato-de-cabeça-chata, o gato-do-mato e o gato-pescador.

Além disso, felídeos podem ser encontrados em lugares como deserto até ambientes do subártico. Porém, essa é uma realidade que está para mudar, já que a maioria dos bichanos selvagens está entrando em extinção devido, principalmente, às mudanças climáticas, caçadas e outros motivos. 

Espécies de gatos selvagens

Como dito, existem pelo menos 38 espécies de gatos selvagens. Listamos algumas delas com o objetivo de mostrar suas características, habitat e personalidade. Desse modo, você pode conhecer mais sobre esses encantadores bichos. 

Gato-pescador

O fofinho gato-pescador é um gato selvagem de tamanho médio que vive na Ásia. Listado como um felino em extinção, as populações de gatos-pescadores estão ameaçadas pela destruição de áreas úmidas, que diminuíram significativamente na última década. 

Esses animais vivem principalmente próximos a rios, córregos e manguezais. A estrutura das garras permite que o felino nade e cace em riachos e rios. Eles são relativamente amigáveis ​​em comparação a outros gatos selvagens.

Gato-de-pallas

Gato-de-pallas é uma espécie de gato selvagem também ameaçada de extinção que pode ser encontrada nas pastagens e montanhas da Ásia Central. Embora o gato-de-pallas possa parecer um gato grande, é principalmente o pelo que dá essa impressão, já que ele tem o tamanho e o peso de um gato selvagem doméstico

Esses fofinhos ​​preferem viver em grandes altitudes e desfrutar do clima frio que os acompanha. Sendo baixo e achatado, o gato-de-pallas é péssimo corredor e, se precisar escapar, ele vai preferir se esconder atrás de pedras.

gato selvagem

Gato-do-deserto

Como o nome já diz, o gato-do-deserto vive principalmente nos desertos. Esse pequeno felino pode ser encontrado na África, no Oriente Médio e na Ásia Central. 

O felino chegou a ser listado como animal em extinção, mas seu status em perigo foi rebaixado porque a população da espécie estava apenas mostrando um pequeno declínio. 

Gatos-do-deserto têm uma aparência muito fofa, parecida com a de um gatinho. Eles são muito resistentes às secas e podem sobreviver nas duras condições do deserto. Além disso, são animais noturnos e preferem caçar à noite, por isso, raramente são observados.

Gato-dourado-africano

Encontrado na região da África, o gato-dourado-africano é capaz de viver em quase todos os tipos de floresta. Apesar disso, o felino é encontrado com mais frequência em áreas de floresta com vegetação e umidade, geralmente ao longo dos rios.

O gato solitário geralmente opta por caçar pequenos mamíferos e pássaros. Sua construção robusta e cauda curta sugerem que é principalmente um caçador terrestre. Além disso, também é um dos gatos selvagens noturnos.

Gato-ferrugem

O gato-ferrugem é uma espécie de gato selvagem extremamente ágil e ativa. Seu tamanho é cerca de metade do tamanho de um gato doméstico. Além disso, a pelagem desse pequeno gato raro é curta, cinza-acastanhada, tingida com uma cor ruiva. 

O gato manchado de ferrugem está distribuído em regiões da Índia e do Sri Lanka. Tal gato vive em florestas decíduas, úmidas e secas, matagais, pastagens, regiões áridas e áreas rochosas.

Muito ágil, o animal é pequeno, mas extremamente feroz. Aliás, também prefere caçar à noite. O gato se alimenta de pássaros, pequenos mamíferos e, possivelmente, de insetos, lagartos e sapos. 

Gato-dos-pampas

O gato-dos-pampas ou gato-palheiro é um gato selvagem brasileiro que também pode ser encontrado em outras regiões da América do Sul. É um animal que vive em regiões abertas e campos nativos.

A aparência desse peludo, varia entre a pelagem laranja-avermelhada e cinza-listrada. Além disso, é um dos felinos considerados quase em extinção, devido às mudanças climáticas, caças, etc. 

gato selvagem

Agora que você conhece alguns dos gatos selvagens, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre curiosidades e bem-estar animal.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog