Cães

Pode pintar unha de cachorro? Saiba mais

Publicado em 26 de maio de 2020

Tempo de leitura: 3min

Com a popularidade das redes sociais algumas situações não muito convencionais passam a virar tendência. E esse é o caso de pet com unha pintada, um costume que começou na mídia, mas que agora bastante gente tem copiado. Mas será que pode pintar unha de cachorro

beagle com a pata levantada

A fórmula dos esmaltes para humanos possui ingredientes nocivos que prejudicam a saúde do nosso amigo de quatro patas. Mas por que as pessoas continuam usando isso em pets? Confira a seguir se pode mesmo pintar unha do cãozinho e quais os riscos dessa prática para os pets. 

Motivos para não pintar unha de cachorro

Apesar de parecer inofensivo, o esmalte possui ingredientes tóxicos que causam grandes problemas aos pets. Além disso, alergias também podem surgir nas patinhas de nossos amigos peludos.

Caso se pergunte se pode pintar unha de cachorro, outro motivo pelo qual não é recomendado usar esmaltes em animais é que cães possuem o olfato aguçado. Por esse motivo, o cheiro forte do álcool e outros ingredientes causam mal-estar ao pet. 

Além do mais, tanto gato como cachorro tendem a lamber a região das patas, o que faz com que parte do esmalte seja transferido para a boca do pet. Aliás, se o produto estiver seco, depois de um tempo craquela e os cães comem os pedacinhos secos de esmalte. Isso pode causar diarreias e vômito.

Outra razão para não pintar unha de cachorro são as chances da região da pata ter algum ferimento, corte pequeno ou até mesmo imperceptível. Isso porque os ferimentos podem se agravar ao passar ou remover esmalte.

Por isso, o ideal é não pintar unha do cachorro. Dessa forma, você garante a segurança e o bem-estar do pet.  

Mas caso tenha usado esmalte no peludo e só depois soube que não pode pintar unha de cachorro com esmalte de humano, certifique-se de que não causou nenhum dano ao cãozinho. 

Verifique, por exemplo, se há bolinhas na região das patas, se o cão coça ou lambe constantemente onde foi pintado. Se perceber algum desconforto no pet, leve-o imediatamente ao veterinário para maiores informações e tratamento adequado

cachorro em poltrona

Existe algum esmalte que pode passar na unha do pet?

Caso a sua vontade de pintar a unha de cachorro ainda exista, priorize comprar produtos hipoalergênicos. Mas fique atento: segundo estudos a maioria desses esmaltes na verdade não tem nenhuma diferença com o comum. 

Portanto, não pode pintar unha de cachorro com esmalte normal. Porém, se não quer arriscar usar nenhum dos dois, mas ainda tem vontade de pintar a unha do cão, o mercado pet já possui esmaltes específicos para animais domésticos. Apesar de não ser fácil encontrar, é a única forma segura de pintar as unhas do pet. 

Isso porque os ingredientes são pensados justamente para não prejudicar a saúde animal. Esse não é o caso dos esmaltes específicos para humanos, que são fabricados pensando na saúde de seres humanos. Portanto, se você deseja muito pintar a unha do peludo, compre produtos próprios para pet.

pata de cachorro

Agora que você sabe que não pode pintar unha de cachorro com esmaltes de humanos, mas sabe que existe o produto específico para animais, confira o blog da Petz. Desse modo, você fica antenado quanto ao bem-estar do seu amigo peludo e não põe em risco a saúde dele. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog