Curiosidades

Ouriço-do-mar: confira curiosidades deste animal exótico

Publicado em 10 de fevereiro de 2022

Tempo de leitura: 4min

Você conhece o ouriço-do-mar? Se você está pensando naquele animal redondo, que parece uma bolacha, frequentemente visto nas areias dos litorais brasileiros, está enganado. Apesar de serem considerados parentes próximos, eles não são o mesmo animal. 

peixes de água salgada nadando.

Pense em uma bola de tênis com espinhos: esse é o ouriço-do-mar. Ele pertence à classe Echinoidea, ou seja, é um invertebrado marinho encontrado em todos os oceanos ao redor do mundo. Ficou curioso? Então, continue na leitura para saber mais sobre este espinhoso. 

Principais características do ouriço-do-mar

Você consegue imaginar um ser que não aparenta ter sistema digestivo nem reprodutor? Confira as principais características do ouriço-do-mar

Reprodução

A reprodução do ouriço-do-mar ocorre por meio de grandes gônadas, que ocupam parte do corpo do animal. Elas são responsáveis por soltar gametas reprodutoras no ambiente. 

Portanto, a reprodução é feita de forma indireta e externa. Assim, a fêmea do ouriço-do-mar solta as larvas, que se alimentam sozinhas até se desenvolverem para a fase adulta.

Alimentação do ouriço-do-mar

O ouriço-do-mar conta com um sistema único de digestão, uma vez que ele possui a chamada “lanterna de Aristóteles”, órgão de mastigação capaz de raspar as algas presentes nas paredes das rochas. 

Ao grudar na sedimentação das rochas, a lanterna de Aristóteles entra em ação, raspando a pedra, encontrando partículas orgânicas em suspensão e separando o que é comida do que é sedimentação. 

O ouriço-do-mar na cadeia alimentar

Por ser um invertebrado marinho e se movimentar lentamente entre as algas, o ouriço-do-mar é comumente caçado por lontras e estrelas do mar.

Enquanto isso, ele é essencialmente herbívoro e detritívoro, alimentando-se de restos orgânicos e de outros animais, fazendo um processo de reciclagem para essas substâncias retornarem para a cadeia alimentar. 

Peixes de água salgada nadando.

Como o ouriço-do-mar se defende?

Os espinhos são a maior arma do ouriço-do-mar. Eles são usados contra predadores. Além disso, algumas espécies de ouriço-do-mar têm veneno, como a Echinometra lucunter, classe encontrada nas costas brasileiras, tornando a vida marinha mais perigosa. 

O ouriço-flor é o mais letal do mundo. O veneno liberado pelos espinhos é fatal até para os seres humanos, causando choque anafilático e convulsões.

Embora não haja muitos predadores naturais deste espinhento, ele é muito usado na culinária mediterrânea, compondo pratos da alta gastronomia Isso faz com que os humanos sejam predadores em potencial, uma das causas da redução da população de ouriço-do-mar.

Porém, se engana quem pensa que o marisco está em extinção por causa disso. Ele se espalha em proporção gigantesca, ocupando todos os oceanos. Como se alimenta de algas, elemento abundante nos recifes de corais, o ouriço tem comida suficiente para várias gerações, contribuindo para o equilíbrio dos recifes. 

O ouriço-do-mar enxerga pelos pés

Um estudo recente, feito da Universidade de Lund, na Suécia, quis saber como o ouriço-do-mar se defende. Afinal, o habitat é o fundo do oceano, onde não há muita incidência de luz. 

A pesquisa concluiu que o ouriço possui células sensíveis à luz nos pés, enquanto os espinhos servem como casulo e proteção não só dos “pés com olhos” como do corpo inteiro. Portanto, para fugir de predadores, ele se abriga em lugares escuros e foge ao menor estímulo de luz. 

Esses pés estão localizados em espinhos mais moles, logo abaixo da carapaça espinhosa, que é mais dura. Chamados de “pés ambulacrários”, eles são usados na movimentação, mesmo que lenta. 

Tempo de vida de um ouriço-do-mar

Entre as curiosidades sobre o ouriço-do-mar, é que ele pode viver mais de 200 anos se não for retirado do habitat. Porém, muitas espécies dos trópicos não vivem mais que 5 anos, quando atingem a fase adulta, com cerca de 160 mm de diâmetro. 

O ouriço-do-mar possui esqueleto

Apesar de ser invertebrado, ele possui um endoesqueleto que se funde com os espinhos, impedindo muitos movimentos. Por isso, o ouriço se move lentamente, assim como sua prima, a estrela-do-mar, que também é invertebrada, mas que, mesmo assim, efetua alguns movimentos para fugir dos predadores.

Ouriço do mar na praia.

E aí, gostou do conteúdo? Se quiser mais informações sobre outras raças e espécies de animais curiosos, como o ouriço-do-mar, siga nosso blog e o site da Petz

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog