Como aplicar injeção em cachorro em casos emergenciais

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 26, 2020

Cachorros
Como aplicar injeção em cachorro em casos emergenciais
Tempo de leitura: 4 minutos

Antes de falarmos sobre como aplicar injeção em cachorro, é importante lembrar: esse é um procedimento sério, que deve ser realizado apenas por profissionais. O tutor deverá administrar remédios somente caso o veterinário recomende e autorize. 

cãozinho no colo de tutor

Se você está precisando medicar seu amigo, sabe que utilizar uma seringa pode ser amedrontador. Para ajudar, conversamos com uma especialista que deu indicações sobre como dar injeção em cachorro. Continue lendo para aprender.

Injeção apenas com o veterinário

É importante reforçar que você só deve aplicar medicação em seu peludo caso seja recomendado pelo médico-veterinário. O acompanhamento médico é essencial, pois além de saber como aplicar injeção em cão de forma segura e eficaz, o profissional poderá analisar a saúde do cachorro e a evolução do tratamento. 

Além disso, operar uma seringa pode ser complicado, levando a prejuízos para você e para seu amigo. Abaixo, destacamos três motivos para procurar um especialista no momento da injeção. 

  1. Previne o desperdício de remédio: quando uma pessoa sem prática ou conhecimento tenta aplicar injeção em cachorro, há o risco de uma aplicação ineficaz. Dessa forma, o remédio será desperdiçado e, consequentemente, haverá a necessidade de adquirir uma nova medicação. 
  2. Oferece certeza de eficácia: se seu peludo está precisando receber injeção, ele provavelmente está com um problema de saúde. Ao aplicar a injeção de maneira errada, seu amigo não receberá o medicamento necessário e, assim, continuará correndo riscos. 
  3. Evita complicações: quando uma injeção é aplicada de forma errada, o pet pode sofrer complicações, como inchaços, irritações e alergias, que podem colocar a vida do peludo em risco.

Os três motivos acima demonstram que apenas uma pessoa capacitada, que sabe como aplicar injeção em cachorro, deve ser responsável por administrar remédios. Por isso, administre medicação em seu peludo apenas nos casos recomendados pelo médico-veterinário.

Recomendações importantes

Saber como aplicar injeção em cachorro contra carrapato e outras doenças não é um processo simples. Conforme explica a Dra. Heloísa Souza, médica-veterinária da Petz, há diversos tipos de aplicações, cada um com sua especificidade. Porém, algumas recomendações servem para todos os casos. São elas:

  • Solicite uma demonstração do médico-veterinário: antes de aplicar injeção em casa, peça para o veterinário explicar detalhadamente o processo, indicando o passo a passo de forma clara;
  • Utilize o material fornecido pelo médico-veterinário: as seringas também são específicas de acordo com o tipo de medicamento aplicado. Utilize apenas o material fornecido pelo profissional;
  • Saiba o tipo de injeção a ser aplicada: medicamentos diferentes devem ser aplicados de forma distinta. Por isso, é importante saber que tipo de injeção será aplicado para realizar o processo de forma segura e eficaz;
  • Realize a aplicação acompanhado: alguns cãezinhos não gostam de agulhas e, por isso, podem dificultar o processo. Assim, é sempre recomendado fazer a aplicação com duas ou mais pessoas;
  • Lembre-se de desinfetar: além de utilizar apenas materiais limpos, é necessário desinfetar a área da aplicação da injeção,
  • Tenha um telefone de emergência em mãos: é importante ter o telefone do seu médico-veterinário em mãos caso ocorra alguma emergência. 

cachorro deitado no braço do sofá

Como aplicar injeção em cachorro: passo a passo

Em alguns casos, especialmente para pets diabéticos ou com outras doenças crônicas, pode ser necessário que o tutor administre remédios em casa. Entretanto, especialistas recomendam que apenas injeções subcutâneas sejam aplicadas pelo tutor. 

Essa é uma categoria mais simples, com menor risco de complicações. Abaixo, veja o passo a passo como aplicar injeção intramuscular em cachorro

Como aplicar injeção subcutânea em cachorro

  • Mantenha o pet calmo e relaxado;
  • Prepare a injeção utilizando todos os protocolos de higiene; 
  • Empurre o êmbolo até esguichar um pouco de medicação, tirando todo o ar de dentro da seringa;
  • Pegue uma dobra de pele na região do pescoço;
  • Posicione a injeção paralelamente ao corpo do pet; 
  • Introduza alguns centímetros da agulha na pele.
  • Puxe o êmbolo para verificar se há presença de sangue. Se houver, tire a agulha e perfure novamente; 
  • Após constatar que não há sangue na agulha, empurre o êmbolo, depositando a medicação;
  • Massageie a região por alguns segundos,
  • Dê um petisco para seu amigo.

Esse passo a passo também serve para saber como aplicar injeção de antibiótico em cachorro. Esse tipo de aplicação é utilizado principalmente em pets diabéticos, quando o tutor necessita administrar medicamentos regularmente. 

Entretanto, é importante que você consulte com um médico-veterinário de sua confiança, que poderá dar todo o auxílio sobre como aplicar injeção subcutânea em cachorro. Caso esteja precisando fazer uma visita a uma clínica veterinária, a Petz pode ajudar.

cachorro olhando para cima

Em nossas lojas, você encontra clínicas bem equipadas, com profissionais que ficarão felizes em ajudar seu amigo. Procure a unidade da Petz mais próxima e venha nos fazer uma visita! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *