Aves

Conheça 5 tipos de galinha-d’angola

Publicado em 10 de outubro de 2021

Tempo de leitura: 5min

A galinha-d’angola está presente em diversas regiões brasileiras. A de plumagem cinza com pintinhas brancas é a mais popular, mas você sabia que existem mais de cinco tipos de galinha-d’angola diferentes?

tipos-de-galinha-da-angola

Se você é um apaixonado por aves, está no lugar certo. Vamos falar sobre esse animal, também chamado de capote, guiné, galinha-do-mato, pintada, entre tantos outros nomes. Também vamos listar cinco tipos de galinha-d’angola que habitualmente não vemos por aqui. Confira!

Qual a origem da galinha-d’angola?

Essa ave tão interessante tem origem na África Central e se espalhou pelo continente, chegando a Madagascar. Ultrapassou as fronteiras africanas com a chegada dos portugueses, que a disseminaram para outras partes do mundo como pássaros cativos.

O surgimento da galinha-d’angola também é explicado por uma lenda africana. Segundo esta, as aves viviam em harmonia, até que um dia a inveja se instalou. As aves queriam ser bonitas como o melro, e para retribuir a admiração, o pássaro determinou que todas que fizessem o que ele ordenasse teriam a sua beleza.

Mas a galinha-d’angola passou a desrespeitar as ordens, então o melro a rogou uma praga dizendo que ela seria eternamente magra, fraca e com as pintas do leopardo. Assim, ela seria devorada pelo felino, por ele não suportar a ideia de ter outro animal com suas pintas. 

Daí vem o canto da galinha-d’angola, que soa como se ela estivesse dizendo: “Tô fraco”. As suas pintinhas brancas na plumagem e o corpo sempre esbelto também se justificam a partir dessa história.

Convenhamos que essa praga nem foi tão terrível assim! Afinal, o canto engraçado e a plumagem pintada são marcas registradas que tornaram essa ave tão popular e querida pelas famílias brasileiras. 

Como elas vivem?

Os tipos de galinha-d’angola mais comuns vivem em bandos e possuem uma organização interna de sobrevivência. Cada grupo tem um líder, que tem o papel de vigiar ao redor enquanto os outros se alimentam. Só após confirmar que está tudo tranquilo ele participa do banquete. 

Esses bandos só se separam na época do acasalamento, quando passam a andar em duplas. O filhote da galinha-d’angola nasce após 26 ou 28 dias de incubação dos ovos.

Como são onívoras, essas aves se alimentam de orgânicos, como grãos e outros vegetais, além de animais, como larvas, vermes e minhocas. Daí a facilidade de criá-las, afora o fato de conviverem bem com outras espécies e serem resistentes a qualquer tipo de clima. 

Uma curiosidade é que a galinha-d’angola voa baixo, assim como as galinhas domésticas mais tradicionais. Para percorrer grandes distâncias, dependem do deslizamento e de lugares mais altos. Mas será que todas são assim? Confira a seguir cinco diferentes tipos de galinha-d’angola.

tipos-de-galinha-da-angola

5 tipos de galinha-d’angola

Como se não bastasse a beleza e popularidade da galinha-d’angola pintadinha que nós conhecemos mais de perto, existem mais cinco tipos diferentes dessa espécie, todos ainda encontrados na África. Veja a seguir.

1- Galinha-d’angola Fraca-Cristata

Esse tipo é encontrado em florestas, bosques e savanas na África. Sua característica principal é a presença de plumas pretas no topo da cabeça. O corpo possui pintas brancas, assim como as que conhecemos de perto, porém o tom de cinza é mais escuro. 

Seu comportamento é agressivo, portanto, nem pensar em tê-las no quintal da sua casa, ok? Ao crescerem, podem chegar até 50 centímetros de altura, um pouco menor do que a Capote.

2 – Galinha-d’angola de Peito Branco

Essa ave é a espécie mais rara de aves da Guiné, localizada na África Ocidental. É encontrada apenas em uma região da Costa do Marfim: Gana, Guiné, Libéria e Serra Leoa.  

A galinha-d’angola de Peito Branco possui corpo preto, cabeça vermelha e pescoço e peito brancos, além de cauda e pernas longas. Os machos são maiores e possuem esporas nas pernas. 

3 – Galinha-d’angola Plumífera

Elas são encontradas em florestas da África Central e possuem semelhanças com a Fraca-Cristata. A diferença é que a crista preta é mais reta e não enrolada. Possui altura um pouco maior que as outras.

4 – Galinha-d’angola Negra

As informações sobre a galinha-d’angola negra ainda são poucas, por viverem isoladas. É inteiramente preta, com cabeça e pescoço sem pluma e rosados. Possuem crista e pernas curtas.

5 – Galinha-d’angola Vulturina

Pode ser considerada uma galinha-d’angola gigante, por ser a mais alta de todos os tipos, chegando a medir de 61 a 71 centímetros. Assim como a Plumífera, está presentes em florestas da África Central.

A  beleza da galinha-d’angola Vulturina encanta. O seu peito é azul e o resto do corpo é preto coberto de branco. As características marcantes também estão presentes nela: pintas brancas e pescoço e cabeça sem plumagem.

tipos-de-galinha-da-angola

E aí? Tinha ideia da existência de tantos tipos de galinha-d’angola? É impressionante como a natureza é rica em diversidade! Se você quiser saber mais sobre outros animais exóticos, acesse o blog da Petz e divirta-se.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog