Comidas para porquinho-da-índia: o que ele pode comer?

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 2, 2021

Dicas
Comidas para porquinho-da-índia: o que ele pode comer?
Tempo de leitura: 3 minutos

Está pensando em adicionar um roedor à sua família? Se a resposta for sim, é muito importante ter uma noção da sua alimentação, já que a maioria dos dentuços são herbívoros. Sendo assim, conheça agora algumas comidas para porquinho-da-índia além da ração especial.

porquinho da índia no feno

É importante conhecer outras opções de comida de porquinho-da-índia, pois algumas delas, como o feno, também são fundamentais para assegurar o bem-estar do dentucinho.

A ração é importante, mas não é tudo

Para algumas espécies, as rações comerciais desenvolvidas especialmente para elas já fornecem todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento de seu organismo. Frutas, verduras e outras guloseimas até podem ser oferecidas como petisco, desde que com moderação, mas não são essenciais. 

Não é esse o caso do porquinho-da-índia. Em primeiro lugar, o organismo desse roedor é adaptado para comer o dia todo. A falta de comida por tempo prolongado pode causar quadros graves de hipoglicemia, quando há queda de açúcar no sangue. 

Em segundo lugar, assim como acontece com os demais roedores, os dentes desse pequenino não param de crescer ao longo de toda a vida deles. É necessário desgastá-los por meio da comida do porquinho-da-índia.

Uma opção excelente para isso é o feno, que, de quebra, ainda fornece uma boa dose de fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino desses pets. O desgaste contínuo dos dentes evita problemas como lacerações na boca e má-oclusão.

Além disso, às vezes não é possível encontrar uma ração de alta qualidade específica para porquinho-da-índia. Dessa forma, é importante que a dieta seja complementada com frutas, verduras e legumes capazes de aumentar o aporte de vitaminas e minerais.

Quais frutas o porquinho-da-índia pode comer?

Ao questionarmos sobre porquinho-da-índia e o que come, saiba que as frutas podem ser oferecidas a ele de duas a três vezes por semana. Para servi-las, é importante que estejam frescas e bem lavadas em água limpa a fim de evitar contaminações que possam provocar problemas, como diarreia.

Algumas das frutas liberadas e preferidas dos porquinhos-da-índia são:

  • morango;
  • banana;
  • manga;
  • maçã;
  • pera;
  • mamão;
  • caqui;
  • melão;
  • melancia;
  • laranja.

Algumas frutas, como a laranja e o kiwi, são especialmente recomendadas para esses roedores, uma vez que são muito ricas em vitamina C, nutriente essencial para a saúde interna de porquinhos-da-índia

porquinho da índia de três cores

No entanto, procure oferecê-las apenas uma vez por semana, já que sua acidez pode contribuir para desconfortos gastrointestinais. Se necessário, o veterinário poderá recomendar o uso de suplementação de vitamina C para evitar o escorbuto.

Quais legumes e verduras pode dar para porquinho-da-índia?

Assim como as frutas, verduras e legumes também devem ser servidos frescos e muito bem lavados para fazerem parte da alimentação do porquinho-da-índia. Entre os mais indicados estão:

  • rúcula;
  • espinafre;
  • abobrinha;
  • beterraba;
  • cenoura (com folhas);
  • rabanete;
  • chuchu;
  • agrião;
  • escarola.

Apesar de permitidos, alguns alimentos devem ser oferecidos com cautela, visto que podem provocar reações adversas. É o caso de repolhos, associados aos gases.  Portanto, é importante estar sempre preocupado com o quê porquinho-da-índia come.

Atenção a alguns alimentos muito comuns em nossa mesa, mas que são tóxicos para os porquinhos-da-índia, como alface, batata, feijão, alho, cebola, cebolinha, vagem e mandioca. Na dúvida em relação a algum alimento, melhor escolher outro mais seguro!

O feno de capim deve estar disponível para os porquinhos todos os dias, 24 horas por dia. Lembre-se de que esses pets precisam desgastar os dentes e dependem de uma alimentação contínua para evitar a hipoglicemia e garantir o trânsito intestinal. 

Para terminar, nunca ofereça carnes, derivados do leite, ovos e outros alimentos de origem animal ao seu porquinho-da-índia. Por serem animais de hábito herbívoro, eles podem comer apenas alimentos de origem vegetal. 

porquinho da índia comendo folha

Agora que você já conhece algumas comidas para porquinho-da-índia, fique por dentro de alguns cuidados importantes dessa e de outras espécies aqui, no blog da Petz! Com nossos conteúdos você saberá tudo sobre o mundo dos animais de estimação.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *