Curiosidades

Maior gato do mundo: fofura gigante!

Publicado em 04 de abril de 2020

Tempo de leitura: 6min

Sinceramente, felinos são sempre encantadores… Afinal, quem nunca ficou fascinado com a foto de um leão ou de uma onça? Ter um animal selvagem em casa pode ser um sonho impossível, no entanto, alguns pets são tão grandes que parecem uma verdadeira fera, como no caso do maior gato do mundo!

gato grande em cima da bancada

Esse pet grandalhão vem conquistando a internet com fotos fofas e impressionantes! Mas será que essas imagens são verdadeiras ou é tudo fake news? De fato, qual o maior gato do mundo? Para os gateiros curiosos de plantão: continuem lendo! Descobrimos essas e outras curiosidades sobre os felinos!

O maior gato do mundo

Se você é um apaixonado por bichanos e busca fotos e vídeos fofos na internet, provavelmente, já se deparou com a imagem do maior gato do mundo. Mas será que esse título é verdadeiro? 

Bom, para começar o assunto, precisamos explicar algumas coisas. Em primeiro lugar, há dois recordes para felinos grandalhões. O primeiro é para o gato com o corpo mais longo; o segundo, para o mais alto. Atualmente, dois pets diferentes possuem essas duas coroas. 

O segundo ponto que devemos ressaltar é que nem todos os casos são reconhecidos oficialmente. Para se ter o título do World Guinness Record, a família precisa contatar a instituição, que, então, vai analisar o peludo. Caso o bichano realmente passe em todos os testes, entrará para o livro oficial dos recordes. 

Assim, muitas das fotos que encontramos na internet, até mesmo de canais e jornais reconhecidos, tratam de felinos que não passaram por esse processo. Como não há uma instituição que comprove a veracidade, fica impossível afirmar que o bichano é, de fato, o maior gato do mundo

O gato mais alto do mundo

Já imaginou um bichano com quase meio metro de altura? Pois saiba que esse pet já existiu! O charmoso Arcturus Aldebaran Powers, um gato da raça Savannah, vivia com sua família em Michigan, nos Estados Unidos. Arc, como era carinhosamente chamado por seus tutores, media incríveis 48,5 cm. 

Para se ter uma ideia, essa é a altura média de um Pit Bull adulto. Nada mal para um felino doméstico, não é mesmo? A raça Savannah é conhecida por ser alta, mas o caso de Arc era especial. O pet era pelo menos 8 cm mais alto que seus companheiros, o que lhe garantiu a fama de maior gato doméstico do mundo

O título foi reconhecido pelo World Guinness Record em 2017 e, até hoje, nenhum bichano superou a marca. Infelizmente, no final do mesmo ano um incêndio atingiu a casa da família Powers. 

Com a inalação de fumaça, Arc e outros três felinos faleceram. Curiosamente, a família tinha outro membro detentor de um recorde: o bichano Cygnus que era conhecido por ter a maior cauda do mundo, com 44,6 cm.

O gato mais comprido do mundo

Outra medida que também dá aos bichanos o título de maior gato de mundo é o comprimento. Nesse caso, o peludo com corpo mais longo já registrado se chama Stewie. O pet, que nasceu em Nevada, nos Estados Unidos, ganhou o título em 2012, com impressionantes 123 cm de comprimento. 

Stewie era um Maine Coon, uma raça conhecida por ser grandalhona. O pet viveu com sua família até 2016, quando faleceu após uma longa batalha contra um câncer. Depois de sua morte, outro bichano ganhou o posto: Ludo, um felino do Reino Unido. 

Ludo, que também era um Maine Coon, possuía 118 cm de comprimento. Assim como seu antecessor, o pet britânico acabou não resistindo a um câncer, em 2019. Por isso, o posto de gato mais comprido do mundo está vago por enquanto.

Outros casos

Além dos exemplos acima, há outros bichanos que disputam o título de maior gato do mundo. Recentemente, em 2017, um pet australiano chamou atenção por seu tamanho. Omar viralizou na internet ao posar em uma foto ao lado de sua tutora. 

A família afirma que seu filho de quatro patas possui 120 cm de comprimento, o que lhe daria o título de maior bichano vivo. Entretanto, o Guinness Book ainda não deu a coroa para Omar.

Outro pet, chamado Samson, também é frequentemente apontado como o maior gato do planeta. Morador de Nova York, Samson é ainda maior que Omar, com incríveis 122 cm de comprimento de acordo com sua família.

O recorde do bichano foi reconhecido pelo jornal The New York Post, que lhe deu o título de maior gato da cidade. Entretanto, o Guinness Book ainda não conta com os dados de Samson.

Raças grandes

Se você faz parte do grupo de amantes dos felinos grandes, saiba que é possível ter um peludão em casa. Algumas raças de bichanos são conhecidas pelo tamanho avantajado. Para quem deseja uma dose extra de fofura em casa, confira abaixo as raças de gatos gigantes:

Maine Coon

Conhecida como a raça dos gatos gigantes, os maine coons se destacam pelo tamanho. Acredita-se que o pet tenha sua origem americana, do estado do Maine, daí seu nome. Trata-se de uma raça muito tradicional, já que há registro de Maine Coons desde 1850.

Geralmente, seu comprimento atinge 1 metro e seu peso médio é de 7 kg. Apesar de ser considerado um pequeno gigante, o Maine Coon é uma raça extremamente amorosa e se dá bem com toda a família. 

Por serem mais sedentários, alguns pets podem apresentar obesidade. Assim, seus tutores devem sempre estar atentos às atividades e aos exercícios. Considerada por muitos a maior raça de gatos do mundo, é um felino popular e, hoje, facilmente encontrado no Brasil. 

Ragdoll

O nome ragdoll significa, literalmente, boneca de pano, e isso define bem o comportamento desse bichano. Extremamente dócil, o Ragdoll adora carinho e se derrete no corpo dos seus tutores. Sua origem é um tanto incerta, mas alguns registros mostram que o pet foi reconhecido em 1960, nos Estados Unidos. 

Muito carinhoso, o Ragdoll não é um pet muito ativo, e é recomendado que seus tutores estimulem suas atividades por meio de acessórios e brincadeiras. Um bichano dessa raça pode atingir 10 kg, o que o coloca na lista de os maiores gatos do mundo. Apesar de ser um pouco incomum, hoje encontramos o Ragdoll no Brasil para tutores interessados. 

Gato sem raça definida

Um gato sem raça definida também pode estar entre os bichanos grandalhões. Como possuem grande variação genética, muitos pets sem pedigree trazem características diferentes, inclusive o tamanho avantajado. Além disso, nossos amigos “vira-latas” são conhecidos pela ótima personalidade e excelente saúde! 

dois gatos grandes

Pesquisas mostram que a maioria dos pets sem lar não possui uma raça definida. Portanto, quando for buscar um novo filho de quatro patas, dê uma olhada em abrigos e instituições. Certamente, um pet sem lar vai conquistar seu coração com seu jeito carinhoso e ótima personalidade!

Conhecer curiosidades sobre os bichanos é sempre enriquecedor. Afinal, nossos amigos peludos são sempre encantadores, não importando o tamanho, a cor ou a raça! E você gostaria de saber mais sobre gatos? Pergunte para a Petz nos comentários!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog