Curiosidades

O que hamster come? Saiba como preparar o cardápio do seu roedor

Publicado em 17 de dezembro de 2020

Tempo de leitura: 5min

Se você tem um novo roedor em casa e está se perguntando o que hamster come, não se preocupe. Esse pet fofo costuma ser de fácil trato, e não é difícil preparar a dieta do seu novo amigo. 

hamster no carpete

Entretanto, é necessário ter atenção ao preparar o cardápio. Alguns hamsters podem ser comilões e, quando não oferecemos os alimentos certos, isso pode comprometer sua saúde. Quer saber mais sobre esse pequeno roedor? Continue lendo. Aprenda aqui o que hamster pode comer e como cuidar do seu pet! 

O que hamster come na natureza? 

Se você está pensando em basear a dieta do seu dentuço a partir de seu habitat natural, é melhor mudar de ideia. Os hamsters vivem em locais desérticos e, geralmente, possuem uma alimentação bem incerta. 

“Em vida livre, eles vivem em locais muito pobres de alimento, então o que o hamster come é o que encontra”, explica a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz. Isso explica porque esse fofo roedor costuma guardar alimento em suas bochechas. 

Ou seja, para pensar na comida para hamster, é melhor contar com produtos modernos. Hoje, é fácil encontrar alimentos balanceados, que oferecem tudo que os peludinhos precisam! Basta conferir as principais opções e escolher a melhor para seu amigo. 

Ração: a base de uma nutrição equilibrada

Se você está procurando dicas para montar um cardápio equilibrado para seu peludinho, saiba que isso não é difícil. Conforme explica a Dra. Mariana, a ração sempre deve ser a base da alimentação do hamster. 

Esse produto, desenvolvido por especialistas, passa por uma técnica especial que o deixa balanceado e cheio de nutrientes, do jeitinho que os roedores precisam. Além disso, devemos lembrar que os animais domésticas levam uma vida bem diferente da rotina silvestre. 

Como possuem alimentos à vontade e não se exercitam tanto, a nutrição deve ser bem equilibrada. Para isso, conte sempre com a ração para hamster

hamster laranja

Petiscos e outras opções

Se você acha que seu peludinho ficará chateado por comer ração todo dia, não se preocupe. Esse tipo de alimento é muito atrativo para os pets. Assim, como explica a Dra. Mariana, a comidinha já é mais que o suficiente! 

Porém, se você quiser variar na alimentação do seu amigo, também é possível. A especialista passou algumas opções sobre o que os hamsters comem de petiscos saudáveis e seguros.

  • Feno de capim: o feno é um produto muito comum nas gaiolas de hamsters. Apesar de ter pouco valor nutricional, ele é importante para desgastar os dentes dos roedores. Por isso, ter feno à disposição é sempre uma boa ideia; 
  • Frutas: algumas frutas também estão liberadas para os roedores. Além de saborosas, possuem vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do organismo; 

Maçã, banana, morango e pêras podem ser dadas como petisco, em pequena quantidade. Porém, evite oferecer frutas cítricas ou muito aguadas para evitar problemas de saúde; 

  • Legumes e verduras: também são opções sobre o que o hamster come, desde que oferecidos sem sal ou sem nenhum tempero. A cenoura é um dos mais apreciados pelos roedores, e também deve ser dada como petisco, 
  • Petisco para hamster: você também pode dar um petisco para hamster quando quiser oferecer um agrado a seu amigo! Eles são encontrados em lojas especializadas, como a Petz.

Lembre-se que as opções acima devem ser petiscos e, por isso, oferecidas apenas em pequenas quantidades. Dessa forma, o que o hamster come poderá variar no cardápio de forma saudável! 

O que hamster não pode comer? 

Quem tem um peludinho em casa sabe que eles, muitas vezes, podem ser um tanto comilões. Por isso, é importante que o tutor fique atento para que seu pet não consuma algum alimento proibido para hamsters. Quer saber o que hamster não pode comer? Separamos uma lista com as principais proibições.

  • Alimentos ultraprocessados para humanos: esse tipo de produto contém excesso de sódio e gordura, o que pode ser prejudicial para o pet; 
  • Leite: apesar de ser um mamífero, o hamster adulto pode desenvolver intolerância a leite de outras espécies; 
  • Abacate, alho, cebola e chocolate: possuem substâncias tóxicas que podem deixar o hamster com graves problemas de saúde; 
  • Rações para outras espécies: cada ração possui sua formulação própria, com ingredientes específicos para aquele espécie. Se você oferecer ração de gato, cachorro ou outro roedor para seu dentucinho, ele pode desenvolver carência de nutrientes a longo prazo.

Por fim, não se esqueça que uma rotina saudável inclui exercícios diários, muita hidratação e, claro, uma boa dose de carinho! 

hamster mordendo

 

E se precisar de alguma ajuda para para saber o que hamster come, procure a Petz mais próxima! Em nossas lojas você encontra ração, gaiolas, brinquedos, acessórios e tudo que seu roedor precisa. Venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog