Comportamento

Por que os gatos somem? Saiba o que fazer quando isso acontece

Publicado em 14 de março de 2019

Tempo de leitura: 5min

Carinhosos, afetuosos e muito fofos, os gatos conquistam seus tutores com seu jeito único. E, apesar de todo o amor e cuidado oferecido ao bichano, é comum sermos surpreendidos com a sua fuga, que muitas vezes, pode durar dias. Mas afinal, por que os gatos somem?

Se você pensa em adotar um gatinho, é muito importante entender o comportamento deste pet independente e curioso, além disso, compreender também como eles pensam e um pouco dos seus instintos. Conheça mais sobre os gatos e saiba, de uma vez por todas, porque eles não resistem a uma “escapada” de vez em quando!

por que os gatos somem

Gatos: animais quase domésticos

Apesar de serem bichinhos de estimação adorados em todo mundo, os gatos ainda trazem muitas características selvagens. E, como o felino se imagina o tempo todo em uma selva, seu conceito de casa também é diferente. Seu lar pode ser a casa de seu tutor, mas abranger também o terreno vizinho e os telhados da região.

Claro, ele ainda vai ter seus locais preferidos, como sua almofada ou uma cadeira da cozinha. Mas, para o gato, seu lar é o mundo, e quando sobe no telhado ou vai na árvore da esquina, para ele, ainda está dentro da sua casa!

Uma pequena fera em casa

Quem é tutor de gato não pode negar: eles são os reis da casa! Pois saiba que este pensamento não está muito longe da verdade para os bichanos. O comportamento de um gato doméstico é muito mais parecido ao de um leão que o do cachorro com um lobo, por exemplo. Isso porque gatos são muito territorialistas, aventureiros e curiosos. Frequentemente, somem porque estão explorando seu “reino”. Apesar da preocupação que seus hábitos podem causar, é impossível não se apaixonar por estas pequenas e adoráveis feras, não é mesmo?

A castração funciona em relação a fuga dos gatos?

Os benefícios da esterilização em pets são muito conhecidos e divulgados. Além de deixar o gato mais tranquilo e dócil, quando um gato castrado some, as chances de contraírem problemas de saúde diminuem e evitam a gravidez indesejada, contribuindo para uma criação mais saudável.

Mas, será que a esterilização ajuda a evitar fugas? A resposta é sim! Além do instinto natural do gato, muitos bichanos fogem na época do cio, buscando parceiros sexuais. Por isso, para evitar que seu gato suma de tempos em tempos, a esterilização é o primeiro passo. Até porque, ao deixar o gato mais tranquilo, diminui também a vontade que ele tem de buscar estímulos fora de casa.

por que os gatos saem

Sair de casa: pode ou não pode?

Esta dúvida é muito comum entre tutores que vivem em casas térreas ou apartamentos baixos. Apesar de ser muito bom para o bichano ter espaço para brincar e se divertir, permitir que o gato saia de casa não é recomendado, já que ele fica exposto a uma série de problemas, como:

  • Acidentes com quedas e atropelamentos;
  • Brigas, principalmente com outros gatos;
  • Doenças  como esporotricose, FIV, FeLV,
  • Dificuldades de voltar para casa.

Em relação a esse último risco, os gatos possuem ótimos instintos, e, muitas vezes, podem encontrar o caminho de casa através do olfato e da audição. No entanto, em alguns casos, certos fatores como chuva e outras mudanças no clima podem dificultar o seu retorno.

Por isso, o ideal é colocar uma coleira de identificação no seu bichano para o caso de escape. Além disso, mantenha sempre a carteirinha de vacinação e de vermifugação em dia, assim como o controle de ectoparasitas.

Meu gato sumiu, o que fazer?

Caso seu bichano tenha fugido de casa, não fique parado, esperando que ele volte por conta própria! O melhor a fazer é procurar por ele, já que, apesar de muito independentes, a rua pode ser perigosa para os gatos. Veja o passo a passo de como fazer isso:

1 – Chame seu gato

O primeiro passo é chamar seu gato, de sua casa. Muitas vezes, tutores costumam chamar pelo nome, ou fazer aquele “pst pst” característico, que os gatos reconhecem. Outra opção efetiva é fazer barulho com o pote de ração.

2 – Procure nas redondezas

Como o conceito de “casa” é muito extenso para os gatos, talvez ele esteja por perto. Mas atenção: algumas pesquisas indicam que gatos podem se sentir em casa em um raio de até 8km a partir do lar do tutor. Por isso, talvez seja necessário uma boa caminhada.

3 – Pergunte pelo seu gato

Pergunte a vizinhos se o gato esteve por ali. Isso pode dar uma indicação de para que lado o bichano foi! Também é indicado buscar em abrigos e casas de animais da região.

4 – Caso tenha um microchip, procure um veterinário

Para gatos fujões ou que saem com frequência de casa, um microchip é o mais indicado. Com ele, o veterinário pode buscar a localização precisa do pet.

5 – Espere

Se após a busca, não encontrar o bichano, o que resta é esperar. Há relatos de animais que ficaram dias, e até meses fora de casa, e depois voltaram, como se nada tivesse acontecido. Portanto, é um pouco difícil definir por quanto tempo é normal um gato sumir.

Quando reencontrar o seu bichano após uma fuga, é muito importante levá-lo ao veterinário para uma avaliação. Para quem tem mais de um gato, é recomendado, inclusive, deixar o “fujão” separado até que as suspeitas de doenças contagiosas sejam descartadas.

por que gatos somem

Por fim, agora que você já sabe porque os gatos somem, tenha em mente que quanto mais estímulos o pet tiver dentro de casa, menos motivos ele terá para sair. Sendo assim, não deixe de promover o enriquecimento ambiental com a ajuda de brinquedos interativos, arranhadores, prateleiras, etc. Seja como for, também é fundamental que tutores de gato certifiquem-se de que as janelas são teladas e de que o bichano não terá fácil acesso à rua.

Com essas medidas, assim como com a ajuda da castração, pode ter certeza que o gato ficará bem, dentro de casa, vivendo por muitos anos ao seu lado!

Para saber mais informações e curiosidades sobre o mundo dos gatos, não deixe de conferir os demais conteúdos da Petz e tornar a vida do seu companheiro ainda mais legal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog