Dicas

5 dicas de cuidados com o furão de estimação

Publicado em 09 de abril de 2019

Tempo de leitura: 4min

Ainda pouco comuns no Brasil, os ferrets estão entre os pets mais populares nos Estados Unidos. Segundo uma pesquisa feita pela Associação Americana de Medicina Veterinária, a cada mil famílias, 334 têm um furão de estimação por lá. Um número bem alto, não é mesmo?

Por aqui, muita gente também é apaixonada por esses pets de corpo comprido e expressão dócil, mas alguns fatores dificultam sua aquisição: “é uma espécie que só é reproduzida lá nos EUA, então eles precisam ser importados”, explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Mariana Pestelli.

furao de estimacao

O furão doméstico (Mustela putorius furo), não deve ser confundido com o furão brasileiro (Galictis vittata) que é um animal silvestre. O pet só pode ser adquirido em locais com certificação do IBAMA, que também exige a castração do bichinho ao entrar no país.

Além de garantir a posse responsável do furão, é muito importante estar preparado para cuidar adequadamente desse bichinho. Fique atento às dicas incríveis de cuidados com que nós preparamos!

5 dicas de como cuidar de um furão

Assim como qualquer bichinho, o furão de estimação tem cuidados especiais. Essas precauções estão relacionadas à alimentação, higiene e saúde. Tudo para que seu amigo fique sempre feliz e saudável.

1 – Escolha a gaiola ideal para seu furão

As mais indicadas são as desenvolvidas especificamente para a espécie, que são mais espaçosas. O ideal é que elas possuam diferentes pavimentos, com bandejas grandes e confortáveis.

Mesmo assim, não é recomendado manter esses bichinhos na gaiola o tempo todo. Eles têm a mania de entrar em locais inusitados. Portanto, é interessante levá-los para passeios com coleirinhas especiais. Assim, você evita que ele se enfie em lugares perigosos, e garante muita diversão!

furao estimacao pet

2 – Mantenha a saúde dele sempre em dia

Apesar de possuir uma expectativa de vida relativamente longa, os furões são conhecidos por terem uma saúde frágil. Para a Dra. Mariana, embora os cuidados que você tem com o pet influenciem, isso se deve, principalmente, à genética.

“Eles são propensos a doenças específicas, como a neoplasia”, alerta a veterinária. “Doenças metabólicas e endócrinas também são muito comuns”. Entre as principais complicações, estão o diabetes, a pancreatite e doença da glândula adrenal.

Em todos os casos, quanto antes forem identificadas as alterações no organismo, mais fácil será o tratamento. Por isso, as avaliações a cada seis meses com o médico-veterinário são essenciais.

Lembrando que, assim como cães e gatos, os furões também passam por ciclo de vacinação quando filhotes. Eles devem receber reforço anual das vacinas antirrábica e contra cinomose.

3 – Defina bons hábitos alimentares

Se você se pergunta sobre o que furão come, saiba que existem rações específicas para a espécie e é a melhor forma de garantir uma nutrição balanceada. Apesar do custo mais elevado, elas são as únicas que atendem suas necessidades nutricionais e ajudam a evitar problemas de saúde.

De qualquer forma, lembre-se de pedir ao veterinário a indicação de uma dieta específica para seu bichinho, com base na idade, no peso e nas atividades diárias realizadas.

furao estimacao

4 – Cuide da higiene do seu amiguinho

Uma curiosidade super legal é que os furões adoram entrar em contato com a água. Portanto, os banhos são fáceis de serem dados. Trata-se de um hábito que deve ter intervalos regulares.

Além disso, a gaiola também deve ser higienizada frequentemente. Lembre-se de fazer a troca do substrato sempre que necessário e evitar que as tigelinhas e outros acessórios acumulem impurezas.

5 – Ofereça brinquedos ao seu furão

O furão de estimação adora ter o que fazer e é bastante ativo. Por isso, além das brincadeiras, você deve deixar sempre um brinquedinho à disposição do seu amigo.

Casas, tocas, tubos de plástico, redes, escadinhas e rampas são acessórios imprescindíveis. Porém, lembre-se de escolher somente as opções voltadas para a espécie, com tamanhos e formatos apropriados. Assim, o animal pode se divertir com toda a segurança!

Curtiu nossas dicas sobre como ter um furão de estimação e tudo sobre o mundo deles? Aproveite para ficar bem informado sobre outros bichinhos de estimação aqui no blog da Petz! Acompanhe nossas publicações!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog