Cães

Como cuidar de um cachorro bagunceiro?

Publicado em 24 de julho de 2022

Tempo de leitura: 4min

Um cachorro bagunceiro pode afetar bastante a harmonia do lar. Quando os comportamentos inadequados se prolongam, o cotidiano pode ser muito mais caótico e cansativo. Assim, saber lidar com esse tipo de bichinho vai muito além de proteger bens materiais ou manter a casa arrumada. 

cachorro lambendo os beiços

Afinal, você não quer dar broncas em seu amigo ou amiga de quatro patas o tempo inteiro, não é mesmo? Sendo assim, aprenda o que fazer com cachorro bagunceiro e saiba como melhorar sua relação diária com o peludo! 

A culpa nunca é do cachorro!

Ao encontrar seu sapato favorito destruído, é natural ficar frustrado com o pet. Porém, de acordo com especialistas em comportamento canino, a última coisa que você deve fazer é descontar a frustração em cães bagunceiros

Além da bronca não resolver nada, é importante ter em mente que o peludo não é culpado por nenhum comportamento indesejado, muito pelo contrário! É responsabilidade do tutor deixar claro para o pet o que espera dele e garantir que o bichinho se mantenha no “bom caminho”. 

Assim, o maior esforço para corrigir o comportamento de um cachorro bagunceiro deve partir do tutor. É preciso ensinar as regras da casa e proporcionar uma rotina adequada, com todos os estímulos necessários para o peludo gastar energia. 

É verdade que algumas raças são mais bagunceiras?

De fato, existem raças de cachorros mais bagunceiros e outras mais calminhas. Animais de trabalho, como cães de caça, guarda e pastoreio, por exemplo, têm muito mais energia para gastar que os de companhia. Por isso, podem ser mais “elétricos”. 

Isso não significa que um Labrador é necessariamente mais desordeiro que um Shih-Tzu, apenas que ele precisa de atividades com maior frequência e intensidade. Caso contrário, pode se tornar um cachorro hiperativo. Dá para entender a diferença, não é mesmo?

Quer entender melhor?

Para ficar mais claro, vamos a um exemplo. Digamos que uma família ativa conviva com um Border Collie, raça muito inteligente e com muita energia para gastar. Além de passar boa parte do dia ao ar livre, o pet ainda sai três vezes diariamente para passear. Ele também brinca com as crianças e passa por sessões de adestramento

Já outra família mora com um Shih-Tzu, raça famosa pelo sossego e pela docilidade. Ao contrário do Border Collie do exemplo anterior, esse pet passa a maior parte do tempo sozinho, em um apartamento pequeno e sem grandes estímulos. Ele raramente sai para passear.

Agora, qual dos dois pets têm mais probabilidade de ser um cachorro bagunceiro, com latidos em excesso e comportamento destrutivo? Acertou em cheio quem respondeu o Shih-Tzu!

Apesar de ter o temperamento mais dócil e tranquilo, o cachorrinho também pode desenvolver problemas caso não tenha as necessidades atendidas. Da mesma maneira, raças conhecidas por um comportamento “destruidor” costumam deixar a casa em ordem quando direcionam a energia.

cachorro sendo alimentado pelo tutor

5 dicas para ter um pet menos bagunceiro em casa

O segredo para entender como educar um cachorro bagunceiro é proporcionar uma rotina adequada. Isso quer dizer que você precisa incentivar atividades físicas que estimulem comportamentos naturais do amigo peludo, como a caça e a socialização. 

Uma ideia interessante e simples, não é mesmo? Assim, você evita estresses desnecessários com seu amigão. A seguir, separamos dicas de como acalmar os cachorros mais bagunceiros e proporcionar uma melhor qualidade de vida a eles. 

  • Passeie com o cachorro diariamente, duas ou mais vezes por dia. Além de gastar energia, o passeio na coleira possibilita a socialização com outros cães e estimula quase todos os sentidos, como visão, tato, olfato e audição;
  • Enriqueça o ambiente com diferentes brinquedos e atividades. Comedouros-brinquedos e mordedores são divertidos, além de estimularem comportamentos de caça, como forragear e roer a presa;
  • Evite deixar o pet sozinho por muito tempo. Mesmo com brinquedos à disposição, os cães gostam muito de companhia. Se você e sua família passam a maior parte do dia fora de casa, considere colocá-lo em um daycare de confiança;
  • Separe um momento do seu dia para brincar com o cachorro. Pode ser jogando uma bolinha, brincando de esconde-esconde ou pega-pega. Brincadeiras com o tutor gastam energia, estimulam os sentidos e são ótimas para fortalecer vínculos afetivos;
  • Consulte um especialista em comportamento canino. Em casos mais graves, a mudança na rotina pode não ser o suficiente para acabar com velhos hábitos de um cachorro bagunceiro. Um especialista pode ajudá-lo a identificar e corrigir os erros no adestramento. 

cachorro branco mostrando a língua

Viu como pode ser fácil cuidar do seu cachorro bagunceiro? Se ainda estiver com dúvidas sobre o comportamento do seu peludo, não deixe de continuar explorando os conteúdos gratuitos do blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog