Cães

Máscara para cachorro é realmente necessário em época de coronavírus?

Publicado em 04 de agosto de 2020

Tempo de leitura: 3min

Na época da pandemia do coronavírus, é normal nos preocuparmos com quem mais gostamos, inclusive com os amigos pets. Depois de confirmada a doença em animais, mesmo que assintomática, muita gente ficou em dúvida quanto aos cuidados necessários. Inclusive, o uso de máscara para cachorro.

cachorra pequeno porte parada

Mas será que é realmente necessário? Quais são os cuidados para garantir a saúde do cãozinho e da família? Separamos algumas dicas e informações a fim de esclarecer algumas dúvidas sobre coronavírus em cães e gatos. Continue lendo para saber mais. 

Cachorro precisa usar máscara de proteção?

Na China, algumas pessoas aderiram ao uso de máscara para cachorro devido ao grande número de infectados. Mas, no Brasil, não há informações sobre a necessidade do uso desse equipamento. Aliás, não há nenhum estudo ou comprovação de que as máscaras de proteção para cachorro e gato evitam contágio em pets.

Além disso, os sintomas de coronavírus em animais não são os mesmos que os dos humanos, já que cachorros apresentam problemas gastrointestinais e gatos sofrem o aumento de líquido peritônio (membrana dos órgãos abdominais).

Mas é importante mencionar que existe vacina para cachorro e gato contra coronavírus e que essa doença é diferente da COVID-19, transmitida entre humanos. Por esse motivo, não é necessário pânico ou medo de transmissão. 

cachorro com a língua para fora

Cuidados que devem ser tomados com os pets em época de pandemia 

Como não é necessário cachorro com máscara, o mais indicado nesse momento é tomar algumas atitudes a fim de não trazer a doença para dentro de casa. Entre as atitudes, considere diminuir os passeios com os pets. 

Nesse caso, aposte em brinquedos interativos e enriquecimento ambiental para evitar que o cãozinho ou gato fique entediado e deprimido. Aproveite para dar bastante atenção a ele e brincar bastante nesse período de isolamento! 

Quando passear com o amigo de quatro patas, prefira ir a lugares de contrafluxo e em horários estratégicos. Por exemplo, passeie no meio da tarde em ruas mais vazias, ou aproveite para andar por aí à noite com o cachorro

Não se esqueça de quando voltar lavar bem as patas do cãozinho com água e sabão. Também lembre-se de secar bem as patinhas e em seguida colocar o pano usado para lavar. Desse modo, é possível prevenir a proliferação de vírus dentro de casa. 

cachorro sentado esperando

Depois de saber se é necessário dar máscara para cachorro em época de pandemia e obter dicas de prevenção, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre bem-estar animal.

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog