Cão de guarda: conheça 9 raças indicadas para o posto

Postado por PETZ, em 31/07/2021

Cães
Cão de guarda: conheça 9 raças indicadas para o posto

Ter um cão de guarda pode ser uma boa ideia para quem busca segurança para o lar e a família. Afinal, os peludos têm alguns traços essenciais de um bom protetor: coragem, inteligência e lealdade. 

pastor alemão com a língua de fora

Graças às características naturais, as raças de cão de guarda são uma boa escolha para quem procura um protetor confiável. Continue a leitura e conheça as melhores espécies para proteger sua família!

Raças mais indicadas para cão de guarda

Seja pastoreando ovelhas, auxiliando pessoas com deficiência visual ou protegendo a família humana, historicamente, os cachorros ajudam os tutores em diferentes tarefas. 

Por isso, se você está procurando o melhor cão de guarda para sua necessidade, converse com um especialista em adestramento. Ele poderá ajudar a construir as bases necessárias para uma relação amorosa e saudável. 

Pastor Alemão

O Pastor Alemão é uma das raças mais populares de guarda. Esse pet destaca-se pela inteligência e pela lealdade. Possui um comportamento muito protetor e, por natureza, costuma obedecer ordens sem muitos problemas. Por isso, é um cão de guarda segurança!

Entretanto, vale lembrar que todo cão precisa passar por um treinamento para exercer a tarefa. O Pastor Alemão é um amigo cheio de energia e requer espaço para praticar os exercícios. Quando criado com carinho e atenção, é um pet muito amigável com a família e não costuma ter problemas de convivência.

Doberman

Atlético e ágil, o Doberman é um dos preferidos quando falamos sobre raças de cão de guarda de grande porte. Com aspecto altivo, é um pet muito curioso, sempre atento ao que ocorre ao redor. É muito fiel e amigável com a família. Frequentemente, cria laços profundos com os tutores, sempre os acompanhando.

Contudo, é necessário que receba carinho e estímulos positivos desde a infância para facilitar a convivência. É considerado um pet independente, mas também adora passar bons momentos ao lado da família! 

Rottweiler

O Rottweiler possui características naturais que o tornam o cão de guarda ideal: força, inteligência e lealdade. A aparência forte e intimidadora chama a atenção. Porém, quando bem estimulado, esse pet é extremamente amigável e carinhoso com a família. 

Um verdadeiro peso pesado, o Rottweiler precisa de um lar com espaço e, principalmente, muitos estímulos. É importante destacar que a educação e a tutoria irão definir o comportamento do cãozinho no futuro. Por isso, o adestramento é essencial desde os primeiros anos. 

Fila Brasileiro

Patrimônio nacional, o Fila Brasileiro é um gigante amigável, protetor e carinhoso. Possui uma pelagem curta e orelhas caídas, que fornecem um ar fofo e preguiçoso. Porém, não se deixe enganar pelas aparências. pastor alemão de perfil

A raça brasileira é conhecida pela capacidade atlética e costuma ser muito carinhosa com a família, além de extremamente protetora. Adestrá-lo é essencial, já que, quando recebe os estímulos corretos, torna-se um pet amigável e muito fiel. 

Pitbull

O Pitbull está entre os melhores cães de guarda. Devido ao porte musculoso e ao corpo forte, muitos associam-no à agressividade. Entretanto, é um cachorro amigável, fiel e protetor, características que o tornam um ótimo cão de guarda. 

Diferentemente de outras raças, costuma ser um pouco mais tranquilo, mas ainda precisa de caminhadas e exercícios diários. Com uma tutoria responsável, o Pitbull torna-se um grande companheiro! 

Boxer

Forte e com cara de poucos amigos, o Boxer é um dos favoritos entre os cães de guarda. Porém, apesar de a aparência intimidadora, esse pet é conhecido por ser extremamente amigável e brincalhão. Gosta muito da família e possui um grande instinto protetor. Por isso, pode parecer um pouco ciumento em alguns momentos. 

Possui muita energia, então adora brincadeiras e exercícios regulares. Se você pensa em ter um pet companheiro, leal e divertido, o Boxer pode ser a escolha perfeita! 

 

Dogo Argentino

O Dogo Argentino possui uma aparência séria e altiva, mas quem tem a chance de conviver com ele, logo percebe que se trata de um grande brincalhão. Forte e atlético, originalmente auxiliava em caças no país. Entretanto, popularizou-se como um cão de guarda e uma ótima companhia. 

É um cachorro calmo e menos energético, mas que ainda precisa de exercícios regularmente. Extremamente fiel, faz de tudo para proteger a família quando percebe perigo. Para uma convivência tranquila, o adestramento deve iniciar ainda nos primeiros meses.

Bull Terrier

Com aparência marcante e ótima personalidade, o Bull Terrier é sempre um excelente companheiro. Esse pet fofo é conhecido por ser divertido e amigável, indicado para famílias que gostam de atividades ao ar livre. Atlético e musculoso, é muito fiel e protetor. 

Além disso, é extremamente curioso, estando sempre em estado de alerta. Quando recebe os estímulos corretos, o Bull Terrier mantém o comportamento protetor, desenvolvendo um grande carinho pela família, sendo um pet sociável e carinhoso.

Dogue Alemão

O fofo Dogue Alemão destaca-se por ser um pet carinhoso e muito companheiro! Porém, não se deixe enganar pelo comportamento amoroso desse peludo. Quando é necessário, ela faz de tudo para proteger os entes queridos. Possui muita energia e adora brincar com os tutores. 

Sendo assim, o Dogue alemão é indicado para famílias dedicadas, que podem passear e praticar atividades com o pet, pelo menos, duas vezes ao dia. Com uma tutoria responsável, ele se torna um companheiro para todas as horas! 

dobermann de perfil

 

Agora que você já conhece as principais raças de cão de guarda, não deixe de aproveitar os outros conteúdos do blog da Petz para cuidar do seu amigão da melhor forma. Explore e aprenda!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *