Curiosidades

Sabia que existem vários tipos de ouriços?! Confira quais são!

Publicado em 10 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Você sabia que existem vários tipos de ouriços? Esse pequeno mamífero não é tão parecido com outros animais, peludos e fofinhos, por ter o corpo coberto de espinhos, mas é muito gracioso. Existe mais de uma espécie de ouriço, uma mais interessante que a outra!

Ouriço terrestre na mão de uma pessoa.

O que os diferentes tipos de ouriços têm em comum é a aparência. Entretanto as diferentes espécies são classificadas principalmente pela região de onde vivem e por algumas características morfológicas. Confira mais abaixo.

O que é um ouriço

A primeira coisa que precisamos diferenciar é o que é ouriço-terrestre e ouriço-do-mar. Mesmo que compartilhem o mesmo nome, o primeiro é um animal vertebrado (tem ossos), enquanto o segundo é invertebrado (não tem estrutura óssea) — e, claro, um vive na terra e o outro no mar.

O ouriço-terrestre é um mamífero, de temperamento tímido, mas dócil. É bastante famoso por ser frequentemente personagem de desenhos, lançando espinhos em quem o ameaça. Essas estruturas são como pêlos diferenciados que recebem uma cobertura vasta de queratina, que dá um aspecto duro e resistente.

Os espinhos são pontiagudos e cobrem a maior parte do corpo do animal, exceto a barriga e a cauda, que têm pêlos macios. Quando o ouriço se sente ameaçado, faz uma posição específica, impedindo que um predador consiga abocanhar a “bola de espinhos” que se forma.

Já o ouriço-do-mar vive em águas rasas ou profundas, e até mesmo se esconde no solo para fugir de predadores. Ele é redondo e coberto de espinhos venenosos que podem causar sérios danos a quem se espetar neles.

O ouriço lança espinhos?

Por mais que o ouriço seja apresentado nas telinhas como um animal capaz de lançar espinhos para se proteger, isso não é verdade. Esses pêlos duros são frouxamente fixados na pele, então, quando alguém entra em contato com o animalzinho, eles saem facilmente.

Por isso é tão comum vermos cães curiosos que foram “atacados” por ouriço. Provavelmente o cachorrinho tentou pegar o animal com a boca, mas os espinhos ficaram presos na cavidade oral. Ao soltar os pelos duros, o pequeno mamífero se defende e consegue fugir, e depois eles crescem de novo.

Tipos de ouriço-terrestre

Existem muitos tipos de ouriços que vivem na terra e eles vivem em diferentes hábitats. De uma maneira geral, os terrestres são animais silvestres (oriundos do Brasil) ou exóticos (que vieram de outros países).

Mesmo sendo um animal selvagem, esse mamífero, por ser dócil, acabou conquistando quem gosta de ter um bichinho não convencional como pet. Por isso, é possível ter um ouriço de estimação, como o pigmeu-africano, desde que devidamente legalizado. Confira algumas espécies de ouriço terrestres encontradas pelo mundo:

  • ouriço-cacheiro (encontrado no Brasil);
  • ouriço-escuro-oriental;
  • ouriço-de-amur;
  • ouriço-do-ventre-branco;
  • ouriço-pigmeu
  • ouriço-sul-africano;
  • ouriço-orelhudo da Índia;
  • ouriço de Gobi;
  • ouriço-do-deserto.

Ouriço do mar em cima de conchas.

Tipos de ouriço-do-mar

A maioria dos tipos de ouriços que vivem no mar tem forma arredondada, mas há aqueles que são achatados, conhecidos como bolacha-do-mar. Ao contrário do que se acredita no senso comum, eles não são levados com a maré. Os espinhos têm mobilidade e fazem esses animaizinhos chegarem a águas muito profundas.

Os ouriços-do-mar são criaturas realmente exuberantes e, entre as mais de 900 espécies conhecidas, cada um pode apresentar uma cor ou formato. Eles são classificados em regulares ou irregulares. Veja algumas espécies interessantes:

  • ouriço-do-mar comum;
  • ouriço-do-mar grande;
  • ouriço-do-mar-verde;
  • ouriço-de-fogo;
  • ouriço-do-mar-negro;
  • ouriço-do-mar-branco;
  • bolacha-do-mar.

Ouriço ou porco-espinho?

Os dois termos são considerados sinônimos como nome vulgar desses mamíferos espinhudos. Possuem grande variação de tamanho entre as espécies, possuindo desde alguns centímetros, como ou ouriço pigmeu africano, até mais de 80cm como o ouriço africano.

Apesar da grande coincidência da presença de espinhos, do nome vulgar e da localização de origem, o porco espinho africano é um roedor e o porco espinho pigmeu africano é um erináceo.

O ouriço-cacheiro

O ouriço-cacheiro é terrestre e está presente na maioria dos estados brasileiros. Ele é o tipo mais clássico desse pequeno mamífero: se você encontrou um bichinho desse no quintal ou seu cachorro apareceu com espinhos, provavelmente é essa a espécie envolvida no acidente.

É um animal de hábito solitário e noturno, que sai para caçar alimentos como frutas, raízes e sementes. Durante o dia ele costuma ficar imóvel na copa das árvores, descansando.

Ouriço terrestre na grama.

Como vimos, existem diferentes tipos de ouriços, mas todos são dotados de beleza e simpatia. As espécies do mar também nos encantam quando mergulhamos ou assistimos documentários! No blog da Petz, você encontra muitas informações sobre todas as espécies de animais!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog