Cães

Acesse aqui e saiba tudo sobre Pinscher

Publicado em 22 de julho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Com fama de bravo, estressado e encrenqueiro, este pequeno cão conquistou o coração de muitos tutores no Brasil e no mundo. Por isso, se você quer ser ou já é tutor de um, é importante saber tudo sobre Pinscher

pinscher de perfil.

A expressão que mais faz referência ao Pinscher é “50% ódio, 50% tremedeira”. Será que é isso mesmo? O Pinscher é tão briguento e agressivo como dizem? Então, por que ele é tão popular? Para entender tudo sobre Pinscher, continue lendo nosso artigo!

História da raça

Ninguém sabe ao certo sobre o surgimento da raça. Alguns especialistas acreditam que o Pinscher surgiu na Alemanha, há mais de 200 anos. No entanto, existem pinturas muito mais antigas com cães parecidos com um cachorro Pinscher, o que leva a crer que a raça é mais velha que isso. 

Originalmente uma raça de trabalho

Antigamente, antes da Primeira Guerra Mundial, o cão Pinscher era utilizado para caçar roedores em fazendas na Alemanha. Era considerado muito bom caçador e trabalhava 24h incansavelmente.

Popularização

Após a guerra, houve uma redução no número de representantes da raça na Alemanha, mas já existiam grandes apaixonados pelos pequenos cães nos Estados Unidos, que o popularizaram pelo mundo todo. Contudo, isso não é tudo sobre Pinscher. Veja mais curiosidades sobre ele! 

Personalidade

A fama faz jus, em partes, à personalidade do Pinscher. Como é muito territorialista e protetor ao extremo, não distingue muito bem as ameaças reais de pessoas ou outros animais que estão só tentando se aproximar da família ou passeando na rua.

Além disso, tem grande apego a uma das pessoas da casa e afasta todos da família que tentam chegar perto desse indivíduo. Como não gosta de ser contrariado, às vezes, pode até morder esse ente mais querido, sendo uma das mais marcantes características de Pinscher.

Crianças são criaturas barulhentas e que agarram os pequenos cães contra a vontade. Então, para o Pinscher, elas são ameaças. Sendo assim, para o peludinho se acostumar com os mais jovens, é preciso socializá-lo desde cedo.

Inteligência

Stanley Coren, neuropsicólogo, PhD e professor de Psicologia na Universidade de British Columbia, desenvolveu um ranking de inteligência de raças de acordo com um teste. O Pinscher está em 36º lugar, entre 133 raças.

Essa colocação é muito boa. A avaliação sobre o Pinscher mostrou que ele precisa de poucas repetições para aprender um comando e treinamento moderado para não esquecê-lo. Porém, ainda não falamos tudo sobre Pinscher. Confira mais, a seguir!

Saúde

O Pinscher é um cão de proporções médias e harmoniosas. Isso favorece o sistema músculo esquelético para não ter doenças musculares ou ósseas, com exceção da luxação de patela, que é o deslocamento do osso do joelho do local normal.

Por isso, é preciso fazer com que ele pule menos, principalmente de móveis altos. Para o Pinscher, alturas de 50 a 60 cm já são o dobro dele e podem ser perigosas. O melhor é colocar rampas ou escadas para ele subir e descer de grandes obstáculos.

pinscher brincando em gramado.

Outro problema de saúde muito comum no Pinscher é a atrofia progressiva da retina. Trata-se de uma doença genética e progressiva que faz com que os fotorreceptores do olho entrem em um processo de morte celular que culmina com a cegueira do pet.

Infelizmente, essa doença não tem cura. O início é silencioso e com sinais sutis, como a pouca visão noturna que passa a ser diurna e termina na cegueira. No geral, o quadro inicia-se até os cinco anos e não tem predileção ao sexo do animal.

Nos filhotes de Pinscher, é preciso ficar atento ao fechamento da fontanela, também popularmente chamada moleira. Pode ocorrer uma alteração congênita que provoca o não fechamento completo da calota craniana. Nessa região, parte do cérebro fica desprotegida.

Essa alteração não causa nenhuma doença, mas pode ser perigosa se o pet bater a cabeça. Então, atenção redobrada ao manipular o bichinho, principalmente quando ele estiver no colo de crianças. Cuide para ele não cair e ter um trauma crânio encefálico.

Coloração

A raça Pinscher é conhecida na cor preto com marcações em marrom, como o Dobermann e o Rotweiller. Porém, também pode ter colorações sólidas, nos tons preto, caramelo, vermelho e marrom. Porém, o branco pode ocorrer, mas é raro.

Expectativa de vida

O Pinscher é um dos cães mais longevos que existem, junto do Chihuahua e do Poodle, podendo atingir facilmente 15 anos. Isso depende de como ele é tratado, claro. Visitas constantes ao veterinário, boa alimentação e atividades físicas rotineiras são importantes.

Tamanho

O Pinscher tem classificação de tamanhos em 0, 1, 2 e miniatura. O 0 é o menor, com até 2,5 kg quando adulto. O 1 tem até 3 kg. O 2 chega a até 4 kg, enquanto o miniatura pesa até 6 kg.

pinscher de roupinha.

Hoje, você aprendeu tudo sobre Pinscher. Nas lojas da Petz, temos rações, brinquedos, guias do tamanho ideal para a raça, petiscos especiais para adestramento e muito mais. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog