Curiosidades

Como escolher o aquário ideal para tartaruga?

Publicado em 17 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Basta proporcionar bem-estar e qualidade de vida para uma tartaruga doméstica viver por, pelo menos, 30 anos. O mais importante é zelar pelas condições do habitat durante todo esse tempo. Pensando nisso, já se perguntou como escolher um aquário ideal para tartaruga?

Tartaruga nadando dentro do aquário.

Ao ler este artigo, você encontrará algumas dicas de como escolher o aquário ideal para tartaruga. Está pronto para ter esse réptil em casa? Então, não deixe de acompanhar os tópicos que separamos abaixo!

O correto é tartaruga ou cágado?

Caso você não saiba, existem duas espécies popularmente chamadas de tartarugas: a tartaruga e o cágado. Enquanto a primeira vive no mar, o segundo, conhecido como tartaruga-tigre-d’água, vive na água doce.

A espécie mais presente nas casas e nos apartamentos é a de água doce, portanto, o aquário para tartaruga-tigre é o mais vendido pelas lojas especializadas. O mercado oferece muitos modelos. O ideal para a sua tartaruga segue critérios que descritos nos parágrafos abaixo.

Como cuidar da tartaruga aquática?

Antes de falarmos sobre o aquário para tartaruga, vamos ressaltar um ponto que determina o tipo de criação que você dará a sua companheira aquática e o tamanho do aquário que você deverá comprar. Estamos nos referindo à importância de conhecer a espécie.

Embora sejam aquáticas, existem espécies que crescem menos, enquanto outras crescem muito. Estamos falando de filhotes que podem quadruplicar de tamanho. Por isso, fique atento a esse detalhe! 

Ao conhecer a espécie e a idade do seu mais novo companheiro do reino animal, você determina qual será o tipo de alimentação desse bichinho tão sensível. 

A dieta precisa ser equilibrada, pois é fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo do pet. Normalmente, a tartaruga precisa de uma quantidade maior de proteína até o terceiro ano de vida, período em que o corpo está em formação acelerada. 

Vermes, grilos, peixes pequenos e crustáceos são boas opções para o cardápio. As folhas verdes, como alga e alface, também devem entrar na dieta para evitar algo muito comum nesse animal: a constipação. Em geral, as rações para tartaruga aquática já vêm balanceadas, mas é sempre bom incluir alimentos frescos.

Para evitar graves problemas de saúde, abaixo, listamos os alimentos que podem ser tóxicos e nunca devem ser oferecidos para a tartaruga aquática. Preste atenção nas comidinhas que não fazem bem para esse animal: 

  • vegetais: feijão, pimentão, cogumelos, aspargos, abóbora e batata-doce;
  • carne: vermelha e branca, com alto teor de gordura;
  • frutas: cítricas e banana. 

tartaruga nadando próximo às pedras do aquário.

Como montar o aquário ideal? 

Agora que você já sabe como cuidar da alimentação da sua amiguinha de carapaça, vamos ao que te trouxe até este texto: como escolher o aquário perfeito de tartaruga para proporcionar um ambiente agradável, algo imprescindível para a vida longa e duradoura da sua companheira. 

O primeiro passo é escolher o tamanho do aquário, que deve ter, em média, cinco vezes mais que o tamanho do réptil adulto. Por isso, voltamos a ressaltar que saber a espécie do animal é fundamental para ser um tutor responsável. 

O aquário ideal para tartaruga deve conter uma parte seca e outra úmida. Sendo assim, não pode faltar uma rampa que liga os dois ambientes para facilitar a locomoção do pet. 

Ainda está em dúvida? Confira outros detalhes importantes que devem ser levados em conta na hora de montar o aquário ideal para tartaruga nos tópicos que separamos abaixo. 

Ambiente natural 

A chave para decorar o aquário de tartaruga-tigre é fazer de tudo para dar um clima de natureza. Assim, pense no que deve estar nos dois ambientes. A parte seca, por exemplo, deve ter areia, pedras grandes e cascalhos. Na parte úmida, inclua plantas aquáticas e pedras. 

Pense na temperatura 

Esse réptil vive em climas mais quentes, por isso, a temperatura ideal para o aquário deve ser entre 24 e 28 graus. Para garantir isso, utilize uma lâmpada de aquecimento que, inclusive, fornece vitamina D, nutriente escasso nessa espécie. Lembre de deixar a lâmpada acesa por 15 minutos diários. 

Mantenha a água limpa 

Ter um filtro mantém a água sempre limpa e livre de bactérias que podem prejudicar a saúde da espécie no aquário para tartaruga. Porém, prefira aquele que não deixe a água muito agitada para não assustar sua amiga. 

Mesmo com o filtro, você precisa trocar o líquido do recipiente uma vez por semana. Por fim, use um condicionador de água, afinal, o cloro presente pode fazer mal ao bichinho. 

Escolher o aquário ideal para tartaruga é apenas um aspecto a ser levado em consideração. Afinal, proporcionar bem-estar significa pensar em todos os detalhes para não deixar faltar nada. 

tartaruga grande perto das pedras do aquário.

Assim, não deixe de visitar o site da Petz! Lá, você encontra tudo o que precisa para proporcionar a qualidade de vida que o seu animal precisa para passar anos com você.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog