Tipos de cloro: quais são e como escolher o ideal

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 30, 2021

Curiosidades
Tipos de cloro: quais são e como escolher o ideal
Tempo de leitura: 4 minutos

Provavelmente, para a maioria das pessoas, o cloro utilizado nas roupas é o mesmo dedicado à limpeza do banheiro, por exemplo. Porém, o que muitos não sabem é que existem diferentes tipos de cloro, cada um com uma característica distinta. 

tipos de cloro

Porém, mesmo que cada tipo conte com uma composição própria, o objetivo tende sempre ser o mesmo: eliminar os micro-organismos, garantindo mais segurança para o uso. 

Por outro lado, cada um desses produtos age de uma forma distinta. Conhecendo cada um dos tipos de cloro, você poderá escolher o ideal para sua casa. Continue lendo para aprender mais sobre o tema!

Como classificar os tipos de cloro?

Hoje em dia, encontramos diversos tipos de cloro no mercado. Esses produtos passam por várias classificações diferentes, o que pode confundir o consumidor. Afinal, com tantas opções, não é estranho que fiquemos confusos sobre qual é o melhor para o que precisamos, certo? 

Para ajudar você a entender qual escolher e como usar cloro na piscina, a seguir, explicamos as qualidades e as indicações para o dicloro e tricloro — cloro orgânico, hipoclorito de cálcio — cloro inorgânico, hipoclorito de sódio. Vamos lá?

1. Dicloro e tricloro

Este é o ingrediente mais indicado para as piscinas externas. Também chamado de cloro orgânico, é um tipo de material que se diferencia dos outros por conta da composição.

A mistura de dicloro e tricloro possui diversas camadas de carbono. Essa característica é importante, pois garante ao produto maior resistência à radiação solar. 

Em outras palavras, esse é um cloro para piscina, em que a limpeza é mais lenta e duradoura. Afinal, o composto de carbono ativo é liberado lentamente ao longo dos dias. 

Por conta disso, tanto o dicloro quanto o tricloro são muito utilizados em piscinas com grande circulação de pessoas. Porém, encontramos ambos produtos em alguns formatos diferentes. Veja abaixo.

tipos de cloro

Cloro granulado ou em pó

O cloro granulado e em pó são muito utilizados nas piscinas externas. Eles podem parecer iguais, mas as texturas dos produtos são diferentes.

Isso quer dizer que você pode escolher aquele que mais te agradar, já que ambos possuem as mesmas qualidades: alta concentração ativa e ação prolongada —  características de cloros estabilizados, que precisam ser diluídos antes da aplicação.

Vale lembrar que esses tipos de cloro precisam ser usados periodicamente, sempre seguindo as indicações de cada água. Por exemplo, em uma piscina grande, durante os meses mais quentes, é recomendado usá-los uma vez por semana. 

Agora, se estiver cuidando da piscina durante o inverno, você pode usar o cloro em pó com um intervalo maior. Isso porque é difícil alguém entrar na água nos dias mais frios, não é mesmo?

Tablete ou flutuante

O tablete ou o clorador flutuante são os tipos mais comuns de cloro para piscina familiar. Isso porque, esses produtos podem ser encontrados em quantidades menores. Para usá-los, é só deixá-los boiando na água, sem precisar ficar de olho.

Por conta disso, esses tipos de cloro são os mais procurados. Porém, ao contrário dos outros que mencionamos acima, eles precisam ser utilizados com mais frequência, já que são vendidos em pequenas porções. 

2. Hipoclorito de cálcio ou cloro inorgânico

O hipoclorito de cálcio é outro dos tipos de cloro que você pode comprar. Ele é mais indicado para piscinas internas, em que a limpeza é feita somente ocasionalmente.

Também conhecido como cloro mineral ou inorgânico, diferentemente do tipo orgânico, ele é mais suscetível à radiação solar, ou seja, tende a durar menos tempo.

Por conta disso, esse é o queridinho de quem tem piscinas cobertas, já que a ação do sol é menor. Em locais abertos ou com grande circulação, é comum utilizar o hipoclorito de cálcio à noite, para uma limpeza geral. Esse tipo de cloro costuma ser encontrado no formato granulado. 

Saiba que é preciso ter um cuidado extra com a aplicação. Isso porque o cloro granulado deve ser dissolvido antes da aplicação na piscina. A ação é mais rápida, já que o hipoclorito de cálcio não é estabilizado. 

3. Hipoclorito de sódio

O hipoclorito de sódio é um tipo de cloro líquido, mas não é recomendado para piscinas. A ação é muito rápida: o produto evapora mesmo antes de realizar a desinfecção da água. 

Assim, se o seu objetivo é encontrar um tipo de cloro para purificar a água da sua piscina e aproveitar os dias ensolarados com a família, prefira os produtos que citamos acima.

tipos de cloro

Em dúvida sobre onde encontrar esses produtos? Na Petz, você conta com tudo isso e muito mais! Basta procurar a unidade mais próxima ou acessar nossa loja virtual. Venha conferir!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *