Cães

Rottweiler é bravo? 5 mitos e verdades sobre a raça!

Publicado em 08 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Com cara de bravo e corpo robusto, o Rottweiler geralmente é tido como um poderoso cão de guarda. Mas será que essa história é verdade? Rottweiler é bravo? Apesar de sua aparência intimidadora, essa raça pode ser muito amigável e companheira. 

rottweiler-e-bravo

Isso tudo sem perder a característica protetora, um traço clássico desse peludo! Quer descobrir se Rottweiler é bravo? Continue lendo! Conversamos com uma especialista que tirou todas as dúvidas sobre o assunto!

1. Rottweiler é bravo

Mito! Devido ao seu aspecto robusto, muitos tutores acreditam que Rottweiler é bravo! Entretanto, a Dra. Katia de Martino, médica-veterinária comportamentalista da Petz, explica que a história não é bem essa. 

De acordo com a especialista, as características da raça — como sua força, agilidade e fidelidade — fazem com que o cachorro Rottweiler seja um ótimo cão de guarda. Entretanto, a chave para a boa convivência está na criação de bons hábitos. Trata-se de uma raça muito fiel e companheira. 

Quando são bem sociabilizados, principalmente durante a infância, são dóceis e amigáveis, convivendo perfeitamente com outros membros da família, inclusive crianças! 

2. Rottweiler é perigoso

Mito! Outra história relacionada à aparência intimidadora da raça. Apesar de fortes e ágeis, o temperamento do cachorro Rottweiler não o faz perigoso. Assim como outras raças trabalhadoras, ele precisa de treinamento e sociabilização. 

Porém, quando recebe o tratamento correto, o Rottweiler é manso e se torna um ótimo companheiro para pets e pessoas de todas as idades! A dica é conhecer o cachorro e seus hábitos antes de qualquer interação. Até mesmo um pet amigável pode se assustar com um carinho ou brincadeira inesperada. 

Isso vale para qualquer cão, conhecido ou desconhecido, independentemente da raça. O segredo é saber interpretar os sinais do pet e não forçar uma interação indesejada! 

3. Rottweiler é um bom cão de guarda

Verdade! Conforme explica a Dra. Katia, algumas características do Rottweiler fazem dele um excelente cão de guarda! Afinal, além de forte e ágil, esta é uma raça extremamente fiel, que fará de tudo para defender sua família. 

Porém, vale lembrar que todos os cães de guarda precisam de um treinamento com um adestrador especialista. Como lembra a Dra. Katia, cães de guarda precisam ser equilibrados e saber atender a um comando. 

Cachorros agressivos geralmente apresentam problemas comportamentais e, por isso, precisam de um tratamento com um veterinário. Sobre o Rottweiler, o comportamento pode ser descrito como protetor, e não agressivo!

rottweiler-e-bravo

4. Rottweiler não se dá bem com criança

Mito! Apesar de, por natureza, essa raça não ser muito brincalhona, tudo depende da socialização. Se o pet conviver com crianças, especialmente quando ainda é filhote, ele se torna uma ótima companhia para os pequeninos. 

Mesmo os pets mais sérios podem participar dos carinhos e brincadeiras! A chave está na convivência, socialização e bons exemplos! O cachorro Rotweiller tem temperamento tranquilo quando criado em um ambiente saudável e cheio de amor

5. Rottweiler é uma raça inteligente

Verdade! Essa é uma das características mais marcantes deste cão. De acordo com um estudo publicado em 1994, o Rottweiler ocupa o número 9 em um ranking de inteligência das raças. 

Na verdade, esse traço ajuda o pet a cumprir as funções de um cão de guarda. Entretanto, vale lembrar que as características de cada cãozinho e a forma de tutoria também possuem muito impacto em sua personalidade.

Agora que você já descobriu se Rottweiler é bravo e outras curiosidades sobre a raça, pode conviver com este pet de forma mais harmônica. Se quiser aprender um pouco sobre a personalidade dos pets, confira as dicas abaixo! 

Como adestrar seu pet

Uma raça geralmente carrega algumas características em comum, inclusive em relação à sua personalidade. Porém, isso não significa que todo Rottweiler é bravo. A criação e o ambiente em que um cachorro vive influencia — e muito — na sua personalidade. 

Conforme explica a Dra. Katia, todo cãozinho deve conviver com pessoas, pets e lugares diferentes. Apresentar novas experiências é a melhor forma de tornar seu amigo de quatro patas mais amigável e divertido! 

Porém, se você estiver interessado em adestramento, saiba que essa é uma especialidade veterinária que só deve ser aplicada por profissionais. Um especialista saberá técnicas para deixar seu peludo equilibrado, atento e protetor sem perder as características dóceis e brincalhonas! 

rottweiler-e-bravo

Tem mais alguma dúvida sobre os peludos? Deixe nos comentários abaixo! Ficaremos felizes em responder. E para comprar tudo o que seu filho de quatro patas precisa, não deixe de visitar uma unidade Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog