Cães

Cão de guarda: conheça 9 raças indicadas para o posto

Publicado em 19 de outubro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Ter um cão de guarda pode ser uma boa ideia para quem busca segurança para o lar e a família. Afinal, os peludos têm alguns traços essenciais de um bom protetor: coragem, inteligência e lealdade.

pastor alemão com a língua de fora

Graças às características naturais, as raças de cão de guarda são boas escolhas para quem procura um protetor confiável. Se você está em busca de um companheiro canino com essas qualidades, continue a leitura e conheça as melhores espécies para proteger sua família!

Raças mais indicadas para cão de guarda

Pastoreando ovelhas, auxiliando pessoas com deficiência visual ou protegendo a família humana, historicamente, os cachorros ajudam os tutores em diferentes tarefas.

Por isso, se você está procurando o melhor cão de guarda para sua necessidade, converse com um especialista em adestramento. Ele pode ajudar você a construir as bases necessárias para uma relação amorosa e saudável. Porém, até lá, veja as raças mais indicadas.

Pastor Alemão

O Pastor Alemão é uma das raças mais populares de guarda, destacando-se pela inteligência e pela lealdade. Ele possui um comportamento muito protetor e costuma obedecer ordens sem muitos problemas. Por isso, é um cão de guarda e segurança!

Entretanto, vale lembrar que todo cão precisa passar por um treinamento para exercer a tarefa. O Pastor Alemão é um amigo cheio de energia e requer espaço para praticar os exercícios. Criado com carinho e atenção, é um pet muito amigável com a família e não costuma ter problemas de convivência.

Doberman

Atlético e ágil, o Doberman é um dos preferidos quando falamos sobre raças de cão de guarda de grande porte. Com aspecto altivo, é um pet muito curioso, sempre atento ao que ocorre ao redor. É muito fiel e amigável com a família. Frequentemente, ele cria laços profundos com os tutores, sempre os acompanhando.

Contudo, é necessário que ele receba carinho e estímulos positivos desde a infância para facilitar a convivência. É considerado um pet independente, mas também adora passar bons momentos ao lado da família!

Rottweiler

O Rottweiler possui características naturais que o tornam o cão de guarda ideal: força, inteligência e lealdade. A aparência forte e intimidadora chama a atenção. Porém, quando é bem estimulado, esse pet é extremamente amigável e carinhoso com a família.

Um verdadeiro peso pesado, o Rottweiler precisa de um lar com espaço e, principalmente, muitos estímulos. É importante destacar que a educação e a tutoria definem o comportamento do cãozinho no futuro. Por isso, o adestramento é essencial desde os primeiros anos.

Fila Brasileiro

O Fila Brasileiro é um gigante amigável, protetor e carinhoso. Ele possui pelagem curta e orelhas caídas, que trazem um ar fofo e preguiçoso. Entretanto, não se deixe enganar pela aparência.

A raça brasileira é conhecida pela capacidade atlética e costuma ser muito carinhosa com a família, além de extremamente protetora. Adestrá-lo é essencial, já que, quando recebe os estímulos corretos, torna-se um pet amigável e muito fiel.

pastor alemão de perfil

Pitbull

O Pitbull está entre os melhores cães de guarda. Devido ao porte musculoso e ao corpo forte, muitas pessoas o associam à agressividade. Entretanto, é um cachorro amigável, fiel e protetor, características que o tornam um ótimo cão de guarda.

Diferentemente de outras raças, ele costuma ser um pouco mais tranquilo, mas ainda precisa de caminhadas e exercícios diários. Com uma tutoria responsável, o Pitbull torna-se um grande companheiro!

Boxer

Forte e com cara de poucos amigos, o Boxer é um dos favoritos entre os cães de guarda. Contudo, apesar da aparência intimidadora, esse pet é conhecido por ser extremamente amigável e brincalhão. Ele gosta muito da família e possui um grande instinto protetor, por isso pode parecer um pouco ciumento em alguns momentos.

Ele possui muita energia, então adora brincadeiras e exercícios regulares. Se você pensa em ter um pet companheiro, leal e divertido, o Boxer pode ser a escolha perfeita!

Dogo Argentino

O Dogo Argentino possui uma aparência séria e altiva, mas quem tem a chance de conviver com ele, logo percebe que se trata de um grande brincalhão. Forte e atlético, originalmente auxiliava em caças no país. Entretanto, popularizou-se como um cão de guarda e uma ótima companhia.

É um cachorro calmo e menos energético, mas ainda precisa de exercícios regularmente. Extremamente fiel, ele faz de tudo para proteger a família quando percebe perigo. Para uma convivência tranquila, o adestramento deve se iniciar ainda nos primeiros meses.

Bull Terrier

Com aparência marcante e ótima personalidade, o Bull Terrier é sempre um excelente companheiro. Esse pet é fofo, divertido, amigável, fiel, protetor e indicado para famílias que gostam de atividades ao ar livre.

Além disso, é extremamente curioso, estando sempre em estado de alerta. Quando recebe os estímulos corretos, o Bull Terrier mantém o comportamento protetor, desenvolvendo um grande carinho pela família, sendo um pet sociável e carinhoso.

Dogue Alemão

O fofo Dogue Alemão se destaca por ser um pet carinhoso e muito companheiro! Porém, não se deixe enganar pelo comportamento amoroso desse peludo. Quando é necessário, ele faz de tudo para proteger os entes queridos. Ele possui muita energia e adora brincar com os tutores.

Sendo assim, o Dogue alemão é indicado para famílias dedicadas, que podem passear e praticar atividades com o pet, pelo menos, duas vezes ao dia. Com uma tutoria responsável, ele se torna um companheiro para todas as horas!

dobermann de perfil

Agora que você já conhece as principais raças de cão de guarda, não deixe de aproveitar os acessórios que temos em nosso catálogo. Acesse o site da Petz e confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog