Curiosidades

Raça de gato preto: confira 7 delas para se encantar!

Publicado em 20 de maio de 2021

Tempo de leitura: 4min

Se você já superou o mito de que gato preto dá azar, está na hora de conhecer sete exemplos de raça de gato preto que vão fazer você se apaixonar! 

gato preto olhando pra frente

Além da pelagem escura, os bichinhos têm em comum a amorosidade e o companheirismo com a família humana. 

Antes de apresentá-los, é importante lembrar que todos os felinos merecem carinho, independente da cor.   

Bombaim 

A aparência do Bombaim lembra um filhote de pantera, mas a comparação é só física mesmo porque o gatinho é bem sossegado. Ele costuma ser brincalhão e tem muita energia para gastar. Porém, também adora longas sonecas ao lado dos tutores. 

Outra característica marcante do felino é a curiosidade. Por isso, gosta de se aventurar pela casa, principalmente em guarda-roupas e armários. Além disso, adora acompanhar o humano, seguindo os passos dele. Tem o porte médio e o corpo musculoso, com uma estrutura óssea resistente. 

Persa 

Já a raça de gato preto Persa chama a atenção por conta dos pelos longos e do focinho achatado. São gatinhos sossegados e com temperamento dócil. O que mais gostam de fazer é ficar quietos no cantinho deles.

Devido à estrutura física, às patas curtas e aos ossos um pouco pesados, não são apreciadores de escaladas e nem gostam muito de pular como as outras raças. São ótimos companheiros para crianças, mas podem apresentar um comportamento arisco se forem muito perturbados ou apertados.   

Gato Exótico 

Conhecido como Shorthair, o gato Exótico é muito confundido com a raça de gato preto Persa. A principal diferença é a pelagem bem curta. Ele é um bichano com um estilo de vida tranquilo, sem muita agitação. Por isso, vive bem em ambientes menores, como apartamentos. 

Uma característica marcante são os olhos grandes e arredondados. O gatinho tem um porte médio, com um corpo robusto e forte, além de uma pelagem bastante fofa, como uma pelúcia.   

gato preto sentado

Gato de Pelo Curto Inglês 

O gato de Pelo Curto Inglês é outro bichinho bem amigável com os humanos. Ele costuma ser fiel e se apegar fácil aos tutores. Não é de buscar a atenção o tempo todo, mas, quando tem vontade de brincar, pode se aproximar com algum objeto. 

A pelagem é densa e espessa. Ele também é musculoso e robusto. Esse é um gato que gosta de se movimentar e pode fazer brincadeiras para se exercitar, mantendo um peso adequado.  

 

Gato de Pelo Curto Americano 

O Gato de Pelo Curto Americano destaca-se pela afetividade. Ele convive bem com as crianças, é brincalhão e gosta tanto de correr quanto de pular de lugares altos. 

Um cuidado importante é o controle do peso porque ele gosta muito de comer. Assim, é interessante que sempre se movimente bastante para evitar a obesidade.   

Angorá  

O Angorá é mais conhecido pela pelagem branca, mas existe o gato preto dessa raça. Ele é dócil e bastante amigável. Possui um comportamento explorador e adora gastar energia escalando móveis. 

Vive tranquilamente em apartamento, mas pode precisar de brinquedos para se distrair e se movimentar. Se for possível, é interessante passar por um adestramento, caso precise conviver com outros pets, como o cachorro.    

Maine Coon 

O que mais chama a atenção no Maine Coon é o tamanho. Essa é uma raça de grande porte, musculatura forte e atlética. Além disso, é um gatinho muito carinhoso e gentil quando fica perto da família humana. Ao mesmo tempo, costuma ser bem independente e gosta de passar um tempo sozinho. 

O bichano tem uma pelagem espessa e orelhas com tufos de pelos. Bastante vaidoso e com uma aparência de poder, ele gosta de balançar  a cauda longa e cheia por onde passa. 

gato persa preto

O que você achou dos exemplos de raça de gato preto? Gostou de conhecê-las? Você pode saber mais sobre o mundo dos felinos e de outros bichinhos de estimação no blog da Petz. Confira essa e outras novidades!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog