Cães

Terapia com cachorros é cientificamente comprovada?

Publicado em 10 de julho de 2020

Tempo de leitura: 4min

Quem convive com animais de estimação sabe a alegria que eles proporcionam ao nosso dia a dia. Mesmo nos dias difíceis, uma abanada de rabo ou um convite para brincar já costumam ser suficientes para nos fazer sorrir. Pensando nisso, você sabia que a terapia com cachorros é de fato um método cientificamente comprovado?

cachorro terapeuta com paciente

Principalmente porque para crianças, adultos e idosos que se sentem sozinhos, a companhia de um pet é uma ótima maneira de aplacar a solidão. Continue lendo e saiba como a terapia com cachorros pode ser eficaz.

Conheça a Terapia Assistida por Animais (TAA)

Também conhecida como pet terapia ou cinoterapia, a Terapia Assistida por Animais é uma técnica cientificamente comprovada, cujo objetivo é ajudar a promover o bem-estar físico, emocional, social e cognitivo de pacientes. 

Ela pode ser recomendada em diversas situações, incluindo o tratamento de pessoas acamadas ou hospitalizadas, com deficiências físicas e/ou intelectuais, assim como de indivíduos com doenças psiquiátricas.

Em todos os casos, mais do que como um animal de estimação, o pet atua como um cuidador, ajudando a diminuir o medo e a ansiedade, que dificultam os tratamentos. Isso porque, além de tirar o foco do problema de saúde, estudos mostram que a interação com animais estimula a liberação de uma série de substâncias associadas ao bem-estar. 

É o caso, por exemplo, de dopamina, ocitocina e endorfina, sendo a última conhecida por seu efeito analgésico. De quebra, a terapia com cachorros também diminui os índices de cortisol, o hormônio do estresse.

cachorro com cara feliz

Como funciona a terapia com cachorros?

Como uma técnica, a terapia com cachorros possui uma série de protocolos que devem ser seguidos para ser considerada de fato eficaz. Ou seja, não basta colocar um paciente para interagir livremente com o pet de alguém. 

A interação deve ser intermediada por um profissional especializado, sendo que as atividades realizadas são escolhidas de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. Existem três modalidades principais de tratamento com cães de terapia:

  • Terapia Assistida por Animais (TAA): consiste num tratamento dirigido, com objetivos claros e previamente definidos. Por isso mesmo, deve ser recomendada e acompanhada por um profissional especializado;
  • Atividade Assistida por Animais (AAA): mais espontânea, é voltada para a socialização e distração do paciente, proporcionando benefícios emocionais para o tratamento,
  • Educação Assistida por Animais (EAA): recomendada especialmente para pacientes com deficiências cognitivas, nela o animal atua como um recurso pedagógico, estimulando a aprendizagem. 

Também na fisioterapia, a assistência de animais tem se mostrado eficaz na otimização do tratamento de crianças com deficiências físicas. Ao tornar as sessões mais leves e divertidas, o cão terapeuta ajuda a diminuir a resistência aos exercícios.

Como um pet pode se tornar um terapeuta?

Não há dúvidas de que o convívio com cachorros é capaz de trazer enormes benefícios à saúde dos tutores. No entanto, quando o assunto é a terapia com cães, é preciso ter em mente que, para exercer a função, os pets também precisam de uma “formação”. 

Nesse sentido, existem ONGs especializadas no treinamento de cachorros, para que se tornem terapeutas. Logo nos primeiros meses de vida do pet, esse treinamento tem foco especial na socialização do cão, uma vez que ele deverá lidar com diferentes tipos de pessoa e de interação. 

Vale lembrar que as questões sanitárias também são muito importantes! Além de treinados, os cães terapeutas devem ser devidamente vacinados, vermifugados e protegidos contra ectoparasitas. Como parte do protocolo, eles também devem tomar banho antes do atendimento, evitando a contaminação de ambientes clínicos e hospitalares. 

cachorro terapeuta labrador

Gostou de saber mais sobre a terapia com cachorros? Continue acompanhando o blog e as redes sociais da Petz para mais informações sobre seus pets favoritos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog