Bem-Estar

Calmante para cachorro filhote: o que fazer nas crises de choro?

Publicado em 20 de janeiro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Os medicamentos se tornaram soluções rápidas e práticas em nossas vidas. Melhorando também a vida dos pets, eles resolvem nossos problemas com os peludos. Porém, em casos comportamentais, será que podemos dar um calmante para cachorro filhote?

cachorro preto deitado quase dormindo

Para evitar o uso da medicação, como amenizar o problema à moda antiga? Veja qual a melhor solução para esse caso e se você pode dar calmante para cachorro filhote ou não a seguir.

Cachorro chorando: posso usar calmante para acalmá-lo?

Não é recomendado utilizar calmante para tranquilizar um filhote chorando. Conforme explica a Dra. Renata Alves, médica-veterinária da clínica Seres do Alto da Boa Vista, em São Paulo, o choro de cachorro é uma das principais maneiras que o pet tem de se comunicar.

Dentre outros motivos, eles podem recorrer ao choro para “dizer” que estão com fome, frio, sede, saudades da mãe e até com dor! Por isso mesmo, muito mais importante do que silenciar o choro é tentar descobrir por que o filhote está chorando. Do contrário, acabamos com o sintoma sem resolver de fato o problema. 

Ainda de acordo com a veterinária, o uso de medicamentos calmantes não é nem um pouco adequado nessa situação. “O calmante é um medicamento que age no sistema nervoso com efeito sedativo, seu uso é específico e deve ser feito somente quando prescrito por um médico-veterinário. Não é usual administrá-lo em filhotes”, diz.

Como se trata de um problema geralmente comportamental, a veterinária orienta melhorar o manejo ambiental, evitando sobrecarregar os rins e o fígado do pet com medicamentos. “Filhotes têm uma metabolização diferente dos adultos e podem sofrer mais com efeitos adversos”, alerta. 

Afinal, por que os filhotes de cachorro choram?

Diversos motivos podem levar um filhote de cachorro a chorar. Começando pelo mais frequente: cãezinhos separados há pouco tempo da mãe e dos irmãos levam um tempo para se adaptar à nova situação. 

Além disso, os cachorrinhos adotados de canis e de abrigos, que contam com a companhia de outros cães, podem estranhar a chegada em um novo lar. Principalmente quando adotados sozinhos (sem a companhia de outros pets amigos ou irmãos).

Como acalmar filhote de cachorro chorando?

Sem prescrição de um veterinário, nem pense em administrar calmante para filhote de cachorro! Então o que fazer para tranquilizar o bebê canino?

O primeiro passo a fim de minimizar o problema é descobrir qual é o motivo do choro. Nesse sentido, observe o cãozinho para ver se ele não está com outros sintomas. Seja como for, vale a pena agendar uma consulta para seu amigo. “Ele pode estar sentindo alguma dor ou algum desconforto que o veterinário poderá identificar por meio do exame físico”, esclarece Renata.

Em casa, verifique também se o cachorro está tendo todas as suas necessidades básicas atendidas, certificando-se de que ele não está com fome, frio ou sede, por exemplo. Em caso afirmativo, é provável que os choros sejam decorrentes de uma dificuldade de adaptação a uma nova rotina ou ambiente.

cachorro preto sentado

Para minimizar o problema, a Dra. Renata diz que o adestramento é uma boa maneira de aumentar a qualidade de vida do pet nessa fase. “Por meio dele, estabelecemos uma rotina para toda a família, melhorando os choros”, recomenda. 

Além disso, a veterinária recomenda técnicas para o pet não se sentir sozinho. “Podemos colocar ursinhos de pelúcia na caminha para que o cão tenha uma sensação parecida com a que sentia perto da mãe e dos irmãos, sentindo-se acompanhado e quentinho”, indica.

3 opções de produtos para acalmar cachorro

Como já dissemos e reforçamos nesta matéria: calmante para filhote, nem pensar! Mas já existem no mercado alguns produtos que, aliados ao manejo ambiental, podem ajudá-lo a minimizar o quadro:

Difusor de feromônios

Ele libera uma substância liberada pela glândula mamária da mãe na época da amamentação. “Quando o cachorro entra em contato novamente com a substância, ela tem um efeito apaziguador que aumenta o bem-estar”, diz Renata.

Florais

Sendo um calmante natural para cachorro filhote, o floral possui origem na essência de plantas e minerais, exercendo funções curativas ou calmantes. “Pode ser usado individualmente ou associado a outras técnicas”, informa a doutora.

Snacks calmantes

Indicados para filhotes e adultos, os snacks calmantes normalmente possuem triptofano. Esse aminoácido precursor da serotonina aumenta a sensação de bem-estar.

Caso o problema persista, não deixe de procurar um adestrador ou veterinário comportamentalista. Após uma consulta, eles poderão ajudá-lo a minimizar os choros recorrentes sem a necessidade de um tratamento com calmante para cachorro.

cachorro brincando com cobertor

Assim, concluímos que não se pode administrar calmante para cachorro filhote em caso de choro. E para saber mais sobre cuidados e comportamentos dos nossos amigos de quatro patas, confira outros conteúdos do blog da Petz! Só aqui você fica por dentro das formas de tornar a vida do seu peludo mais feliz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog