Comida vegana para cachorro: afinal, pode ou não pode?

Postado por PETZ, em Atualizado em May 4, 2020

Alimentação
Comida vegana para cachorro: afinal, pode ou não pode?
Tempo de leitura: 3 minutos

O estilo de vida dos tutores tem grande influência no estilo de vida dos cachorros. Como exemplo, cachorros que convivem com tutores que adoram fazer atividades ao ar livre tendem a ser muito mais ativos.

cachorro parado

Quando o assunto é alimentação, os valores dos tutores também acabam orientando a dieta do bicho. Contudo, é preciso ficar atento às necessidades de cada espécie, o que gera algumas dúvidas: afinal, posso ou não posso dar comida vegana para cachorro?

Os cachorros são carnívoros ou onívoros?

Quem já manifestou a vontade de oferecer comida vegana para cachorro já deve ter ouvido falar que cães seriam animais carnívoros. Mesmo sem base biológica, o argumento é um dos mais usados pelo senso comum para desestimular dietas sem alimentos de origem animal. 

A confusão ocorre porque, de acordo com a classificação taxonômica, cães pertencem à ordem dos carnívoros. Mas isso não quer dizer que este seja seu hábito alimentar. “Cães são taxonomicamente classificados de carnívoros, mas possuem hábitos onívoros”, explica a Dra. Mayara de Souza, médica-veterinária da Petz. “Parte de sua dieta é composta de carne e outra parte é composta de vegetais”, completa. 

cachorro com a língua de fora

Como é feita a substituição da proteína na dieta vegana?

Ainda que sejam animais de hábitos onívoros, os cães dependem de uma grande quantidade de proteínas em sua dieta. “Elas são importantes para a composição da estrutura corporal, no sistema imunológico e servem também de fonte energética”, diz a Dra. Mayara. Por isso mesmo, dietas veganas devem se preocupar em fornecer esse nutriente essencial.

Nesse sentido, a médica-veterinária diz que o ideal é oferecer ração vegana para cachorro em vez da convencional somente com orientação veterinária. Isso porque, na maior parte das vezes, pode ser necessário o uso de suplementação para conseguir uma dieta balanceada e uma alimentação saudável para cães que atenda a todas as demandas metabólicas do organismo. 

Dito isso, a Dra. Mayara destaca que, ao contrário do que muitos pensam, as rações veganas não são baseadas em nutrientes sinteticamente desenvolvidos em laboratórios. “As rações veganas não contêm ovos, carnes ou derivados do leite em sua composição, mas são feitas com ingredientes naturais e enriquecimentos de ômega 3 e 6”, diz. 

Outra alternativa para oferecer comida saudável para cães é apostar na alimentação caseira. Nesse caso, consultar um veterinário especialista em nutrição animal é ainda mais importante para evitar a falta de proteínas, além de vitaminas e minerais.

Cuidados ao oferecer comida vegana para cachorro

A primeira dica para quem deseja dar comida vegana para o cachorro é levar o filho de quatro patas para um check-up no veterinário. Ter uma noção completa do estado de saúde geral do pet é a única maneira de garantir uma nutrição adequada às necessidades dele. Nutrientes que fazem bem para um cachorro podem não ser tão bons para outro com problemas crônicos. 

Uma vez que o pet estiver com os exames prontos, o melhor profissional para recomendar uma comida vegana para cachorro é o médico-veterinário nutricionista ou especialista em metabologia animal. 

No caso do uso de ração de cachorro vegana, ele poderá indicar não só a marca mais recomendada, como também alguma suplementação. 

Já para quem optar pela alimentação caseira, lembre-se de que você deverá  seguir à risca o cardápio montado pelo veterinário. Do contrário, o pet ficará sujeito a deficiências de macro e micronutrientes importantes para seu metabolismo.

corgi deitado na grama

As clínicas veterinárias das redes Petz e Seres contam com médicos-veterinários de diversas especialidades, incluindo nutrição animal. Verifique a disponibilidade do serviço na unidade mais próxima a você e agende uma consulta para seu amigo!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *