Conheça 5 curiosidades sobre a visão dos gatos

Postado por PETZ, em 01/07/2020

Curiosidades
Conheça 5 curiosidades sobre a visão dos gatos

A visão dos gatos é mais um fato surpreendente sobre os bichanos. Tais peludos são conhecidos por sua capacidade atlética. Afinal, qual outro pet consegue dar saltos tão elegantes quanto os felinos? Mas será que os bigodudos também enxergam bem? Como eles veem o mundo? 

gato com olho azul penetrante

1. Gatos enxergam bem?

Quem tem um felino em casa compreende perfeitamente por que os bigodudos são inspiração para heróis de quadrinhos. Os gatos possuem incríveis habilidades atléticas e, muitas vezes, parecem ter um sexto sentido. Mas como o gato enxerga? Será que a visão do pet é boa? 

A Dra. Suelen Silva, médica-veterinária da Petz, explica que esse é um conceito complicado. É muito difícil comparar a visão de gato com a nossa, porque o modo como os felinos compreendem o mundo é bem diferente. 

“Os sentidos se complementam, agindo em uma combinação perfeita”, afirma a especialista. Assim, ainda que os olhos dos bichanos possuam algumas desvantagens, isso não atrapalha em nada a desenvoltura dos gatos. 

2. Gato enxerga em preto e branco? 

Uma pergunta muito comum no mundo pet é se os gatos enxergam em preto em branco. A Dra. Suelen explica que apesar de essa ser uma confusão comum, os bichanos não enxergam o mundo como uma fotografia antiga. 

O equívoco se dá porque eles realmente não veem as mesmas cores que os humanos. “Enquanto nós possuímos três tipos de células fotorreceptoras, captando as cores azul, vermelho e verde, os gatos possuem apenas dois”, comenta a especialista. Assim, os felinos enxergam através de uma combinação limitada de tons. 

Não há um consenso em relação a quais cores os gatos enxergam, mas a maioria dos cientistas acredita que eles só possuem receptores azuis e vermelhos. Isso significa que quando o pet observa algo verde, ele provavelmente vê um objeto acinzentado, puxado para outro tom. 

gato olhando atento

3. Gatos são míopes? 

Esse é outro mito comum entre os gateiros: todos os bichanos seriam míopes. Será que isso é uma verdade sobre a visão dos gatos? A Dra. Suelen explica, mais uma vez, que a história não é bem assim. 

É verdade que os felinos enxergam mais embaçado que os humanos, especialmente em grandes distâncias. No entanto, chamar os bigodudos de míopes é um equívoco, pois não há nada de errado com a saúde ocular de nossos amigos. Para se fazer uma comparação, costuma se dizer que a visão dos gatos é 20/100 em relação à humana. 

Isso significa que o peludo enxerga a uma distância de 20 metros como você enxergaria a 100 metros. Entretanto, não há motivos para ter pena do gatinho. Há muitos outros quesitos que os felinos se destacam, e a visão embaçada não atrapalha seu bem-estar. 

4. Gatos enxergam no escuro? 

Não precisa ser um tutor experiente para saber que gato enxerga no escuro, não é mesmo? Os felinos possuem hábitos noturnos e, por isso, muitas vezes são vistos passeando com as luzes apagadas. 

A Dra. Suelen explica que é verdade que a visão de um gato é excelente para enxergar sem muita luminosidade. O que ocorre é que ele possui uma quantidade alta de uma célula chamada bastonetes, responsável por captar luz. 

“Além disso, possui uma camada chamada tapetum lucidum, que funciona como um refletor de luz. Isso aumenta a capacidade de o gato enxergar à noite”, complementa a veterinária. É por esse motivo que no escuro os olhos dos gatos parecem faróis: eles estão refletindo a luz captada. 

5. Gatos possuem uma visão ampla? 

A visão do gato pode até não se destacar quando o assunto é profundidade, mas e a amplitude? Muita gente não sabe, mas a visão de diferentes espécies pode variar nesse quesito. 

Alguns coelhos, por exemplo, podem enxergar quase 360°, o que dá a eles uma excelente visão panorâmica. As corujas, em comparação, enxergam apenas 50° e, por isso, podem mexer seu pescoço com tanta facilidade. 

Nesse quesito, os felinos possuem uma leve vantagem em relação aos humanos, como os gatos enxergam em ângulo de visão de 200° em comparação com os 180° dos humanos. Essa característica é uma herança do passado predador dos bichanos e ainda é muito útil quando nossos amigos atacam seus brinquedos preferidos.

gato com o olhar atento

Conhecendo a visão dos gatos ficamos ainda mais impressionados com os bichanos! Esses pequenos bigodudos são seres incríveis, cheios de segredo e, claro, muito charme. E para mais conteúdo sobre curiosidades e bem-estar animal, confira o blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *