Curiosidades

Quantas horas um cachorro dorme por dia?

Observar um cachorro dormindo é algo que costuma trazer uma sensação de aconchego e de tranquilidade. Além disso, é nessas horas que surgem algumas dúvidas como, quantas horas um cachorro dorme por dia?

Isso porque a situação também pode causar preocupação dependendo da frequência com que pegamos o pet tirando uma soneca. É por isso que é normal ter algumas dúvidas sobre quantas horas um cachorro dorme por dia e o que pode ser quando o pet, de repente, torna-se mais dorminhoco do que de costume.

Quantas horas é normal um cachorro dormir por dia?

Conforme explica o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais da Petz, não existe uma resposta exata para quantas horas um cachorro dorme por dia. 

“Assim como acontece conosco, depende do metabolismo individual do cão”, explica. Ou seja, enquanto alguns precisam de muitas horas para repor as energias, outros são mais agitados e dispensam cochilos ao longo do dia. O metabolismo, por sua vez, também tem a ver com fatores, como raça e idade.

Idade: saiba de que maneira ela pode influenciar

Ao lidar com filhotes de cachorro pela primeira vez, muita gente se surpreende com o quanto eles podem ser dorminhocos. Para quem já se perguntou quantas horas um filhote de cachorro dorme, Ítalo reforça que a média depende do metabolismo. 

“Em geral, filhotes muito jovens, com idade entre 30 a 40 dias, dormem cerca de 12 a 14 horas ao longo do dia”, diz. E o uso da expressão “ao longo do dia” não é à toa. Isso porque o tempo de sono do cachorro filhote costuma ser dividido em vários momentos, como após as brincadeiras. 

Nesse sentido, proporcionar uma rotina adequada, com passeios e atividades que estimulem comportamentos naturais caninos, contribui para que o filhote tenha mais sono à noite. No entanto, não se deve proibir os cochilos durante à tarde, já que eles são importantes para o pet nessa fase da vida.

Conforme o cachorro vai se tornando mais velho, esse tempo total de sono é reduzido para entre 8 a 12 horas por dia, podendo aumentar à medida que os anos avançam e o pet se torna idoso. 

Lembramos, no entanto, que esse número varia de cachorro para cachorro. Por isso, é importante levar o cães para consultas regulares com o veterinário a fim de orientações mais assertivas. 

É normal o cachorro dormir o dia todo?

Como visto, é normal cachorro filhote dormir muito. Uma vez que esse período é dividido ao longo do dia, muitos tutores têm a impressão de que o pet dorme demais. Entretanto, essas horas de sono são importantes para o desenvolvimento do filhote. 

Também em relação à percepção dos tutores, Dr. Ítalo diz ser comum achar que o pet está dormindo sem que isso seja de fato verdade. “É muito difícil distinguir se o cão está dormindo ou apenas com os olhos fechados, em repouso”, alerta. 

Em todo caso, se você suspeita que o cachorro dorme muito mais que o de costume, marque uma consulta com um veterinário. Isso porque, segundo Dr. Ítalo, alguns problemas de saúde também podem estar associados à sonolência, como o hipotireoidismo. Uma alimentação inadequada também pode levar ao sono excessivo.

E quando o cachorro não dorme, o que pode ser?

Se dormir demais é preocupante, a falta de sono não fica muito atrás. Ela ainda pode prejudicar a convivência com o tutor, que também precisa de boas noites de sono. 

Nesse sentido, o médico-veterinário destaca que, assim como acontece conosco, cachorro com sono e sem dormir causa irritabilidade, aumento do cortisol sérico, entre outras alterações. Como resultado, interferem no sistema imunológico, o que contribui para o surgimento de doenças infecciosas.

Muitas vezes, a falta de sono está relacionada a uma rotina pobre em atividades e em estímulos. É por isso que atividades como passear e brincar ajudam a gastar as energias do amigo de quatro patas e melhoram a qualidade de sono. 

Além disso, ao manter uma rotina regrada e com muitas atividades, você evita que o amigo de quatro patas cochile a maior parte do dia, o que também prejudica o sono durante a noite. 


Depois de conferir quantas horas um cachorro dorme por dia, confira outros artigos no blog da Petz que garantirão o bem-estar do pet!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

ESPÉCIES ENDÊMICAS

O que são espécies endêmicas? As espécies endêmicas são aquelas que têm uma distribuição restrita…

7 horas ago

O QUE É O IBAMA

O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, foi criado em…

7 horas ago

GATO PODE COMER KIWI

"Gato pode comer kiwi?". Essa é uma pergunta que pode surgir para quem tem felino…

8 horas ago

O QUE É POLINIZAÇÃO

Quando o assunto é plantas, um processo fundamental e muitas vezes subestimado governa a vida…

8 horas ago

O QUE FAZER COM OS ANIMAIS NA ENCHENTE

Prevenção: Preparando-se para possível enchente Quando se trata de se preparar para possíveis inundações, é…

8 horas ago

GATO PODE COMER ABOBRINHA?

Os gatos são conhecidos por sua seletividade alimentar e muitas vezes são vistos como carnívoros…

8 horas ago