Cães

Por que o cachorro lambe o dono? Descubra!

Publicado em 23 de fevereiro de 2024

Tempo de leitura: 5min

Seu pet é daqueles que sai distribuindo “lambeijos” para quem estiver por perto? Ou é mais contido e só faz isso com você? Para a alegria de alguns e desespero de outros, os cães são lambedores natos! Entenda por que o cachorro lambe o dono!

galgo italiano.

Enquanto alguns não se importam e até recebem o gesto com alegria, outros ficam receosos de que o carinho esteja acompanhado de muitas bactérias. Mas você sabe por que o cachorro lambe o dono? E mais: será que o hábito realmente é prejudicial para a nossa saúde? Vem com a gente descobrir!

Por que os cães lambem as pessoas e outros animais?

Para responder a essa pergunta é preciso entender algumas características do cachorro. Quando em estado selvagem — e o mesmo ocorre em relação aos lobos —, os cães possuem o hábito de lamber uns aos outros.

Os motivos são diversos e estão intimamente relacionados à hierarquia da matilha e como os seus integrantes se relacionam entre si. E mais, o hábito de lamber nunca é visto como algo ruim! Confira as razões e comece a descobrir por que o cachorro lambe o dono:

  • para pedir comida: os filhotes costumam lamber a boca e o queixo da mãe quando querem comer. Essas lambidas estimulam a cachorra a regurgitar seu alimento para os filhotes;
  • para amenizar situações de conflito.
  • para identificar e manter o cheiro dos componentes da matilha: principalmente quando algum membro retorna para casa, os cães podem lambê-lo para que o cheiro da matilha. Assim, eles mantêm a unidade do grupo;
  • como reverência: os cães podem lamber aqueles aos quais ele tem adoração. É comum também se esfregarem no rosto ou orelhas desses animais;
  • para saber por onde o companheiro andou: no retorno para o lar, o cão que recebe o outro o lambe para sentir o gostinho de onde o parceiro esteve. É uma forma de obter muitas informações: se houve algum conflito, se outro animal está doente, etc.;
  • para chamar o parceiro(a) para o acasalamento: é uma forma de carinho entre casais.

Assim, quando o cachorro lambe o dono, pode estar querendo dizer alguma coisa citada acima: pode ser um simples gesto de demonstração de afeto e adoração, para comer ou descobrir para onde o tutor foi e se ele está de bom humor.

E o que significa o cachorro lambendo o pé do dono? Pode parecer nojento, mas os cães lambem os pés das pessoas porque gostam do gosto, para dizer que sentiram sua falta ou porque querem dizer que realmente gostam muito de sua companhia!

o que fazer para o cachorro parar de lamber meio

Faz mal deixar o cachorro lamber?

Uma das grandes preocupações das pessoas, principalmente quando se trata de crianças, é se as lambidas dos cães podem transmitir alguma doença. Do ponto de vista afetivo, receber lambidas de cachorros pode ser uma delícia. Já do ponto de vista da medicina, o consenso é de que bem não faz.

De acordo com alguns médicos, como o bacteriologista John Oxford, da Universidade de Londres, e o Dr. Leni K. Kaplan, da Faculdade de Medicina da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, a lambida de cachorro pode carregar microrganismos nocivos à nossa saúde.

É o caso, por exemplo, da Escherichia coli, da salmonela, da giardia e da campylobacter, responsável por quadros de gastroenterite, com sinais como vômitos, diarreia, flatulência e dor abdominal. Quem já teve giardíase sabe o quanto se passa mal!

Como tornar as lambidas mais “seguras”

Como visto, as lambidas de cachorro no rosto nunca serão 100% seguras, de modo que o melhor é ter um animal saudável em casa. Veja algumas medidas que podem contribuir para diminuir os riscos dos “lambeijos”:

  • mantenha a vacinação e a vermifugação do seu pet sempre em dia;
  • ao passear com o cachorro, não permita que ele se aproxime de lixeiras, fezes de animais, entre outros;
  • ao retornar do passeio com o pet, limpe suas patas, barriga, boca e bumbum com lenços umedecidos antissépticos próprios para animais;
  • leve o cachorro para consultas regulares no veterinário, a fim de verificar o estado de saúde dele e identificar precocemente qualquer doença.

Por que os cães se lambem?

Você já sabe por que o cachorro lambe o dono, mas e quando eles lambem a si mesmos, o que pode significar? Aqui também temos vários motivos, que podem ser físicos ou mentais.

É sabido que um animal entediado pode se lamber para passar o tempo, como uma mania. Assim, quando o cachorro lambe o dono e a si mesmo sem motivo aparente, pode estar precisando de distrações.

Além disso, se estiver ferido ou com alguma parte do corpo doendo, ele pode lambê-lo, tanto para limpar a ferida como para amenizar a dor, pois o ato de lamber, nos animais, libera endorfinas e acalma.

Claro, não podemos nos esquecer dos ectoparasitas que infernizam a vida do cachorro e de outros animais, principalmente as pulgas e carrapatos. Verifique se o peludo não está infestado!

o que fazer para o cachorro parar de lamber topo

Por que o cachorro lambe o dono já não é mais um mistério para você! Se notar que o comportamento pode ser por algum motivo preocupante, procure os veterinários das lojas da Petz, nossos profissionais saberão exatamente como ajudar!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog