Curiosidades

Entenda os detalhes de como aumentar o pH da piscina aqui

Publicado em 28 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 4min

Uma área de lazer bem cuidada faz toda a diferença, não é mesmo? Afinal, todos gostam de aproveitá-la. Porém, para isso, é preciso fazer uma manutenção constante e entender como aumentar o pH da piscina, por exemplo. Assim, além de limpá-la, você evita quaisquer problemas de pele.

Homem limpando a piscina com azulejo azul claro.

Na verdade, existem muitos motivos para aprender como aumentar o pH da piscina. Então, não deixe de ler o próximo tópico, em que iremos explicar essa importância e apresentar algumas dicas.

Qual é a importância do pH para a piscina?

Primeiro, vamos explicar o que é o pH da piscina. De maneira geral, essa sigla se refere à acidez da água, ou seja, ao controlar esse valor, você garante que a água esteja pronta para o uso, sem nenhum tipo de resíduo que faça mal a você e a sua família.

Mas não é só por isso! Ao aprender como aumentar o pH e deixá-lo em um nível aceitável, você contribui para a durabilidade da piscina e de todos os equipamentos que possui, como aspirador com contato direto com a água.

Ainda existem outros motivos, como, por exemplo: se o pH estiver baixo — menor que 7 —, a água está muito ácida, comprometendo a eficácia dos produtos usados na piscina, afinal eles foram produzidos para serem usados com pH entre 72 e 76. Quer mais motivos? A seguir, listamos alguns deles.

  • Se o pH da água estiver muito baixo e alguém mergulhar nela, é possível que vários sintomas apareçam, como a ardência do olho, da pele e das mucosas;
  • Com o pH baixo, as partes metálicas da piscina podem sofrer uma corrosão intensa, danificando os equipamentos;
  • Ainda com o pH baixo, a água da piscina estará mais alcalina, o que compromete a eficácia dos produtos de desinfestação, deixando a água mais turva e gerando problemas de limpeza.

Depois disso, o que acha da importância de aumentar o pH da piscina? Além de ser uma preocupação sanitária, ela evita dores de cabeça desnecessárias.

Como medir o pH atual?

Antes de partirmos para a explicação sobre como regular o pH da piscina, vamos te ensinar como medir esse nível. Assim, você poderá fazer esse tipo de medição com frequência, garantindo o bem-estar de todos. Veja abaixo.

Piscina com boia de donuts na água.

 

Estojo de testes

A primeira alternativa ocorre com um estojo de testes que você encontra em diversas lojas de manuseio de piscinas. Porém, fique atento ao prazo de validade antes de comprá-lo. Confira o passo a passo.

  1. Mergulhe o tubo usado para colher a mostra cerca de 30 cm abaixo da superfície e depois vire para a água entrar;
  2. Ignore a água que ultrapassar os níveis marcados no tubo;
  3. Adicione quatro gotas de reagente de pH no tubo;
  4. Coloque a tampa e agite o frasco lentamente até que as cores fiquem igualadas. Depois, é só comparar com os padrões fornecidos pelo teste.

Fita teste

Outra alternativa até mais simples é a fita teste. Aqui, você só precisa mergulhar a fita e removê-la completamente. Depois, aguarde 15 segundos, sem retirar o excesso. Feito isso, compare as cores obtidas com o rótulo do produto. Fácil, não é mesmo?

O pH está baixo, como aumentá-lo?

Agora que você já tem a resposta do valor do pH da sua piscina e descobriu que ele está muito abaixo do que deveria, o próximo passo é saber como aumentá-lo para aproveitar a sua área de lazer. A seguir, listamos duas formas de fazer isso.

Com carbonato de sódio

Há alguns produtos para aumentar o pH da piscina, entre eles, o carbonato de sódio. Também conhecido como barrilha leve, essa opção é mais usada entre os donos de piscinas abertas e que recebem mais chuva. Veja os valores que precisará usar para chegar ao pH de 7,5:

  • pH atual de 6,4: 46 g/m³;
  • pH atual de 6,6: 38 g/m³;
  • pH atual de 6,8: 30 g/m³;
  • pH atual de 7,0: 21 g/m³;
  • pH atual de 7,2: 13 g/m³;

Com elevador de pH

Outra solução comum para tratar a água é o elevador de pH. Esse produto pode ser encontrado em diversas lojas, por isso não será um problema usá-lo. Além disso, lembre-se que é preciso deixá-lo agir por pelo menos 30 minutos para a aplicação ser completa. Confira as indicações de uso para aumentar o pH:

  • pH atual entre 7,2 e 7,0: 10 ml por m³;
  • pH atual entre 7,0 e 6,8: 15 ml por m³;
  • Abaixo de 6,8: 20 ml por m³.

E se eu precisar diminuir o pH?

Na maioria das vezes, a diminuição de pH é realizada de maneira natural, por isso é incomum que esse tipo de situação aconteça. Porém, se você precisar, saiba que só tem que usar um diminuidor de pH.

Homem fazendo a manutenção e limpeza da piscina.

Em dúvida sobre onde encontrar esses produtos? Saiba que, no site da Petz, você adquire isso e muito mais. Acesse e confira como podemos te ajudar a deixar o seu dia mais prático.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog