Cães Filhotes

Cirurgia em animais: conheça os detalhes do processo!

Publicado em 07 de maio de 2020

Tempo de leitura: 5min

A medicina veterinária está sempre trabalhando pela saúde e bem-estar dos nossos amigos. Assim, a cirurgia em animais é um dos tópicos de pesquisa mais importantes, já que esse procedimento pode auxiliar os pets em diversas situações. Apesar de ser uma prática um tanto comum, uma operação médica é um processo delicado. 

cachorro feliz

Por isso, conhecer melhor o tema é uma forma de auxiliar os peludos e ainda se preparar para um eventual incidente. Consultamos um especialista que tirou todas as dúvidas sobre cirurgia em animais. Continue lendo para aprender sobre o tema. 

Como funciona a cirurgia em animais? 

Antes de falarmos sobre a cirurgia em animais, é importante entender melhor sobre o que estamos falando. O termo cirurgia pode ser muito comum, mas será que realmente sabemos o que ele engloba? 

“O processo cirúrgico começa bem antes da cirurgia em si”, comenta o Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz. Conforme o especialista explica, são várias etapas envolvidas antes mesmo do pet ir para a mesa de operação. São elas:

Consultas e exames

O primeiro passo é verificar como está a saúde do pet e quais os procedimentos necessários. Para isso, o veterinário vai realizar algumas consultas e exames. Entre os testes mais solicitados, estão: hemograma, exame de rins e de fígado e raio-x. 

Esta é uma fase muito importante em todo o processo. Ela não só vai guiar o veterinário nas etapas seguintes, mas também vai mostrar se há algum outro problema que precisa ser resolvido antes da cirurgia em cães e gatos. 

Tratamentos anteriores 

A cirurgia em animais é um tópico delicado. Por isso, antes de partir para a operação, é necessário cuidar bem do amigo peludo. O veterinário poderá dar algumas recomendações para deixar o pet mais forte e saudável, pronto para enfrentar a cirurgia sem problemas. 

Cuidados pré-cirúrgicos 

No dia anterior à cirurgia, o veterinário vai passar uma série de recomendações. Geralmente, os cuidados envolvem jejum de comida e água, além de uma rotina mais calma. Siga tudo com atenção para garantir uma operação mais tranquila. 

Anestesia 

A anestesia é um processo delicado dentro da cirurgia em animais. Por possuir alguns riscos, os veterinários dividem a anestesia em três etapas. Primeiramente, o pet recebe um sedativo que vai tranquilizá-lo, depois há a medicação que induz à anestesia e, por fim, a anestesia de fato. Essa divisão traz mais segurança para o paciente. 

Cirurgia 

Por fim, temos a operação em si. O processo pode variar em sua duração, dependendo do pet e da complexidade de procedimento. Nesse momento, é importante manter a calma e deixar o amigo o mais tranquilo possível.

Ufa! Viu como a cirurgia em gatos e cães é um assunto delicado? Entretanto, se o amigo de quatro patas vai passar por uma operação, não há motivos para medo. Seguindo as recomendações indicadas, o pet logo estará recuperado e saudável! 

filhote de gato

Quais são as cirurgias mais comuns? 

Quando falamos da cirurgia de animais, estamos conversando sobre um tema amplo. Afinal, há muitos tipos de operações e diferentes espécies de pets. Será que há algum procedimento que seja o campeão de popularidade? A resposta é bastante clara. “Sem dúvidas nenhuma, a cirurgia mais comum é a castração”, comenta o Dr. Bruno. 

Como a cirurgia de castração de cachorro e gato é um procedimento recomendado por todos os veterinários e especialistas, não é de se estranhar que ela seja a campeã de popularidade entre os pets, não é mesmo? Entretanto, alguns outros procedimentos também merecem destaque. São eles: 

  • Remoção de corpos estranhos (brinquedos, objetos);
  • Remoção de pedras na bexiga;
  • Correção de fraturas;
  • Saturas por corte,
  • Remoção de tumores. 

As condições acima, além da castração de gato e cachorro, pedem cirurgia em animais. Entretanto, somente um especialista poderá analisar o animal e recomendar o tratamento mais adequado. Portanto, sempre procure um veterinário caso o pet precise de ajuda. 

Cuidados após a cirurgia

Assim como a cirurgia começa bem antes da mesa de operação, ela também continua com alguns passos após o procedimento. Quando um tutor leva seu amigo para uma intervenção, ele precisa estar atento para seguir as recomendações do pós-operatório. Algumas práticas que podem ajudar são:

  • Deixar o pet em um ambiente tranquilo;
  • Evitar interações no primeiro momento;
  • Não forçar a alimentação;
  • Proteger o curativo, utilizando colar elizabetano, se necessário;
  • Oferecer ração de qualidade;
  • Oferecer água fresca e limpa;
  • Higienizar a área do curativo sempre que necessário,
  • Aplicar as medicações recomendadas. 

As dicas acima são um pouco genéricas, mas costumam se enquadrar bem na maioria das cirurgias em animais. Entretanto, é muito importante ouvir as recomendações do veterinário, pois ele vai indicar o passo a passo para a recuperação do seu amigo. 

Buscando um cirurgião 

A cirurgia animal está entre os temas mais delicados da veterinária. Assim, é comum que o tutor se sinta inseguro ao buscar um profissional para o animal. O Dr. Bruno explica que todo veterinário está apto para realizar cirurgias. “Entretanto, para maior segurança é necessário prática, muita prática”, comenta o especialista. 

Por esse motivo, hoje há muitas escolas que oferecem especialização em cirurgias. Durante a formação, o profissional poderá se aprofundar no tema, escolhendo inclusive uma área de expertise, como obstetra, nefrologista, gastroenterologista, entre outras.

gato deitado

Agora que você conhece um pouco mais sobre o procedimento de cirurgia em animal, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos de saúde e bem-estar pet.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog