Cães Nutrição

Alimentação do gato: a hora certa de oferecer petiscos e seus benefícios

Publicado em 30 de abril de 2020

Tempo de leitura: 3min

Para nós, que temos refeições bem variadas, nem sempre é fácil ver os bichinhos comendo a mesma coisa todos os dias. A alimentação do gato quando de qualidade é a melhor opção para manter os bichanos bonitos, nutridos e livres de doenças. Mas a vontade de dar a eles “um pedacinho” de seja lá o que estivermos comendo é grande.

dois gatos comendo ração

A boa notícia para quem sofre com o problema — e também para os gatinhos — é que os petiscos especiais para felinos podem ajudar muito nesse sentido. E o melhor é que, cada vez mais, eles levam em conta a saúde dos bichanos.

Benefícios dos petiscos para gatos

Como dito anteriormente, um dos grandes benefícios dos petiscos para gatos é matar nossa vontade de agradar nossos companheiros. Isso porque, para a felicidade dos bichanos, nós demonstramos muito do nosso carinho com comida.

Mas, além disso, os petiscos também têm como vantagem unir o útil ao agradável na alimentação de gatos. Isso porque eles são excelentes na hora do adestramento, servindo de recompensa para os momentos em que os bichanos acertam em cheio o que se espera deles.

Para isso, os petiscos tradicionais, de qualidade e saborosos dão conta do recado. Atualmente, porém, os tutores também podem contar com opções de petiscos que têm as funções de agradar o paladar e de fazer bem para a saúde.

Entre as opções disponíveis estão, por exemplo, petiscos para cuidados com os dentes. Outros ajudam a evitar a formação de bolas de pelos no estômago dos gatos e até mesmo que aceleram a queima de gordura nos animais castrados!

gato ao lado de cesta de comida

Qual é a hora certa de oferecer petiscos

O segredo para que petiscos sejam úteis e saudáveis na vida do seu gatinho está em administrá-los de forma correta. Como regra principal, eles nunca devem ser dados para substituir a ração para gato tradicional. Caso seu bichano esteja comendo pouco, o ideal é conversar com o veterinário para verificar se está tudo bem com ele.

Procure dar petiscos durante o adestramento, como recompensa por terem feito algo certo ou mesmo durante as brincadeiras com ele. Mas fique atento às quantidades! O ideal é que, ao longo do dia, ela não ultrapasse o volume de uma colher de sopa.

Riscos do excesso de petiscos para a saúde dos gatos

Em geral, os riscos dos petiscos estão ligados principalmente à qualidade do produto e às quantidades administradas. Isso porque, da mesma forma que a alimentação do gato de má qualidade podem ocasionar vômitos e diarreias nos bichanos, oferecer muitos também não é bom. 

A quantidade em excesso está associada ao desenvolvimento de problemas gastrintestinais, doença hepática e obesidade. Por isso, siga sempre a orientação de um veterinário e ofereça as melhores rações para gatos.

Alimentos que nunca devem ser dados aos gatos

Bom, mas se petiscos devem ser dados esporadicamente, por que esse salgadinho delicioso que estou comendo também não pode ser oferecido de vez em quando? Não pode porque, além de não serem saudáveis, muitas guloseimas ainda são tóxicas para os bichanos. Veja alguns alimentos que você nunca deve dar a eles:

  • Balas, creme dental, salgadinhos, chocolate, café, macadâmia, uva-passa, cebola, alho, abacate, entre outros.

gato comendo ração

Agora que você já sabe a maneira segura de dar petiscos para o seu gatinho, que tal aproveitar que está aqui, na Petz, para levar um agrado para ele? O bom é que aqui você encontra opções que, além de saborosas, também trazem benefícios à saúde do seu companheiro!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog