Confira 10 tipos de tosa para Shih-tzu

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 20, 2021

Cachorros
Confira 10 tipos de tosa para Shih-tzu
Tempo de leitura: 5 minutos

Se tem uma raça de cachorro ideal para conviver com famílias que tenham crianças, é a Shih-tzu. O temperamento divertido e carinhoso faz deste um pet muito fofo, sem falar na sua aparência sempre linda. E para manter os pelos do pet sedosos, nada melhor do que conhecer os tipos de tosa para Shih-tzu.

tipos-de-tosa-para-shih-tzu

Se você tem um desses em casa, continue a leitura para conhecer os vários tipos de tosa que contemplam os cães de todas as idades. Vamos listar dez opções para você escolher quando tosar seu Shih-tzu. Uma coisa é certa: seja qual for o tipo que você preferir, seu amiguinho peludo permanecerá bonito.

Qual a origem do Shih-tzu?

Essa é uma raça de cachorro pequena originária do Tibete e da China, cuja tradução é “cachorro-leão”. É fruto do cruzamento entre as raças Lhasa Apso e Pequinês e tem como marca registrada os pelos longos e vastos.

Inclusive, o histórico das raças originárias do Shih-tzu é o melhor possível! O Lhasa Apso já foi considerado símbolo de sorte pelos monges tibetanos, que presenteavam os nobres com exemplares da raça. 

Já o Pequinês aparece em escritos coreanos de 4 mil anos atrás e era o preferido das famílias imperiais da China e dos budistas até o século 8. A admiração pela raça era tanta que o Pequinês já foi intitulado o cão oficial do budismo nesse mesmo período.

tipos-de-tosa-para-shih-tzu

Como cuidar da aparência do Shih-tzu

Os cuidados necessários para o bem-estar dessa raça são os mesmos para qualquer animal: tratá-lo com respeito e carinho, oferecer alimentação adequada, possibilitar que ele tenha um espaço digno de convivência e levá-lo para consultas com o veterinário. 

Porém, também é importante cuidar da sua pelagem para não ter nós nem doenças de pele. Uma das maneiras de garantir a saúde do animal sob esse aspecto é levá-lo frequentemente ao pet shop. Um banho com produtos especializados e a tosa para Shih-tzu são imprescindíveis para manter o animal saudável e bonito.

Vamos listar abaixo dez opções de tosa com o objetivo de te colocar a par dos tipos de tosa para Shih-tzu que podem ser realizados no seu pet. Ao conhecer as possibilidades, você estará preparado para solicitar ao groomer o tipo que você preferir. 

10 tipos de tosas para Shih-tzu

Existem tipos de tosa para Shih-tzu fêmea, filhote, para o verão e muitos outros segmentos. Os equipamentos utilizados são a máquina, o pente e a tesoura. Em muitos tipos, o resultado final é um lindo penteado, com tranças e coques. Confira:

1 – Tosa padrão

É o tipo mais conhecido, por ser muito utilizado em cães que participam de concursos de beleza de animais. Os pelos ficam lisinhos e comportados devido a uma série de hidratações. A finalização exige corte e escovação. A vantagem da tosa padrão é o conforto.

2 – Tosa bebê

Até um ano de idade, os pelos de todas as raças sofrem bastante mudança, e isso provoca muitos nós. Então, a tosa do Shih-tzu será para pelo curto, simulando o tamanho da pelagem dos filhotes.

Esse tipo se desdobra em três tipos de tosa bebê para Shih-tzu: a tosa bebê alta, a tosa bebê média e a tosa bebê curta. Essa diferenciação faz referência ao tamanho dos pelos.

3 – Tosa longa

A tosa longa requer paciência e muita delicadeza. Isso porque muitos tutores não cuidam adequadamente dos pelos do seu pet, que acabam ficando com muitos nós. Então, para conseguir o efeito de manto, o profissional precisa desembaraçar com os dedos ou pente apropriado, com a ajuda de condicionador animal. 

4 – Tosa de leão

Essa maneira de como tosar Shih-tzu é tão popular quanto a padrão, também chamada de tosa de pelúcia. Todo o pelo que cobre o corpo, as patas e a cauda é tosado. O pelo fica longo apenas na região da cabeça, sendo escovado até ficar mais volumoso, assemelhando-se à juba do leão.

5 – Tosa japonesa

Essa é a tosa exclusivamente voltada para a aparência, por isso, é ideal para os cachorrinhos que usam roupinha. Os pelos das orelhas permanecem longos, e as patas, muito peludas. A característica desse tipo de tosa é que os pelos ficam arredondados ou triangulares. 

6 – Tosas com coques, rabos ou tranças

Voltadas para os pets de pelos médios e longos, as tosas com coques, rabos ou tranças são muito usadas em animais que fazem competição. Esses penteados são muito charmosos e permitem que o rosto do cachorro fique mais evidente. 

7 – Tosa higiênica

Ela é obrigatória para qualquer cachorro porque consiste em tirar um pouco os pelos da barriga, da região traseira e da virilha. Isso evita que as fezes e a urina fiquem impregnadas nos pelos.

Os pelos da parte inferior das patas também são tosados. Isso é de extrema importância porque protege o cão contra escorregões em pisos lisos. As orelhas são limpas e ficam livres de ácaros e, por fim, os pelos do rosto são aparados para não atrapalharem a visão. Então, a tosa higiênica não deve ser só para o Shih-tzu.

8 – Tosa para o rosto

A raça apresenta uma certa sensibilidade nos olhos. Eles são muito vulneráveis a ponto do globo ocular correr o risco de saltar para fora. Por isso, a tosa para o rosto não deve ser feita por qualquer pessoa e nem de forma frequente, porque os pelos protegem os olhinhos.

9 – Tosa de verão

A recomendação dos veterinários é não deixar o pelo muito curto, porque deixa a pele desprotegida do sol. Mesmo que a gente tenha a impressão de que o pet sofra muito em clima quente por causa dos pelos longos. O ideal é encontrar o meio-termo.

A tosa do Shih-tzu no verão feita de forma correta é aquela que deixa os pelos em tamanho médio ou longo. Não se preocupe, o cão tem origem no Tibete, lugar que varia entre o clima quente e frio. O que deu a essa raça a capacidade de se adaptar bem aos dois climas.

10 – Tosa de inverno

Como já vimos, a pele dessa raça costuma ser muito sensível e pode ficar vulnerável também nos dias de muito frio. A tosa de inverno deixa os pelos longos, e cabe ao tutor cuidar para que os nós não apareçam.

tipos-de-tosa-para-shih-tzu

Como vimos, os lindos pelos longos do seu pet possibilitam abusar da criatividade e realizar diversos tipos de tosa para Shih-tzu. Na loja da Petz, você encontra produtos de ótima qualidade para cuidar dos pelos do seu pet da melhor forma. 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *