Peixe sente dor? Saiba o que dizem os especialistas

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 2, 2020

Curiosidades
Peixe sente dor? Saiba o que dizem os especialistas
Tempo de leitura: 3 minutos

Quem gosta de biologia talvez já tenha ouvido falar que somente aves e mamíferos sentem dor. Mas será que peixe sente dor? De acordo com Ronaldo Neves Taveira, especialista em peixes da Petz, durante muito tempo, os cientistas acreditaram que peixes não teriam terminações nervosas o suficiente para interpretarem esse estímulo.

peixe betta com barbatanas longa

No entanto, novas evidências apontam que peixe sente dor, podendo inclusive manifestar comportamentos diferenciados por conta dela. Continue lendo para saber algumas curiosidades sobre os peixes.

O que é e por que sentimos dor?

Colocar a mão numa superfície muito quente, levar uma picada de abelha, apresentar uma cólica intestinal por algo que comeu e não caiu bem: qualquer pessoa que já tenha passado por uma dessas situações cotidianas sabe o que é dor. Mas você sabe por que ela ocorre?

A dor é um dos mecanismos de defesa do organismo. Ela serve para nos avisar que uma situação é perigosa ou que há algo de errado em nosso corpo. Ao colocar o dedo em água fervente, por exemplo, nossas células captam o estímulo e o enviam para nosso cérebro por meio dos nervos. 

No caso dos peixinhos, por muito tempo, os cientistas acreditaram que o sistema nervoso do peixe não teria as terminações nervosas necessárias para captar esses estímulos. Logo, juntamente com répteis e anfíbios, os peixes não seriam capazes de sentir dor.

Novos estudos mostram que os peixes sentem dor

Um dos primeiros estudos a contradizer a teoria de que peixe não sente dor partiu de uma observação. Conforme explica a Dra. Lynne Sneddon, pesquisadora da Universidade de Edimburgo, alguns peixes, como a truta, apresentam profundas mudanças fisiológicas e comportamentais quando expostos a substâncias nocivas.

A partir daí, o grupo de pesquisadores da universidade, em parceria com a equipe do Instituto Roslin, realizou uma série de testes no sistema nervoso dos peixes. Como resultado, eles descobriram que a truta possui 58 receptores na cabeça. Estes respondem a diferentes estímulos, incluindo os de ordem, mecânica, térmica e química. 

Nesse sentido, vale destacar que apenas reações a estímulos mecânicos não são o suficiente para provar a sensação de dor. Elas podem ser somente respostas reflexo do organismo. Já quando as mudanças comportamentais surgem de maneira mais prolongada, aí sim, é sinal de que peixes sentem dor

E foi isso que aconteceu no experimento. Quando os peixes recebiam a injeção de ácido acético nos lábios, as trutas passavam a esfregar a região nos pedregulhos e paredes do tanque. Ou seja, foi comprovado que peixe sente dor.

peixes em aquário

Como saber se o peixe está com dor ou outro incômodo?

A melhor maneira de saber se os peixes estão com dor ou com qualquer outro problema é observá-los com frequência. Como regra geral, qualquer mudança no comportamento dos habitantes do aquário é sinal de que há algo de errado. Fique atento a estes sintomas:

  • Nado irregular;
  • Falta de apetite;
  • Prostração;
  • Busca de ar na superfície do aquário,
  • Esfregamento do corpo em pedras ou no fundo do aquário.

Da mesma maneira, mudanças na aparência também indicam que é hora de procurar ajuda. É o caso do surgimento de feridas ou manchas brancas na pele dos peixes. Se isso acontecer, verifique os parâmetros da água do aquário e converse com um de nossos especialistas em peixes na Petz mais próxima a você. 

Lembrando que a melhor maneira de garantir o bem-estar dos seus peixinhos é manter os parâmetros da água do aquário adequados e estáveis. Então, deixe o aquário sempre em ordem a fim de manter o pet saudável.

peixe palhaço em aquário

Agora que você sabe que peixe sente dor, confira o blog da Petz e tenha acesso a tudo que precisa para manter o animal feliz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *