Quantos anos vive um porquinho da índia?

Postado por PETZ, em 02/04/2020

Curiosidades
Quantos anos vive um porquinho da índia?

Saber quantos anos vive um porquinho da índia é de grande necessidade para aqueles que pretendem adotar um animalzinho dessa espécie. Saber de sua longevidade faz com que os tutores conheçam mais a fundo os cuidados que o novo amigo demanda, para que vivam o máximo possível.

Os pequenos e adoráveis roedores vivem entre quatro e oito anos, dependendo de sua espécie e, também, de seu habitat natural. Os cuidados exigidos pelos porquinhos da índia são simples, mas podem fazer toda a diferença em seu período de vida.

porquinho da índia parado

Por viverem poucos anos, seu desenvolvimento é rápido. Eles já nascem com dentes e, no primeiro mês, atingem o período de reprodução. No quarto mês de vida, o porquinho da índia chega em sua fase adulta, onde o macho pesa 1 kg e as fêmeas, entre 800 e 900 g.

Enquanto o porquinho da índia adulto é ativo, a partir dos dois anos de idade o animal se torna mais calmo, apreciando ainda mais os carinhos de seu tutor do que as brincadeiras em sua gaiola, com os seus companheiros.

Doenças que atingem o animal

Assim como acontece com os adultos, os porquinhos da índia ficam mais suscetíveis a doenças quando chegam na terceira idade. Por isso, é importante levá-lo ao veterinário com mais frequência nessa fase, para evitar agravamentos.

Eles costuma sofrer com artrites, cataratas e doenças causadas pela ausência de vitamina C, uma vez que o organismo do animalzinho não produz a substância. Esse ponto, inclusive, é de grande atenção entre os tutores, já que é necessário dar alimentos ricos em vitamina C ao pet ao longo de sua vida.

Alimentação do porquinho da índia

A alimentação interfere muito em quantos anos vive um porquinho da índia. O animal é herbívoro, o que faz com que o tutor precise se atentar à dieta do bichinho. Capim e feno devem ser disponibilizados aos porcos da índia por 24 horas.

porquinhos da índia na gaiola

Verduras e legumes podem ser servidos crus ou cozidos no vapor, uma vez por dia. Agora, cenoura, couve-flor, couve, feijão, batata, e demais alimentos humanos são proibidos na dieta do porquinho da índia. No caso de optar por alimentá-lo com ração, consulte um veterinário. 

É importante manter uma dieta rica em vitamina C tanto para o porquinho da índia macho quanto para a fêmea, uma vez que eles não são capazes de produzir a substância por si só. Por conta dessa deficiência de vitamina, os porquinhos da índia são mais vulneráveis a escorbuto.

Porquinho da índia precisa ter atividades

É necessário que o porquinho da índia tenha uma vida ativa, uma vez que tem muita energia para gastar. É recomendado ter brinquedos de materiais macios, para que o bichinho possa carregá-los.

Túneis e brinquedos em que o porquinho da índia possa se esconder são os favoritos da espécie. Por outro lado, bolas deslizantes e rodinhas de exercícios devem ser evitadas, pois podem causar problemas de coluna no pet. 

O que seu porquinho da índia precisa está na Petz!

porquinho da índia na serragem

Agora que você sabe quantos anos vive um porquinho da índia e o que contribui para sua longevidade, basta colocar todas as nossas dicas em prática e garantir, assim, a melhor vida ao seu bichinho. E para brinquedos, alimentos e demais necessidades do seu amigo, conte com a Petz

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *