Comportamento

Quantas horas um gato dorme por dia?

Publicado em 10 de setembro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Que os bichanos são preguiçosos, nós já sabemos. Afinal, os bigodudos passam boa parte do seu tempo entre sonecas e cochilos. Mas quantas horas um gato dorme por dia? Como saber se seu pet tem uma rotina saudável? 

gato dormindo

Se você está querendo saber conhecer melhor a biologia do amigo de quatro patas, está no lugar certo. Continue lendo para descobrir quantas horas por dia um gato dorme e outras curiosidades sobre os bichanos. 

Geralmente é um sono leve

Para compreender quantas horas um gato dorme por dia, precisamos entender melhor sua biologia. Quando olhamos para um bigodudo enquanto ele tira sua soneca no sofá, é difícil imaginar, mas os bichanos são pequenas feras. 

Estudos mostram que os peludos ainda guardam muitas características de seus antepassados. Esse fato vai ser importante para entender muitas coisas, inclusive seu sono. Isso porque, como os peludos são predadores, eles ainda estão alertas enquanto dormem. 

De acordo com pesquisas, 70% do tempo em que o gato está dormindo é, na verdade, um sono muito leve. Essa característica é muito favorável para as ferinhas, que podem precisar escapar de um ataque a qualquer momento. 

Porém, com esse tipo de soneca, eles precisam de mais tempo para se recuperar e ter um sono mais profundo.E como muitas vezes o sono é leve, é normal gato dormir muito.

Quantas horas um gato dorme por dia?

Agora que já sabemos por que os bichanos parecem tão dorminhocos, fica mais fácil entender quantas horas um gato dorme por dia. De acordo com especialistas, os peludos dormem, em média, 60% do seu tempo. 

Isso significa que eles passam cerca de 15h por dia de olhos fechados. Entretanto, esse número pode variar a partir de fatores como clima, saúde e idade do pet. Em alguns casos, os gatos podem dormir até 17h. 

Em outros, os bigodudos dormem mais ou menos o mesmo tempo médio de um ser humano adulto. Ficar de olho no sono do amigo é importante para acompanhar seu bem-estar! 

Achou pouco? 

Se você está se perguntando “gatos dormem quantas horas por dia?, provavelmente acredita que seu peludo é muito dorminhoco, não é mesmo? Assim, é normal se surpreender ao descobrir que os gatos dormem “apenas” 15 horas por dia. 

Porém, não podemos esquecer um ponto muito importante: os felinos, como predadores, possuem um comportamento notívago. Isso significa que os gato preferem dormir boa parte do dia e sair para caçar durante a noite. 

Sendo assim, muitas vezes os bichanos estão ativos enquanto os tutores descansam. Por esse motivo temos a impressão de que esses amigos de quatro patas dormem tanto! 

gato dormindo com os braços estigados e de barriga para cima

Fatores que podem influenciar o sono

Quando falamos sobre pets, precisamos lembrar que, assim como nós, cada um terá um estilo e uma personalidade. Por isso, é necessário conhecer bem o pet e saber quais são seus hábitos e práticas. Alguns hábitos influenciam para um gato dormindo muito. São eles: 

  • Clima: dias chuvosos e frios são naturalmente preguiçosos. Essa opinião também é compartilhada pelos peludos, que preferem dormir mais nesses climas. 
  • Idade: gatos filhotes dormem mais que os adultos. De acordo com estudos, os pets bebês podem dormir até 20 horas por dia. 
  • Estímulos: os gatos também podem ficar entediados e, nesse caso, dormirem demais. Um pet com estímulos provavelmente irá gastar boas horas do seu dia se divertindo. 

Conhecendo esses fatores fica mais fácil entender o sono do seu amigo. Lembre-se de oferecer sempre um ambiente saudável e estimulante para que seu pet tenha todo o bem-estar necessário. 

Quando há algo errado com o gato 

Se você acha que os hábitos do seu amigo estão estranhos, talvez seja hora de procurar um veterinário. Ninguém conhece um bichano melhor do que seu próprio tutor. Assim, você será a melhor pessoa para perceber qualquer mudança. 

Algumas doenças, como os problemas na tireoide, podem deixar o gato com sono e apático, fazendo com que ele durma mais que o normal. É importante lembrar que os gatos não gostam muito de demonstrar suas fraquezas. Por isso, fique de olho para saber quando o amigo precisa de ajuda. 

gato laranja dormindo

Depois de conferir quantas horas um gato dorme por dia, acesse o blog da Petz e saiba outras curiosidades a respeito dos bichanos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog