Ranking de Inteligência canina: saiba mais sobre esse tema polêmico

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 4, 2020

Cães
Ranking de Inteligência canina: saiba mais sobre esse tema polêmico
Tempo de leitura: 5 minutos

Pergunte para qualquer tutor que já tenha observado atentamente seu cachorro e ele com certeza lhe dirá que seu peludo é muito inteligente! Pouco importa se o cão é de uma raça – ou mesmo se é SRD – que não figura entre as mais inteligentes do mundo.

Ainda assim, a lista com o ranking de inteligência canina é bastante disseminada, nem que seja só como curiosidade. Mas você já se perguntou o que mede esse ranking, ou melhor, se ele deve ser levado em conta na hora de escolher o seu cachorro?

Quais são os critérios para o ranking de cães inteligentes?

ranking.inteligencia canina. criterios

Existe uma frase muito famosa, frequentemente atribuída a Albert Einstein, que diz que “se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai passar a vida toda acreditando que é estúpido”. Por isso mesmo, sempre que algo se propõe a medir a inteligência de uma espécie, é muito importante saber quais foram os critérios e os métodos.

No caso do famoso ranking de cães inteligentes, que coloca o border collie como o cachorro mais inteligente do mundo, o critério foi a facilidade que cada raça teria de aprender truques e de obedecer.

Conduzido por Stanley Coren, especialista em comportamento animal da Universidade da Colúmbia Britânica, o estudo foi feito com base em um extenso questionário desenvolvido por ele, e respondido por mais de 200 especialistas em provas de obediência canina. Entre os principais itens avaliados estão a quantidade de repetições necessárias para que determinada raça aprenda um novo comando, assim como o tempo de resposta para fazer isso.

Dessa forma, foram considerados mais inteligentes os cães de raças que, teoricamente, precisam de até 5 repetições para assimilar um novo comando, enquanto outras raças poderiam precisar de até 100 repetições.

A inteligência dos cães: confira as raças avaliadas

Como curiosidade sobre a inteligência dos cães, confira abaixo a relação de raças caninas de acordo com suas notas na avaliação feita por Stanley Coren. Lembrando que as raças aparecem na ordem de sua colocação no ranking:

Entre 1 a 10 (menos de 5 repetições e resposta imediata em 95% dos casos): Border

Collie, Poodle, Pastor Alemão, Golden Retriever, Doberman, Pastor de Shetland, Labrador Retriever, Papillon, Rottweiler e Australian Cattle Dog.

Entre 11 e 26 (entre 5 a 15 repetições e resposta imediata em 85% dos casos): Welsh Corgi Pembroke, Schnauzer Miniatura, English Springer Spaniel, Pastor Belga Tervuren, Schipperke Pastor Belga, Collie Keeshond, Braco Alemão, Cocker Spaniel Inglês, Flat-Coated Retriever, Schnauzer Standard, Spaniel bretão, Cocker spaniel americano, Weimaraner, Pastor belga-malinois, Berner Sennenhund (boiadeiro de Berna), Lulu da Pomerânia, Irish water spaniel (spaniel d’águas irlandesas), Vizsla e Welsh Corgi Cardigan.

Entre 27 e 39 (entre 15 a 20 repetições e resposta imediata em 70% dos casos): Chesapeake Bay Retriever, Puli, Yorkshire Terrier, Schnauzer Gigante, Cão d’águas português, Airedale Terrier, Bouvier des Flandres (boiadeiro de Flandres), Border Terrier, Welsh Springer Spaniel, Manchester Terrier, Samoieda, Field Spaniel, Terra-nova, Australian Terrier, American Staffordshire Terrier, Setter Gordon, Bearded collie, Cairn Terrier, Kerry Blue Terrier, Setter Irlandês, Elkhound Norueguês, Affenpinscher, Silky Terrier, Pinscher Miniatura, Setter Inglês, Pharaoh Hound, Clumber, Norwich Terrier e Dálmata.

Entre 40 e 54 (entre 25 e 40 repetições e resposta imediata em 50% dos casos): Soft-Coated Wheaten Terrier, Bedlington Terrier, Fox Terrier de Pelo Liso, Curly-Coated Retriever, Irish Wolfhound, Kuvasz, Pastor Australiano, Saluki, Spitz Finlandês, Pointer, Cavalier King Charles Spaniel, Pointer Alemão de Pelo Duro, Coonhound, American Water Spaniel, Husky Siberiano, Bichon Frisé, English Toy Spaniel, Spaniel Tibetano, Foxhound Americano, Otterhound, Greyhound, Pointer Griffon, West Highland White Terrier, Scottish Deerhound, Boxer, Dogue alemão, Bassê, Staffordshire Bull Terrier, Malamute do Alasca, Whippet, Shar-pei, Fox Terrier de Pelo Duro, Rhodesian Ridgeback, Ibizan Hound, Welsh Terrier, Irish Terrier, Boston Terrier e Akita.

Entre 55 e 69 (entre 40 e 80 repetições e resposta imediata 30% dos casos): Skye Terrier, Norfolk Terrier, Sealyham Terrier, Pug, Buldogue Francês, Griffon de Bruxelas, Maltês, Greyhound Italiano, Chinês Crested Dog, Dandio Dinmont Terrier, Basset Vendeano, Terrier Tibetano, Spaniel Japonês, Lakeland terrier, Old English Sheepdog, Cão dos Pirineus, Terrier Escocês, São Bernardo, Bull Terrier, Chihuahua, Lhasa Apso e Bull Mastiff.

Entre 70 e 79 (entre 80 e 100 repetições e resposta imediata e tendência à dispersão): Shih-tzu, Basset Hound, Mastim Inglês, Beagle, Pequinês, Bloodhound, Borzói, Chow chow, Buldogue inglês, Basenji e Afghan hound.

A (des)importância do ranking na hora da escolha do cachorro

ranking de inteligencia canina - na hora de escolher um cachorro

Para quem está em processo de adquirir ou de adotar um cachorro, saiba que a lista de inteligência canina deve ter pouquíssima ou mesmo nenhuma relevância na hora da escolha. E isso vale mesmo para os tutores que não veem a hora de ensinar ao seu amigo alguns truques.

“Qualquer cachorro de qualquer raça pode aprender. Vai depender da rotina, dos estímulos, das atividades e das recompensas que ele recebe”, explica a Dra. Karina Mussolino, médica-veterinária da Petz.

Ainda segundo ela, muito mais importante que o ranking de inteligência é pensar nas raças  com base nos principais cuidados com elas e em suas respectivas predisposições para certas doenças. Além, é claro, de avaliar os gastos a fim de identificar se você terá condições de proporcionar ao cachorro (de raça ou SRD) atenção, carinho e cuidados básicos de saúde, alimentação e higiene.

Outras formas de inteligência

ranking de inteligencia canina. duvidas

Lembra da famosa frase atribuída a Einstein mencionada anteriormente? Pois bem! O que cada vez mais a ciência vêm mostrando é algo que todo apaixonado por cachorro é capaz de afirmar, isto é, que cada pet é único e que a inteligência de cada um vai muito além da realização de truques.

Por exemplo, enquanto alguns cães são excelentes em resolver problemas por conta própria, outros são especialistas em ler e interpretar sinais humanos, usando isso a seu favor. Alguns estudos mostram que existem cães capazes até mesmo de alterar a própria expressão a fim de conquistar o tutor para levá-lo a um passeio ou dar a ele alguma guloseima! Vai dizer que um pet capaz disso não é inteligente!

É tudo uma questão de critério e de ponto de vista. Fique atento ao seu cachorro e é certeza que você vai se impressionar com ele.

Já em relação aos truques, não custa nada lembrar que TODOS os cachorros são capazes de aprendê-los. Para isso, basta que estejam com saúde, que você dedique seu tempo a isso e que recebam os estímulos adequados, como, por exemplo, os deliciosos petiscos para cães que você encontra na Petz. Procure a unidade mais próxima a você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentários

Luiz Montes - 12/12/2018

Gosto muito deste su site, até salvei ele como favoritos no meu navegador. Bons conteudos, site responsivo e rápido. Site muito top.