Como escolher o aquário para tartaruga ideal?

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 8, 2021

Curiosidades
Como escolher o aquário para tartaruga ideal?
Tempo de leitura: 4 minutos

Basta você proporcionar bem-estar e qualidade de vida para uma tartaruga doméstica que terá uma companhia por, pelo menos, 30 anos. Por isso, o mais importante é zelar pelas condições do seu habitat durante todo esse tempo. Já parou para pensar, por exemplo, em como escolher um aquário para tartaruga?

aquario-para-tartaruga

Ao ler este artigo, você terá as principais dicas de como escolher o aquário ideal para sua tartaruga aquática. Alguns exemplos são: qual o tamanho adequado, o que é necessário ter dentro do aquário, a temperatura certa e, por fim, como deve ser feita a limpeza do ambiente.

O correto é tartaruga ou cágado?

Caso você não saiba, existem duas espécies que, popularmente, são chamadas de tartarugas, porém, uma é tartaruga e a outra é cágado. Enquanto a tartaruga vive no mar, o cágado ou a tartaruga tigre d ‘água vive na água doce.

As mais presentes nas casas e apartamentos são as de água doce, portanto, o aquário para tartaruga tigre é o mais vendido pelas lojas especializadas. O mercado oferece muitos modelos, e o ideal para a sua tartaruga segue critérios que serão descritos nos parágrafos abaixo.

Como cuidar da tartaruga aquática?

Antes de falarmos sobre o aquário, vamos ressaltar um ponto que vai determinar qual será o tipo de criação que você dará para sua tartaruga e qual será o tamanho do aquário para tartaruga que você deverá comprar. Estamos nos referindo à importância de conhecer a sua espécie.

Embora sejam aquáticas, existem espécies que crescem menos e outras que crescem muito. Estamos falando de filhotes que podem quadruplicar de tamanho. Por isso, fique atento a esse detalhe! Além disso, conhecer a espécie e a sua idade vai determinar qual será o tipo de alimentação desse animal tão sensível. 

A dieta precisa ser equilibrada, pois será fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo do seu bichinho. Normalmente, as tartarugas precisam de uma quantidade maior de proteína até o terceiro ano de vida, período em que estão com o corpo em formação acelerada. 

Vermes, grilos, peixes pequenos e crustáceos são uma boa opção para o cardápio. As folhas verdes, como algas e alface, também devem entrar na dieta para evitar algo muito comum nesses animais: a constipação. Em geral, as rações para tartarugas aquáticas já vêm balanceadas, mas é sempre bom incluir alimentos frescos.

Para evitar graves problemas de saúde, listamos abaixo os alimentos que podem ser tóxicos e, portanto, nunca devem ser oferecidos para as tartarugas aquáticas. Preste atenção nos alimentos que não fazem bem para esses animais: 

  • vegetais: feijão, pimentão, cogumelos, aspargos, abóbora e batata-doce.
  • carne: vermelha e branca, com alto teor de gordura. 
  • frutas: cítricas e bananas. 

aquario-para-tartaruga

Como montar o aquário ideal? 

Agora que você já sabe como cuidar da alimentação da sua amiguinha de carapaça, vamos ao que te trouxe até este texto: como escolher o aquário para tartaruga perfeito. Proporcionando um ambiente agradável, você estará cuidado da qualidade de vida do seu bichinho de estimação. 

O primeiro passo é escolher o tamanho do aquário. Esse deverá ter, em média, 5 vezes mais que o tamanho do réptil quando adulto. Por isso, voltamos a frisar aqui que saber a espécie do animal que você adquiriu é fundamental para ser um tutor responsável. 

E mais: o aquário de tartaruga tigre deve conter uma parte seca e outra úmida. Sendo assim, não pode faltar uma rampa que liga os dois ambientes para facilitar a sua locomoção. 

Confira outros detalhes que devem ser levados em conta na hora de montar o aquário ideal para a tartaruga tigre d’água

Ambiente natural 

A chave para decorar o aquário é fazer de tudo para dar um clima de natureza. Pense no que deve estar nos dois ambientes. A parte seca deve ter areia, pedras grandes e cascalhos. No lago, inclua plantas aquáticas e pedras. 

Pense na temperatura 

Esses répteis vivem em climas mais quentes, por isso, a temperatura ideal para o aquário deve ser de 24 a 28 graus. Para garantir a temperatura correta, utilize uma lâmpada de aquecimento que, inclusive, vai fornecer vitamina D, nutriente escasso nessa espécie. Lembre de deixar a lâmpada acesa por 15 minutos diários. 

Mantenha a água limpa 

Ter um filtro vai manter a água do aquário para tartaruga sempre limpa e livre de bactérias que podem prejudicar a saúde da espécie. Porém, prefira aqueles que não deixem a água muito agitada para não assustar sua amiga. 

Mesmo com o filtro, você vai precisar trocar o líquido do recipiente uma vez por semana. Por fim, use um condicionador de água, afinal, o cloro presente pode fazer mal ao bichinho. 

aquario-para-tartaruga
Escolher o aquário para tartaruga é apenas um aspecto a ser levado em consideração. Afinal, proporcionar bem-estar significa pensar em todos os detalhes para não deixar faltar nada. Por isso, vá até uma loja Petz e confira desde os melhores modelos de aquários até alimentos específicos para a espécie e rações da melhor qualidade.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *