Adoção de gatos: todos os cuidados com o novo membro da família

Postado por PETZ, em 25/07/2021

Bem-Estar
Adoção de gatos: todos os cuidados com o novo membro da família

Se, antes, os felinos sofriam preconceito, os números mostram que, hoje em dia, a situação dos bichanos é bem mais animadora. Estima-se que quase 20% da população tenha um ou mais gatinhos em casa. As pesquisas ainda mostram que a adoção de gatos chegou a 85% dos casos.

gato cheirando flor

Motivos para adotar um gatinho realmente não faltam, mas é bom ressaltar que a decisão é séria e exige cuidados, indo muito além do ato de visitar os gatos para adoção e levar um bichano para casa.

Antes da chegada em casa

Para quem já pesquisou bastante e diz convicto “quero adotar um gato”, uma dica valiosa é já começar a preparar o lar. Isso porque os bichanos são exigentes e demandam cuidados específicos, que, caso não cumpridos, podem transformar a adaptação em algo difícil ou até fatal. Veja as principais medidas abaixo.

Telar as janelas 

Por serem muito curiosos, os bichanos estão sujeitos a brincar e a escorregar de parapeitos com resultados bastante desastrosos para quem mora em apartamentos. Por isso, para quem pensa na adoção de gatos recém-nascidos ou adultos, a primeira tarefa é garantir a segurança deles, colocando telas nas janelas. 

Inclusive, há ONGs que não permitem a adoção de gatos sem a garantia de telas no local. Portanto, antes de adotar o bichano, a primeira coisa a fazer é telar as janelas e qualquer fresta que o pet possa ultrapassar.

Providenciar o necessário para as necessidades básicas 

Na adaptação, ajuda muito o fato de o pet chegar em casa e já ter o necessário. Caixa de areia, comedouro, bebedouro, cama e ração de qualidade são fundamentais. Se for possível, também compre uma caixa de transporte e uma rasqueadeira para a escovação.

Garantir entretenimento para o bichano 

A última coisa que você quer é que seu novo amigo alivie o estresse dos primeiros dias arranhando as cortinas ou o sofá. Então, providencie algum tipo de diversão a ele, como arranhadores, bolinhas, etc.

Primeiros cuidados com o recém-adotado

Você já deixou a casa preparada, foi a uma feira de gatinhos para adoção e escolheu um peludo lindo, que tem tudo a ver com você? Agora, confira os primeiros cuidados necessários com o novo amigo.

gato sendo acariciado

Procure não pegá-lo no colo toda hora 

Apesar de ser um gesto de carinho, pegar o novo amigo no colo depois da adoção de gatos pode estressá-lo nessa fase. É importante dar um pouco de espaço ao peludo para ele se adaptar ao ambiente e, devagar, ir voluntariamente ao colo do tutor.

Deixe-o à vontade para explorar a casa

Você deve apresentar os locais em que ficarão a cama, o comedouro e a caixa de areia, mas faça isso de maneira natural. Deixe-o cheirar bastante a fim de se familiarizar com o ambiente.

Leve-o ao veterinário assim que possível

Mesmo que o pet esteja com aparência saudável, levá-lo ao veterinário é bom para certificar o estado de saúde dele e até pegar orientações com um especialista. Se o gatinho morava na rua antes de ser adotado, também é essencial dar um banho, devido às possíveis doenças e sujeiras.

Cheque a carteira de vacinação

Aos 120 dias de vida, os filhotes já devem ter tomado todas as doses da vacina Quádrupla Felina, assim como a antirrábica. A vacinação também deve ser administrada uma vez por ano em gatos mais velhos. 

Quanto à castração, por lei, todos os animais colocados em feiras de adoção devem ter passado pela cirurgia. Se você adotou um bichinho que morava na rua, vale conversar com um veterinário de confiança sobre o assunto para saber se o pet está apto para o procedimento.

gato preto sendo acariciado

Agora que você conhece todos os cuidados necessários antes da adoção de gatos e após o processo de como adotar um gato, a adaptação do felino será ainda melhor e mais rápida!

Confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre bem-estar e saúde animal. Com nossas dicas, fica mais fácil cuidar dos seus bichinhos de estimação com muita responsabilidade!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *