Cães

Raça de cachorro japonês: conheça 5 desses peludos

Publicado em 23 de março de 2021

Tempo de leitura: 4min

O melhor amigo do homem existe há centenas de anos em diversos locais do mundo todo. E algumas características e personalidades ainda estão relacionadas com a sua origem. Pensando nisso, conhecer raça de cachorro japonês é saber um pouco mais sobre a história desses incríveis cachorros. 

akita inu deitado

Quer conhecer a personalidade e a origem de diferentes raças de cachorro japonês? Continue lendo, selecionamos uma lista completa e falamos um pouco mais sobre a história de cada um!

Akita Inu 

A raça de cachorro japonês mais popular, principalmente na Ásia, com certeza é a Akita Inu. O nome desse cãozinho já remete ao lugar de onde ele surgiu, em Akita, no Japão. Inu também tem um significado e quer dizer “cachorro” em japonês. Era um pet utilizado como cão de guarda e de caça.

Quanto à personalidade do peludo, ele possui temperamento dócil e fiel. É um pouco reservado e gosta de ter certa independência. Por isso, se você quer um cão brincalhão e bagunceiro, com certeza esse pet não é o mais indicado. 

Aliás, o Akita é comumente lembrado como Hashi, o cachorro do filme Sempre ao seu Lado. Na história do filme, seu tutor morre e ele vai todos os dias à estação de metrô aguardar sua chegada, que nunca acontece. Após o filme, a popularidade dessa raça de cachorro japonês só aumentou!

Shiba Inu

Shiba Inu é o menor cão e o mais antigo do Japão. Apesar de ter origem indefinida, acredita-se que ele surgiu por volta dos anos 300 a.C. Aliás, há outros indícios arqueológicos de que, na verdade, o fofinho cachorro japonês exista há cerca de 3000 a.C.

Assim como o Akita Inu, esse animal possui personalidade independente. Apesar de ser reservado com desconhecidos, o pet é bem-humorado, brincalhão, mas possessivo e individualista. Há diversas variações nas quais é possível encontrar Shiba Inu branco, amarelo e preto.

shiba inu no pôr do sol

Spitz japonês

Muito peludinho e de pelagem branca, o Spitz japonês é uma raça de cachorro japonês muito querida. Segundo especialistas, o pet é uma variação do Spitz Branco Alemão, este foi levado para o Japão e lá desenvolveram a versão japonesa da raça. 

No entanto, sua origem é incerta, pois há dificuldade para rastrear sua origem por causa da Segunda Guerra Mundial, que ocorreu diversas destruições de registros. Muito alegre, brincalhão e inteligente, esse cãozinho está sempre atento e costuma aprender comandos com facilidade, além de ser obediente com o incentivo certo. 

Terrier japonês

O Terrier é uma raça de cachorro muito popular no Japão atualmente. Isso ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, no qual as famílias queriam uma companhia que exigisse pouca manutenção. Apesar da popularidade ter aumentado somente após uma guerra, essa raça de cachorro japonês, segundo pesquisa, existe desde 1700.

A raça é resultado de duas misturas, um primitivo Fox Terrier inglês e raças pequenas nativas do Japão. Esse cachorro japonês pequeno possui inteligência acentuada, além de ser animado e se adaptar facilmente a diferentes locais. 

Shikoku 

Essa raça de cachorro japonês é parente do Akita Inu e do Shiba. Desde 1973, o pet é considerado um tesouro do Japão. Sua criação ocorreu porque os japoneses queriam um animal para caçar veados e javalis, entre outros animais. Essa é considerada uma das raças mais puras, dado que a região onde foi criada restringia bastante seu cruzamento. 

Esse é um pet indiferente com estranhos, mas com o tutor adora trocar carinho e receber beijos. Além disso, a raça ainda possui instinto caçador e, por isso, precisa de brinquedos e atividades interativas e de busca. O cãozinho se dá bem com crianças e é adestrado facilmente. 

akita inu peludo

Saber raça de cachorro japonês é conhecer as características desses amiguinhos e saber um pouco mais da história do Japão. E, para mais conteúdos como este, confira o blog da Petz e tenha conteúdos incríveis em primeira mão!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog