Aquário decorado: 10 dicas do que fazer e não fazer com a decoração

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 23, 2021

Aquário
Aquário decorado: 10 dicas do que fazer e não fazer com a decoração
Tempo de leitura: 4 minutos

Sabemos que cuidar de peixinhos é algo mágico, mas devemos nos lembrar de que um aquário também faz parte da decoração da nossa casa. Por isso, que tal também deixar seu aquário decorado de maneira que deixe o lar ainda mais charmoso e os peixinhos confortáveis? Aqui vão algumas dicas do que fazer e não fazer!

peixes no aquario

Dicas para um aquário decorado sem incomodar o peixinho

Antes de ter um aquário decorado completo, é importante saber que a circulação dos peixes é essencial. Nesse caso, não enfeite demais para que não limite a passagem e incomode o ecossistema desses queridos nadadores. Nesse caso, siga as dicas abaixo a fim de deixar esse recipiente lindo e confortável!

1. Escolha um tema

Na hora de pensar em aquário decorado, que tal escolher um tema específico que seja a sua cara? Você pode deixar o ambiente alegre e descontraído com acessórios para aquários. 

Entre as opções, é possível, por exemplo, fazer um aquário decorado do Bob Esponja, além de temas como A Pequena Sereia, Procurando Nemo, Ponyo ou qualquer outro que remeta ao fundo do mar.

2. Adicione peixes coloridos

A característica mais linda do aquário são as suas cores. E não apenas as cores da decoração de aquário, mas, sim, as cores dos peixinhos! Quanto mais variadas e vivas forem, melhor! 

Sendo assim, na hora de pensar em como decorar aquário, é importante que você dê preferência a espécies mais sociáveis, já que vai misturar peixinhos diferentes.

3. Use plantas que se destacam

As plantas são um dos mais indispensáveis itens para aquário. Com o seu balançar, nos trazem uma sensação de calma. Além disso, nossos amigos nadadores adoram se esconder entre elas, principalmente aqueles mais tímidos. 

Escolha plantas altas e com folhas destacadas de acordo com o tamanho do aquário. Além disso, também é possível deixar o aquário decorado com plantas artificiais, o que facilita a manutenção.

4. Enfeite o fundo do aquário com conchas e rochas

Itens delicados e bonitos, que remetem naturalmente à vida marinha, acentuando as características daquele habitat, são ideais. Atente-se à utilização correta desse tipo de decoração para aquário, tendo uma noção do tamanho do aquário e da disposição dos objetos.

5. Decore o fundo do aquário com pedrinhas coloridas

Aquário decorado com pedras no fundo não é apenas essencial, como também são enfeites que fazem toda a diferença na aparência desse ecossistema dos peixinhos. Isso porque as pedrinhas dão uma aparência mágica e divertida!

peixe amarelo no aquario

5 dicas do que não fazer em seu aquário

Existem atitudes que não podemos tomar de forma alguma ao decidirmos ter um aquário. Peixinhos são muito frágeis e necessitam do máximo possível de cuidado. Portanto, além de não deixar um aquário pequeno decorado exageradamente, veja outras cinco dicas do que não fazer nesse recipiente.

1. Adquirir peixes sem se informar previamente sobre eles

Este é um dos maiores erros dos aquaristas iniciantes. Informe-se sempre antes de comprar seus peixes. Isso porque, por exemplo, ter um aquário decorado para betta com vários peixes da mesma espécie faz com que eles briguem território. 

2. Economizar no equipamento de cuidado do aquário

Como dito anteriormente, peixes são seres muito frágeis. Por isso, não economize no equipamento necessário para seu bem-estar e saúde. Tenha em mente que aquários são caros, assim como seus cuidados. Além dos itens básicos, às vezes é preciso de alguns itens extras para o cuidado dos seus pets.

3. Negligenciar o tratamento da água

Como filtramos a água para beber, precisamos torná-la ideal para nossos peixinhos viverem nela. É ideal que ela venha sem cloro e sem metais, pois eles prejudicam a saúde dos pets. Caso use água da torneira, adquira um condicionador de água, que pode ser encontrado aqui na Petz!

4. Despejar a ração de qualquer jeito para os peixes

Outro descuido comum em aquários. Muitos aquaristas jogam a ração de qualquer jeito no aquário, esperando que os peixes comam tudo. Porém, os peixinhos comem apenas a quantidade que querem, deixando o resto, que acaba caindo no fundo. O filtro não é capaz de tirar todo o excesso. Por isso, muito cuidado!

5. Não realizar a manutenção do aquário

Caso seu aquário tenha sido montado da forma correta, é preciso realizar apenas as manutenções periódicas. Limpe o aquário conforme a necessidade, cuide do filtro, garantindo que ele está funcionando adequadamente, e troque a água eventualmente.

peixes laranja no aquario

Agora que você sabe os cuidados básicos e como deixar seu aquário decorado, utilize as dicas para montar o seu! E se quiser saber mais dicas, curiosidades e cuidados com os peixes ou outras espécies de animais, veja outros conteúdos do blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *